A Prefeitura acaba de concluir a recuperação e restauro de um piano que por anos permaneceu parado e sem condições de utilização no Teatro Municipal, o qual será entregue como parte do show misto de Ballet Clássico e piano, na próxima sexta-feira, 18, a partir das 20 h. A entrada será um quilo de alimento não perecível que será repassado para o Fundo Social de Solidariedade e destinado a atender entidades que assistem pessoas carentes.
O equipamento da marca Steinwat & Som, de procedência alemã, foi adquirido em 1959, pelo valor da época de 470 mil cruzeiros, com donativos obtidos numa campanha de mobilização da cidade. Ficou sob a guarda durante um período dos professores Stella Palermo e Thomaz Novelino. Era prefeito da cidade Abílio de Andrade Nogueira. A FEAC conseguiu seu restauro, com profissionais habilitados nessa arte e o coloca novamente à disposição para os grandes shows, começando nesta sexta-feira.
O espetáculo de Piano e Dança terá a presença do pianista araraquarense Pedro Paulo de Avelino e do Ballet Carla Pacheco, recheado de atrações. O espetáculo Piano e Dança é uma iniciativa do PAESA (Programa de Auxílio à Educação Social e Ambiental). O público que comparecer terá acesso a uma série de recitais de piano com a inclusão de danças de diversos estilos, que vão desde o ballet clássico, contemporâneo e dança de salão étnicos e regionais, projeções e imagens, e efeitos de luzes e distribuição de brindes.
O Projeto Sócio Cultural tem o objetivo de divulgar e difundir a arte de tocar piano, assim como homenagear os 300 anos da criação do instrumento musical, através de eventos musicais (Recitais de piano), com o pianista araraquarense: Pedro Paulo de Avelino, que realiza interpretações de obras compositores variados do atual cenário musical nacional e internacional, que utilizam ou utilizaram o piano em seus trabalhos musicais.
Tem a sua frente Programa de Auxílio à Educação Social e Ambiental (PAESA), em parceria com escolas e academias de danças, secretarias Municipais Fundos de Assistência Social e entidades filantrópicas, empresas, associações públicas e privadas. Uma das metas do projeto é levar a arte musical ao maior número de pessoas possível (crianças - jovens - adolescente e adultos), gratuítamente, mediante troca por alimentos não perecível, destinados ás entidades cadastradas nos Fundos Sociais.