A Prefeitura de Franca se juntou aos atletas, comissão técnica, dirigentes e torcedores para saudar a equipe do Franca/Sesi Basquete pela extraordinária conquista do título de campeão das Américas, depois de vencer o Instituto de Córdoba por 94 a 90. O confronto foi realizado a noite de sexta-feira última (14), na cidade argentina de Córdoba.
Na manhã de domingo a euforia tomou conta da cidade a partir da chegada dos campeões. Uma das falas do professor Lula Ferreira, supervisor do Franca/Basquete, ao destacar a percepção do prefeito Gílson de Souza ao oferecer as condições para sediar a primeira fase do Campeonato Sul-Americano de Basquete, sintetiza a importância do trabalho em equipe e dos esforços conjuntos na busca dos objetivos desejados.
Segundo o Lula tudo poderia ser diferente, não fosse o primeiro passo dado pela Prefeitura ao proporcionar junto com sua Secretaria de Esportes e Cultura e a FEAC, as condições para que a primeira fase do Sul-Americano fosse realizada no Poliesportivo. Destacou também o papel estratégico da fanática torcida do Franca, o trabalho da diretoria se desdobrando nos seus limites para superar os obstáculos surgidos ao longo dessa trajetória até a decisão marcante na história do clube.
O supervisor disse que não apenas o resultado deve ser considerado, mas os exemplos que foram deixados para as crianças de que ganhar ou perder faz parte do jogo, e o esforço, o trabalho em equipe, deixaram o ensinamento como educação para as crianças que apreciam e acompanham o esporte. O técnico Helinho Garcia também, emocionando, enalteceu o calor humano dos torcedores, a dedicação dos seus jogadores e o apoio da Prefeitura e do prefeito Gílson em todos os momentos, especialmente no início da trajetória que foi oferecer o suporte para realização da primeira fase no Poliesportivo.
Fortalecimento de uma tradição
Lembrando que eram quase 30 anos sem um título dessa dimensão, o prefeito Gílson de Souza reforçou que essa conquista internacional recoloca Franca no cenário do mundo do Basquete, fortalecendo uma tradição que vem desde os tempos do saudoso professor Pedroca. O prefeito reiterou seus cumprimentos a toda equipe do Franca/Sesi, pelo comprometimento e dedicação desde os jogos realizados na primeira fase, depois na etapa classificatória e agora a decisão que foi marcada por três confrontos.
O prefeito voltou a reforçar aquela frase de efeito que tem se tornado marca registrada, de que tudo é trabalho de equipe e ninguém faz nada sozinho. Nessa linha os torcedores em grande número deram exemplo, acompanhando e vibrando em cada momento com os atletas em sua chegada até a praça central, em cima do trio elétrico. “Cada obstáculo superado pelo basquete é um exemplo do sentido de equipe, aliado as habilidades individuais de cada atleta, ao espírito de superação que fez com que o objetivo final fosse conquistado”, disse o prefeito transmitindo os parabéns a todos e a população.