A Prefeitura de Franca incrementará as atividades esportivas e culturais na cidade e, nesse sentido, anunciou boas novidades para este final de semana, com publicações de editais com orientações sobre as inscrições para os programas Bolsas Atleta e Cultura. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira, durante pronunciamento feito nesta sexta-feira, em seu gabinete e transmitido pelas redes sociais.
O prefeito Alexandre Ferreira também destacou mudanças importantes em programas de incentivo ao Esporte e Cultura, onde a projeção é de investir recursos, que vão impulsionar essas atividades. Estiveram com o prefeito durante a cerimônia, o secretário executivo do Governo do Estado, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, Chuí, Mateus Caetano, presidente da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), vereadores, atletas e representantes de instituições esportivas e culturais.
Também com o intuito de minimizar os impactos da pandemia, a Prefeitura antecipou que mudanças serão feitas, a partir desse ano, nos programas Bolsas Atleta e Cultura, cujos beneficiários passarão a receber por temporada, o ano todo e não mais, em 9 meses, como era praticado antes. Com essa alteração, o propósito é ofecerer maior amparo aos beneficiários, artistas e atletas.
Em seu pronunciamento, o prefeito destacou que 500 pessoas deverão ser contempladas pelos programas. O edital de chamamento está programado para ser publicado no Diário Oficial do Município, deste sábado, 27, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura - www.franca.sp.gov.br. As inscrições vão começar já na segunda-feira, 1º de março. Outras informações poderão ser solicitadas pelo Whatsapp 3711-9360.
Chamamento para financiamento
O prefeito Alexandre Ferreira também antecipou que está sendo aberto um Chamamento Público voltado a financiar projetos esportivos e paradesportivos, através do Programa de Incentivo ao Esporte. O intuito com essa iniciativa é incrementar o retorno do Programa Escolinhas de Esportes, de modo que possa atender crianças, a partir dos 4 anos de idade e também os idosos, sem limitação, com a utilização das dezenas de equipamentos espalhados por toda a cidade.
Neste ano, a ideia é retomar, gradualmente, as atividades, estruturar os treinamentos com todos os protocolocos sanitários e a partir do ano que vem, partir para o alto rendimento, com a formação das equipes de representação. Ao abrir oportunidades ao pessoal da terceira idade, a Prefeitura está buscando socializá-los a um ambiente de práticas saudáveis e convivência com outras pessoas, na mesma faixa etária.
O edital relacionado ao assunto financiamento de projetos também estará sendo publicado neste sábado, iniciando as inscrições na segunda-feira, 1º de março, com prazo até o dia 22. Os valores a serem investidos serão definidos a partir da avaliação de cada Plano de Trabalho, que for apresentado. Mas enfatizou que o intuito é priorizar o esporte educativo e social.
Bolsa Cultura
Sobre o Bolsa Cultura, a publicação do edital com as orientações gerais também ocorrerá neste sábado, 27 e terá como público alvo as pessoas físicas, artistas individuais e seus projetos.
A abertura do chamamento para o financiamento de projetos de Arte e Cultura, através do Programa de Incentivo à Cultura para entidades e pessoas jurídicas foi outra novidade tratada na manhã desta sexta-feira.
Esse programa contempla as áreas de Artes Cênicas (Teatro e Circo), Música, Canto e Dança; Artes Visuais (Artes Plásticas, Gráficas e Fotografia); Literatura; Arte Popular; Tradição, Artesanato e Manutenções Culturais e Artísticas e outras modalidades de Arte e Cultura aprovadas pela Comissão Especial de Análise e Aprovação de Planos de Trabalho da Divisão de Cultura.
O edital deve ser publicado neste sábado, com inscrições a partir de segunda-feira até o dia 22 de março.
Chuí visita prefeito e estreita relações
O secretário executivo de Esportes do Estado, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, participou da cerimônia de apresentação dos Programas Bolsas Atleta e Cultura. Cada vez mais integrado com os programas de esportes em todo o Estado, Chuí, nesse contato com o prefeito Alexandre Ferreira, expôs que está à disposição como instrumento de encaminhamento dos pleitos da cidade e que recebeu no meio de semana, a visita do presidente da FEAC, Mateus Caetano, com quem já pôde alinhar algumas ações e projetos.