Feac
Compositor e baixista francano faz show gratuito no Teatro Municipal
Franca recebe o Circuito Sesc de Artes neste domingo
Cerca de 600 atletas assistem palestra com ex-jogadores da Seleção Brasileira de Vôlei
Equipe francana de futebol americano disputará campeonato nacional
Disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Futebol Americano, parte da equipe Carrascos Football esteve na manhã desta sexta-feira, 19, no gabinete do prefeito Alexandre Ferreira para uma visita de agradecimento ao apoio recebido do município através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). Também puderam contar um pouco da história da modalidade esportiva, competições que estão participando e dos desafios pela frente, inclusive com possibilidade em breve de disputar o direito de ascender a Primeira Divisão do Estado e no Campeonato Brasileiro.
Tendo à frente o presidente e também atleta do Carrascos Football, Marcos Soares Costa, o grupo cumpriu dois compromissos, com uma vitória e uma derrota, respectivamente 47 x 0 contra o Moca de São Paulo e 0 x 7 diante do Tatuapé Monsters, também da capital, em jogo no último domingo no Ginásio Champagnat.
Com isso, estão no aguardo de futuros resultados para saberem com quem farão a disputa que valerá o direito de subir de divisão. A partida poderá acontecer no ‘Lanchão’, com as adaptações necessárias.
A equipe francana é composta por um elenco de 45 a 50 atletas, cujos treinamentos ocorrem nas manhãs de domingo no Campo do Champagnat (coletivos) e à noite, às terças e quintas-feiras, no Complexo Poliesportivo.
Também participou do encontro o presidente da FEAC, Mateus Caetano, informando que a equipe confirmou participação no Campeonato Brasileiro, algo que acontecerá pela primeira vez.
O futebol americano é praticado por 11 atletas, com substituições livres que podem ser feitas a qualquer momento, mediante um conjunto de regras que devem ser obedecidas, desde a correta utilização do uniforme aos equipamentos de proteção, também apresentados no encontro com o prefeito.
Liniker da Costa, defensor do Carrascos e também atleta do taekwondo, ressaltou a alegria em defender as cores da cidade, citando que a participação da equipe no Brasileiro só foi possível com o apoio da FEAC. Bruno Gomes, atacante da equipe, foi outro a destacar com tem sido importante o suporte dado pela Prefeitura, com locais para treinamentos e auxílio nas viagens fora da cidade.
Curiosidades
O futebol americano ou simplesmente football, como é conhecido nos Estados Unidos, é um esporte competitivo de equipe, cada qual composta por 11 jogadores em cada lado. É um jogo que demanda velocidade, agilidade, capacidade tática e força dos jogadores que tentam avançar com a bola em território do adversário durante o tempo de jogo.
É um esporte bem parecido em alguns detalhes com o futebol, porém é oriundo do rugby, que evoluiu a partir do futebol, quando os jogadores começaram a carregar a bola usando as mãos.
A forma atual do futebol americano apareceu de uma série de três jogos entre as equipes das universidades de Harvard e Yale, de Mackenzie, em 1867. O jogo tem duração de uma hora, sendo dividido em quatro quartos de 15 minutos cada.
O objetivo é fazer com que a bola chegue até ao fim do campo adversário e somar pontos, o chamado ‘touchdown’. Em Franca, este esporte tem menos de uma década e segundo Marcos Costa, começou a partir de uma brincadeira dele e outros amigos quando crianças no bairro onde moravam e foi crescendo com a chegada de novos adeptos, até a montagem da equipe competitiva que tem hoje.