A Prefeitura de Franca, em conjunto com a comunidade católica da Paróquia de Santa Mônica, no Jardim Petráglia, homenageiam neste sábado o saudoso bispo de Franca, Dom Diógenes Silva Matthes, falecido em novembro de 2016, aos 85 anos. Conforme propositura aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Gilson de Souza, o Centro Esportivo é um equipamento que integra o Sistema de Lazer em frente a Paróquia de Santa Mônica, na rua Emílio Bertoni, 1820.
O espaço de lazer que conta com quadra poliesportivo, pista de bochas, campinho de futebol e um bonito jardim passou por uma revitalização completa por parte da Prefeitura e receberá agora a denominação de ‘Centro de Esportes Dom Diógenes Silva Mattes’. Familiares do homenageado foram contatados e deverão participar do ato, entre eles Glória Mattes, que reside em Ribeirão Preto ao lado de outros dois irmãos, Ângelo e Gustavo. Eles eram em 7, Cleto e Ilda residem respectivamente em Brasília e São Paulo.
A cerimônia foi acertada em comum acordo com a Paróquia de Santa Mônica, através do seu pároco, padre Osvaldo, que está realizando essa semana uma Quermesse Comunitária, marcando as comemorações da Semana da Família. Momento antes da cerimônia inaugural haverá uma missa, começando às 19 horas, a ser celebrada pelo bispo Dom Paulo Roberto Beloto.
Dom Diógenes
Dom Diógenes Diógenes Silva Matthes, bispo emérito da Diocese, faleceu em novembro de 2016 aos 85 anos de idade. Ele nasceu em 12 de outubro de 1931 na cidade de Caconde (SP). Foi ordenado padre em 1957 e bispo em 11 de março de 1971. Dom Diógenes foi o responsável pela ordenação de grande parte dos padres da Diocese atualmente em atividades na cidade, tendo atuação destacada na expansão de boa parte das paróquias pela cidade.