O projeto da Prefeitura de realizar uma decoração natalina, visando atender ao momento de retomada e impulsionamento das atividades econômicas, pós-pandemia, estará na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal, desta terça-feira, 26, visando autorização do legislativo para a parceria entre o município e a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Franca).
A proposta de ornamentação natalina, com o tema ‘Natal Esperança’ é motivar os consumidores e fomentar os negócios de modo geral para as vendas de Natal e Ano Novo.
A Prefeitura, a ACIF e a Câmara Municipal estão juntas nesse esforço, onde a entidade calcula que o Natal vai gerar cerca de três mil novos empregos no período e injetar mais de R$ 44 milhões na economia local.
O prefeito Alexandre Ferreira diz que o momento é de levar entusiasmo e esperança depois desses meses sofridos com a pandemia, confiante de que no ano que vem, o ambiente será bem diferente, com a geração de mais oportunidades de trabalho. Atualmente, o setor comercial é responsável por 28 mil empregos diretos.
O cronograma prevê a instalação dos enfeites em áreas tradicionais, como as praças Nossa Senhora da Conceição e Barão, além do prédio do Colégio Champagnat. Porém, a pedido do prefeito, a proposta estabelece a expansão da decoração para os bairros e a praça Carlos Pacheco. Assim, além do centro, as regiões Sul, Leste, Oeste e Norte vão receber a ornamentação. O mesmo vai acontecer com a tradicional Casinha do Papai Noel, que ganhará uma versão itinerante.
Pelo projeto, a execução integral da ornamentação natalina terá a coordenação da ACIF, com investimentos, em conjunto com a Prefeitura e anuência da Câmara Municipal. Em anos anteriores, além de recursos, o Município entrava com o trabalho de servidores e instalava a decoração em parte dos locais, como no Edifício do Colégio Champagnat.