Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Feac

Cambuí será palco de Festival de Atletismo neste sábado

     A Prefeitura promove neste sábado, 26, no Jardim Cambuí, região Norte da cidade, através do seu Departamento de Esportes, seu tradicional Festival de Atletismo, com provas envolvendo crianças e adolescentes que participam dos projetos de iniciação do município. As atividades serão desenvolvidas a partir das 8 horas na pista emborrachada do ginásio de esportes do bairro, inaugurado pela Prefeitura no primeiro semestre do ano e considerado um dos mais funcionais da cidade.

     A realização desse evento representa uma oportunidade com dupla finalidade: a oportunidade para que os meninos e meninas demonstrem o seu talento e habilidades, nas várias provas que serão disputadas e o segundo, um momento de integração, aproximação e estreitamento de relações com os jovens dos diferentes bairros da cidade. A Prefeitura através de seus educadores físicos oferece opções de iniciação no atletismo no Poliesportivo, no Jardim Aeroporto e também no Centro Esportivo da Vila Santa Terezinha.

    Um outro aspecto importante desse tipo de Festival, é a chance que a atividade propicia para que os pais possam levar seu estímulo e apoio as crianças, torcendo pelo seu desempenho e sentido a sua evolução. O evento serve também para análise daqueles competidores com perfil para integrar as equipes de alto rendimento que representam a cidade nos eventos oficiais. Na medida que tiverem interesse poderão ser integrados a esse grupo seleto e passar a realizar treinamento específico.

Relógio do Sol: cartão postal de Franca

     Importante patrimônio de Franca, o Relógio do Sol fica localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade. Peça rara, é considerado um cartão postal de Franca e atração para quem passa pelo local.
      O monumento foi construído e montado entre 1886 e 1887 pelo capuchinho francês frei Germano de Annecy, que viveu por vários anos no Brasil.
      O Relógio do Sol de Franca, juntamente com outro exemplar existente na cidade francesa de Annecy, são os únicos existentes no mundo.
       A construção do relógio contou com a contribuição financeira da população local na época. O monumento fica virado para a Fonte Luminosa, marcando as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde, sendo que o quadrante leste (voltado para a rua Major Claudiano) mostra as primeiras horas de cada dia até por volta das 11 horas. Já o quadrante oeste, voltado para o pôr do sol, mostra a hora no período da tarde até o anoitecer.
       Na face Norte do relógio há um diagrama gravado na coluna de mármore. Ele tem como função indicar a posição do sol ao meio-dia, em sua passagem pela  constelação zodiacal. O Relógio tem quatro mostradores de horários, um mostrador zodiacal e a posição de Franca na esfera celeste.
      Considerado um símbolo de Franca, o Relógio do Sol é um patrimônio tombado pelos Condephaat estadual e municipal.
Em dezembro de 2017, o Relógio do Sol foi danificado após um forte temporal que atingiu Franca. As peças foram recolhidas e ficaram guardadas na Casa da Cultura desde então.
     Por se tratar de um monumento raro, a Prefeitura precisou recorrer a empresa especializada para elaborar o projeto de restauração. A execução do projeto está sendo realizado por uma equipe de restauradores da Cantaria Conservação e Restauro, de Minas Gerais.
    A Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Arte, Cultura e Lazer, trabalha para reinaugurar o Relógio do Sol em novembro de 2019, mês do aniversário de Franca.

 

Clique aqui e veja mais sobre o Relógio do Sol.

Prefeitura realiza atividades do projeto ‘Abayomi’

     A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer e Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com o Programa de Ação Cultural - ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizará diversas atividades do projeto “Abayomi - um encontro com a nossa afro-brasilidade”. As atividades acontecerão entre os dias 24 e 26, no CEU - Leporace I e na Casa da Cultura e do Artista Francano.

    Todas as atividades são gratuitas, como teatros, oficinas e eventos. Os interessados podem fazer a inscrição das atividades pelo telefone (16) 99272-5832, falar com Ana.

    O projeto é de vivência e valorização da cultura afrobrasileira, com foco na formação da identidade cultural. De origem iorubá, a palavra Abayomi significa encontro precioso.

Confira a programação completa das atividades:

Evento

Roda de Conversa Cultura Negra e Sociedade

Tuanny Miller
A roda de conversa tem como objetivo proporcionar um espaço para conversar sobre uma das questões essenciais para a construção de uma sociedade igualitária e justa, o enfrentamento do racismo. O bate papo será voltado principalmente para a discussão das dificuldades encontradas para a aplicação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, dentre outras questões pertinentes ao tema.
Público: Adulto
Data: 24 de outubro
Horário: 20 horas
Local: Casa da Cultura e do Artista Francano, situada na rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516 - Centro

Teatro

Um Cisco no Peito”

Corpo Negro
É muito mais do que fazer barulho, são corpos sonoros, corpos pulsantes, corpos negros em busca de novos horizontes. Um cisco no peito é amor e fúria, move o querer de um mundo melhor para todos, mas também move o desejo de se fazer entender e gritar. Com textos de Marcelino Freire, Mel Duarte e dos integrantes do grupo Corpo Negro, se constrói a dramaturgia potente, musical, envolvente, pesada e ao mesmo tempo repleta de ternura.
Público: Adulto
Duração: 30 min.
Data: 26 de outubro
Horário: 20 horas
Local: CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados)
Av. Dr. Abrahão Brickmann, 551
Parque Vicente Leporace I
Os ingressos poderão ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria

Oficina

Os Mitos e Contos Tradicionais Africanos e Afrobrasileiros na Educação”

Agbalá Conta
Oficina de Contação de Histórias, ministrada pela arte-educadora Giselda Pereira, sobre os mitos e contos tradicionais africanos e afro-brasileiros na educação. A oficina irá abordar a narração de histórias como experiência artística/ formativa, mitos e contos tradicionais africanos e afro-brasileiros na formação acerca da cultura negra, a escuta e a palavra narrada no processo de formação humana e o conhecimento de culturas africanas por meio dos mitos e contos.
Público: Adulto
Data: 26 de outubro
Horário: 9 horas
Local: CEU - Leporace I



Oficina 

Vivência África Viva - Canto, Dança e Percussão da Guiné Conacri”


Fanta Konate e Luis Kinugawa
A oficina é para pessoas que querem experienciar a dança, o canto e a música africana dos contextos sociais das aldeias, sem o objetivo técnico ou estético que procuram os bailarinos. A oficina aborda o canto, a dança, a percussão e a história da Guiné Conacri.
Público: Livre
Data: 25 de outubro
Horário: 20 horas
Local: Casa da Cultura e do Artista Francano

Oficina
“Linha do Tempo da Cultura Hip Hop”

Carlos Eduardo Dú
True School Crew
Prática e teoria se misturam nesta oficina que convida o público para conhecer os elementos da cultura Hip Hop. A oficina inclui um bate papo sobre a história do Hip Hop, DJ, Breaking, Graffiti e MC e a prática de Danças Urbanas. A performance do Hip Hop mistura os diversos gêneros artísticos, música, poesia, dança e pintura, que hoje em dia, dita o estilo de vida para muitas pessoas.
Público: Livre
Data: 26 de outubro
Horário: 9 horas
Local: CEU - Leporace I

Oficina
“Turbante e boneca Abayomi”


Tuanny Miller
A oficina é uma dinâmica de sensibilização que busca abordar a importância do conhecimento do
turbante e das bonecas Abayomi para história do Brasil e sua relação com o continente africano.
Mais do que ensinar diversas formas de usar o tecido amarrado à cabeça, a atividade será uma
oportunidade para conversar sobre sua simbologia e um pouco da sua história. A confecção da boneca Abayomi surge como um símbolo de acalanto e resistência.
Público: Adulto
Data: 26 de outubro
Horário: 10 horas
Local: CEU - Leporace I

Evento

Sarau Carlos de Assumpção”

Carlos de Assumpção
O reconhecido poeta negro vivo da história do Brasil, autor do poema “Protesto”, considerado o “Hino Nacional da Luta da Consciência Negra Afro-brasileira” será o grande homenageado e mestre de cerimônia deste sarau. Um encontro festivo e um espaço para a livre manifestações artísticas que farão parte da roda de poemas que será conduzida pelo poeta e acompanhada por música.
Público: Livre
Data: 26 de outubro
Horário: 14 horas
Local: CEU - Leporace I

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais