O prefeito Alexandre Ferreira assinou na manhã desta quinta-feira, 18, em seu gabinete, contratos de novas parcerias com o terceiro setor para a oferta de atividades de esportes e cultura para os próximos 12 meses. Participaram da cerimônia, representantes da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), vereadores e de entidades.
Ao todo, são 16 instituições classificadas, por meio de chamamento público, com 19 projetos selecionados para ações que vão desde oficinas de arte, compreendendo dança, circo, teatro, ballet, iniciação em judô, futebol, basquete e outras modalidades, cuja participação é aberta e gratuita a toda população, para crianças, adultos e pessoas idosas.
Em sua saudação aos dirigentes das instituições presentes, Alexandre Ferreira pontuou os esforços que a Prefeitura vem realizando no sentido de ampliar e melhorar as opções e condições dos espaços para a prática de esportes e também de cultura. Citou os Centros de Esportes e Lazer (CEPEL), nos moldes da unidade entregue na Vila Gosuen/Jardim Redentor e demais, com obras em andamento, no City Petrópolis, Santa Bárbara, Ana Dorotheia e outros bairros em processo de licitação.
As entidades, de acordo com as palavras do prefeito, com seus planos de trabalho aprovados, tanto para esportes, como cultura, serão uma extensão da Prefeitura na oferta de oportunidades para que crianças e adultos tenham mais opções de lazer e entretenimento.
Roberto Sabino, do Instituto Arte e Vida, diz que, no próximo mês, começará a compor grupos de artes para a iniciação em oficinas de circo, dança e teatro, para apresentações nas escolas ao longo do ano, se possível com dois quadros de figurantes, de maneira que possam ser agendadas exibições nos períodos da manhã, tarde e noite. Sua intenção é realizar um trabalho de corpo a corpo, tão logo seja definido o calendário para início das oficinas.
Tiago Carvalho Esteves, da Liga Francana de Futebol de Chácara, falou que, pelo menos 4 campeonatos estão em andamento, em bairros das regiões Oeste e Norte, mas que outros serão organizados, oferecendo opções de lazer nos bairros. A Liga deve assumir também, a gestão de parte do futuro Centro de Esportes da Vila Santos Dumont, onde a Prefeitura vem promovendo uma revitalização, com reparos na quadra, instalação de iluminação no campo de futebol e pistas de caminhada, uma de 400 e outra de 200 metros.
Do Internacional Esporte Clube, na Estação, Leonardo Goes, informou que estão abertas vagas para a iniciação no futebol, escolinhas, a partir de 5 anos, mas também com oficinas de Ballet, Jazz e Dança Livre. Com a renovação da parceria firmada com a Prefeitura, a ideia é ampliar os atendimentos e para garantir a vaga, basta a pessoa procurar recepção do clube, durante o expediente comercial.
Luzia Lourenço de Souza Oliveira, da Associação Kiai-Kan, disse que a modalidade de judô terá escolinhas de iniciação no Caic-City Petrópolis, Jardim Aeroporto 3 e Residencial Santa Maria, com a estimativa de atender em torno de 300 crianças.
Por fim, o prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que os investimentos feitos em cultura e esportes com essas instituições são da ordem de R$ 2,5 milhões. Anunciou aos presentes que, nos próximos dias, a Prefeitura, por meio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), que faz a gestão dessas parcerias, irá publicar um novo chamamento e assim, ampliar as oportunidades para que mais núcleos sejam instalados e outras pessoas, crianças e adultos possam ser atendidas.