O prefeito Alexandre Ferreira lançou, na manhã desta quarta-feira, o programa Todos Contra a Covid. As ações vão contemplar melhorias no atendimento de saúde, medidas de orientação e de fiscalização contra abusos e amparo social. O pacote é uma resposta imediata ao aumento nos números de casos positivos, que bateu recorde nos últimos dias.
“Detectamos um aumento grande nos casos de Covid em Franca. Temos um problema e vamos enfrenta-lo, frente à frente. Estamos colocando já em prática o programa Todos Contra a Covid”, disse o prefeito.
A primeira atitude de Alexandre foi determinar mudanças no sistema de atendimento do Pronto Socorro “Álvaro Azzuz”. O esquema de acolhimento e encaminhamento dos pacientes estava seguindo o modelo da gestão anterior. Com as alterações, os pacientes suspeitos de Coronavírus e de outras doenças serão recepcionados e direcionados separadamente. O objetivo é aumentar a segurança dos usuários.
Nesta tarde, diretores da Santa Casa de Franca e da Diretoria Regional de Saúde, órgão do Governo do Estado, estiveram no Gabinete do Prefeito e discutiram com Alexandre alternativas para a cobertura de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para internações por Covid-19.
Nos próximos dias, os pilares do programa vão abordar ações de orientação e de fiscalização. O prefeito vai se reunir com representes dos setores comercial e industrial, além de lideranças religiosas, para tratar dos protocolos de segurança e solicitar auxílio na conscientização sobre a necessidade de que as pessoas adotem as normas sanitárias e de proteção contra o vírus.
Um encontro com membros da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar vai servir para definir estratégias para reforçar a fiscalização contra os abusos e aglomerações.
“O prefeito é o líder da comunidade. Não vou me omitir em hipótese alguma. Vamos fazer nossa parte, para que a saúde e a economia sejam preservadas. Preciso muito da sua ajuda (da população). Vamos todos contra a Covid”, destacou o prefeito.
Alexandre também determinou à Secretaria de Ação Social a elaboração de um plano de amparo às pessoas mais necessitadas neste período. Os detalhes serão apresentados em breve.