Com o objetivo de desenvolver a autonomia, qualidade de vida e independência da pessoa com deficiência, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca), criaram o Projeto “Bike Inclusiva”.
Cerca de 50 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos são atendidas pelo projeto e estão aprendendo a andar de bicicleta, recebendo orientações sobre as regras de trânsito. O curso tem duração de onze meses.
As aulas acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, para quatro grupos, sendo dois no período da manhã e dois grupos no período da tarde, com duração de uma hora e meia cada aula. Para atender a dimensão educativa do projeto, às sextas-feiras, no período da tarde, há oficinas de regras de trânsito, leis brasileiras, vivências e discussão de fatos relacionados ao trânsito de Franca. De acordo com a Apae, o projeto promove a saúde e qualidade de vida, com oportunidade e incentivo às pessoas com deficiência para a prática regular de atividade física, dando autonomia e independência, bem como ensiná-los regras de segurança no trânsito.