As equipes da Prefeitura, e demais envolvidos na organização do Carnaval de rua em Franca, trabalham em ritmo acelerado para deixar tudo pronto até o final dessa sexta-feira, 21, de modo que sejam realizados os testes nos sistemas de som e iluminação para que no dia seguinte, a Passarela ‘José Renato Rosa’ esteja 100% pronta para os desfiles. No tocante a estrutura das arquibancadas a Secretaria de Esportes, Arte e Cultura, que monitora o trabalho, informava que estava praticamente concluída a montagem, restando a distribuição das 7 cabines destinadas ao corpo de jurados.
O espaço reservado para a concentração das escolas também estava adiantado, com todo o material sendo montado das 4 tendas com 10 x 10 metros cada e outras 8 medindo 5 x 5 metros cada uma. A parte das arquibancadas deve comportar de 1,5 mil a 2 mil pessoas, com cobertura, além de um camarote com capacidade para 600 pessoas. Serão instalados conjuntos de sanitários químicos masculino e feminino, inclusive com acessibilidade. A estrutura de iluminação com cerca de 250 refletores distribuídos em 40 pontes também começou a ser montada, com cabeamento para que na sexta-feira, 21, sejam feitos os testes finais.
Junto a uma das laterais da pista principal a Prefeitura reservou duas cabines especiais, com vidros transparentes de onde poderão ser feitas transmissões ao vivo pela TV e também, a narrativa dos desfiles, tanto pelas equipes da Prefeitura como profissionais de imprensa em geral. A estrutura de segurança também estará reforçada, com cerca de 20 soldados circulando no interior do evento e viaturas nas imediações, além de 25 homens de segurança particular. O trânsito será desviado nos moldes dos anos anterior, com apoio da Guarda Civil Municipal fazendo as orientações.
Programação
Os atrativos para o desfile são muitos e prometem atrair grande público no local das apresentações a partir do sábado, 22. A Liga das Escolas de Samba divulgou em conjunto com a Secretaria de Esportes e a Feac, também parceria na realização desse evento cultural, a programação que será iniciada um pouco antes das 20h30.
Primeiro com a presença do grupo especial, tendo na abertura do desfile, a Corte formada pelo Rei Momo, Rainha e Princesas. Na sequência, às 21 horas descerão pela ordem as Escolas de Samba Caprichosos da Estalagem; Embaixadores da Estação e 23h30 Águias Douradas.
No domingo, começa às 20h30, com o Desfile da Corte, às 21 horas, Escola Filhos de Gandhi; Aliados da Santa Cruz e Ases do Rítmo. Na segunda-feira, 24, à noite será reservada para os Blocos e Acesso, iniciando às 20h45 com o desfile da Corte, Bloco Liberdade de Expressão, Grêmio Recreativo Pavão de Ouro e DJ Lackra. Na terça-feira, 25, a partir das 9 horas acontecerá a reunião da Comissão Organizadora, seguido da apuração às 11 horas dentro do Parque Fernando Costa. À tarde, a partir das 14 horas começará outra a programação organizada pelo grupo Arco Iris, com shows musicais e vários atrativos culturais no espaço reservado para os desfiles.