Email  

Feac

Franca participa da 26ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade

 Jogos Melhor Idade original

        Com o apoio da Prefeitura, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), Franca participa a partir desta terça-feira, 30, da 26ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMIS), em Bebedouro.
      A competição da 5ª Região Esportiva é promovida pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com o apoio da prefeitura local, é destinada a atletas com idade a partir de 60 anos e, em algumas provas de natação e atletismo, é permitida a participação de pessoas com 90 anos ou mais. Tem o objetivo de promover a inclusão, o bem-estar e a prática esportiva para a terceira idade.
       A cerimônia de abertura será realizada na tarde desta terça-feira, no Ginásio 'Sérgio Baptista Zacarelli', na Feccib Velha e, logo após, estão previstas as primeiras competições da modalidade coreografia. Franca estará representada na categoria A. Os jogos irão se estender até o próximo domingo, 5.
      A delegação de Franca conta com 110 integrantes e estará alojada na EMEB João Pereira Pinho, no Jardim Tropical. Os atletas da cidade irão competir em 12 modalidades, sendo atletismo, buraco, bocha, coreografia, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei adaptado e xadrez.
       Ao todo, estarão presentes na competição 52 cidades, somando um público de 3 mil pessoas, entre atletas e comissão técnica.
Mateus Caetano, presidente da FEAC, ressaltou que os JOMIS são uma competição importante para incentivar a participação das pessoas com 60 anos ou mais, que têm uma grande vivência e buscam melhor qualidade de vida. "Hoje, nós temos equipes bastante competitivas em várias modalidades e oferecer uma estrutura adequada e completa para eles é nossa função. Uma forma de agradecer por tudo o que fizeram pela nossa cidade", comentou.
    A programação dos JOMIS conta com sete etapas, sendo a primeira já realizada em Casa Branca, atualmente, Bebedouro, Ourinhos, Campo Limpo Paulista e Araçatuba, de forma simultânea, São Bernardo do Campo e Pindamonhangaba.
      Os campeões nas categorias masculino e feminino de cada modalidade se classificam para a final estadual, onde será consagrado o município campeão, prevista para o período de 17 a 23 de junho, em Itatiba.

Final de semana movimentado para as modalidades da FEAC

 WhatsApp Image 2024 04 28 at 14.28.25 original

           Neste domingo, pelo Campeonato APV Associação Pró Voleibol, a equipe francana Sub-16 venceu por 3 a 1 Sertãozinho, no ginásio Champagnat.
      Pela Copa dos Campeões, o voleibol masculino (Categoria Juvenil) venceu Orlândia por 3 a 0.
 
 
Vôlei adaptado
      Jogando em Jaboticabal, pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (58 anos +), Franca venceu Jaboticabal por 2 a 0.
 
 
Basquete
      No domingo, pela Copa Revelar, os atletas do Basquete da FEAC Franca Sub-14 e Sub-15 jogaram contra a equipe de Cravinhos e perderam pelos placares de 77 a 26 e 77 a 44, respectivamente.  Pelo Sub-15, o pivô Silvio Barros foi cestinha da partida, com 22 pontos.
 
 
Handebol
      Em Rio Claro, pela Liga Handebol do Estado de São Paulo, a equipe feminina Sub-18 estreou com derrota para o Rio Claro por 22 a 13.
      Resultado diferente para o Sub-16, que também estreou na competição e levou a melhor, vencendo o Rio Claro por 24 a 26. Destaques para Maria Clara Ferreira, que foi escolhida melhor do jogo e Fernanda Malta destaque no setor defensivo. Final de partida
 
 
Natação
      A equipe de natação esteve presente no evento regional da Federação, em São Carlos. Ao todo, 14 atletas participaram do 3° Torneio Regional da 5° Região da Federação Aquática Paulista, que contou com 15 equipes da região. Foram 43 medalhas, sendo 20 de ouro, 16 prata e 7 bronze.
      A participação de Franca serviu como preparação para os Campeonatos Paulista, Brasileiro, Jogos Abertos da Juventude e Jogos Regionais do Interior.
 
 
Xadrez
      Pela 5ª Etapa da Liga do Enxadrista em Macaubal-SP, a equipe B de Xadrez participou da prova no torneio em seis rodadas. Os destaques foram para Helena Ribeiro, vice-campeã no U12F, Lucas Cubas Mendes com o 3° lugar U12, Kaiuby Parreira obteve o 4° lugar no U14 e Claudinei Domingos Jr em 3º lugar do U18.
      A equipe de Damas também disputou o torneio com seis rodadas e conseguiu desempenho dentro do esperado. Os destaques foram para Lara Cintra Silva, 4° lugar no U14F, Heytor Rocha Moreira, 6° lugar no U14 e Stella Pereira, campeã feminina.
 
 
Futsal
      Pela Liga Paulista & Sul Minas de Patrocínio Paulista, o futsal Franca categoria Sub-14 empatou com o time da casa por 2 a 2. Já na categoria Sub-16 Franca derrotou os anfitriões por 4 a1.
 
 
Jogos da Melhor Idade
      Com uma comitiva formada por 110 integrantes, Franca participa a partir desta terça-feira, 30, dos Jogos da Melhor Idade (JOMIS), da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, em Bebedouro.
      Com o apoio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura), a cidade estará representada pelo atletismo, bocha, buraco, coreografia, dominó, dança de salão, vôleis adaptados masculino e feminino, 60 a 70+, malha, natação, tênis e tênis de mesa.  A competição vai até domingo, com 150 cidades presentes e cerca de 3,5 mil atletas.
      Os dois primeiros colocados em cada uma das modalidades ganharão o direito de participar da fase estadual, prevista para o segundo semestre em Itatiba.

Equipes de Damas e Xadrez da FEAC competem no interior de São Paulo

 Xadrez e Damas original

       As equipes de Damas e Xadrez da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) embarcam neste sábado, 27, para Macaúbal para mais uma competição. São 23 atletas e 2 técnicos.
       Damas competirá na II Taça Macaubal, com o objetivo de se preparar para os Jogos da Juventude de 2024, que serão disputados no período de 30 de maio a 8 de junho, em Araçatuba.
       Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento de Xadrez compete na 5ª etapa da 3ª Taça Macaubal de Xadrez Rápido.

      De acordo com o técnico da equipe, Leonardo Arduini, o objetivo é aumentar a experiência dos atletas e colocá-los em situação de competição, com o conhecimento adquirido nos treinos. “A Liga do Enxadrista é o melhor circuito de Xadrez rápido de São Paulo. O nível competitivo é sensacional com etapas pelo estado, durante todo ano”, disse.
      Para o técnico da equipe de Franca, as perspectivas são boas, visando aperfeiçoar o desempenho dos atletas para os Jogos da Juventude.

Complexo Poliesportivo terá atrações do Circuito Sesc de Artes

 SESC Artes original

         Neste domingo, 28, o Complexo Poliesportivo será palco para as atrações do Circuito Sesc de Artes ‘Arte na rua para todas as pessoas’, realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franca e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).

         A programação inclui trabalhos artísticos, intervenções, música, dança, teatro, mediações de leitura, oficinas e vivências, gratuitos ao público no horário das 16 às 20 horas.
        O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. As atrações acontecem em 122 cidades de todo o estado até o dia 26. Serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.
       De acordo com o presidente da FEAC, Mateus Caetano, o Poliesportivo foi escolhido por ser o local que reúne um grande número de famílias aos finais de semana. “Esta parceria com o Sesc é muito importante, uma vez que permite a realização de grandes espetáculos, com lazer e entretenimento para toda a população. Será um dia muito especial e aproveito a oportunidade para convidar todos os francanos para participarem deste evento”, disse.
        Confira as informações de cada apresentação prevista:


Pipas: Voo das cores – Vento, Ventanias (SP)

       Formado pela família Zeotti, de Ribeirão Preto, o coletivo Vento, Ventanias dedica-se à arte e à ciência de projetar, construir, testar e empinar pipas. O ateliê ensina as técnicas necessárias para montar os objetos voadores e estimula o uso da criatividade com papéis de várias cores e formatos variados, a exemplo de pássaros, estrelas e caretas. Com boas condições climáticas, a atividade termina com uma revoada de pipas.


Estampe afeto – Unsquepensa Arte (SP)

       Em uma vivência que propõe aos participantes dar uma pausa nas atribuições cotidianas para se expressar de maneira criativa, carimbos com frases são usados para estampar saquinhos de algodão. Com etapas simples, a atividade orientada pelo coletivo Unsquepensa Arte destaca o impacto de pequenas ações e ressalta a importância de ser original em um mundo cada vez mais automatizado e impessoal. No final da experiência, os objetos podem ser compartilhados ou trocados.


Concerto para La Ursa – Cia. Brasílica (SP)

        Figura conhecida do carnaval pernambucano, La Ursa é uma personagem que pede dinheiro e atormenta os foliões nas brincadeiras pelas ruas. Na apresentação de dança da Cia. Brasílica, o grupo propõe um contraponto entre o olhar turístico lançado sobre as culturas tradicionais e a sobrevivência de seus representantes. Criado em 2006 com o objetivo de resgatar e revalorizar as manifestações populares, o grupo incentiva o estudo dessa estética para formar cidadãos conscientes.


Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação – Cia. Vovó Cachola (SP)

       Os atores Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, da Cia. Vovó Cachola, trabalham há quase dez anos na cena cultural de Franca e região encenando espetáculos teatrais e promovendo oficinas de artes cênicas e rodas de leitura. Uma mediação de leitura que convida o público a mergulhar no universo da literatura infantojuvenil, aproximando o leitor das histórias literárias e estimulando a imaginação por meio da leitura compartilhada.


DJ Fulô (SP)

       Nascido em Taubaté e morador de Araraquara, o DJ e produtor já dividiu os palcos com artistas como o grupo Racionais MC’s e os rappers Djonga e Tasha & Tracie. Para embalar a pista, a apresentação mescla diversos estilos musicais, combinando brasilidades, produções autorais e a cultura das periferias com o objetivo de reforçar seus símbolos de resistência e potência.


Nos braços do povo – Inovasamba (SP)

       Canções de autoria do grupo, experimentações com gêneros musicais como o maracatu e releituras de clássicos do samba e do pagode fazem parte do repertório do animado quinteto, que não costuma deixar ninguém parado em seus shows. Entre uma composição e outra, os artistas mostram números cênicos e convidam a plateia a interagir com a apresentação.


A casa de farinha do Gonzagão – Cia. Teatro da Investigação (SP)

       Para reverenciar o cantor, compositor e multi-instrumentista pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989), um dos mais carismáticos artistas brasileiros, o espetáculo transporta os personagens de suas canções para uma casa de farinha nordestina. Ali, na cozinha do sertão, eles contam seus “causos” e, por fim, transformam a encenação em um grande arrasta-pé com música ao vivo embalado pelo repertório de Gonzagão.


       Mais informações poderão ser obtidas pelo site https://circuito.sescsp.org.br/cidades/franca .

Domingo tem Caminhada Rural

 Caminha Rural Pessoas original

          A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e a Sociedade Esportiva Franca realizam neste domingo, 28, mais uma edição da Caminhada Rural, na Trilha da Serrinha.
      A concentração acontecerá às 8 horas, na Praça do Bairro Santa Mônica (Jardim Samello V), na rua Marcos Eurípedes Gomes, 4592, com saída às 08h15.
      O percurso de 10 quilômetros é de nível intermediário e tem duração média de duas a três horas.
      O evento é aberto a toda à população, com a recomedação aos participantes que estejam trajados de roupas e tênis confortáveis para a prática esportiva, além da utilização de protetor solar e garrafa de água.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais