A partir dessa terça-feira quem passar pelas Avenidas Champagnat e Dr. Alonso y Alonso vai observar equipes de elétrica da Prefeitura trabalhando na montagem da estrutura dos semáforos que vão regular o tráfego naquela região. A parte ‘invisível’, que envolve a tubulação e cabeamento está praticamente pronta, embora na dependência da conclusão de alguns serviços da empresa responsável pela execução do projeto.
Mas a partir dessa terça-feira os técnicos de elétrica estarão montando os braços de apoio dos equipamentos semafóricos no cruzamento em nível onde os postes já foram instalados. As luminárias que vão compor a iluminação pública também estarão sendo instaladas nos próximos dias. Um segundo jogo de semáforo também será instalado na ponte de retorno próximo a Cachoeira do Jardim Consolação.
As providências fazem parte da logística preparatória das equipes da Prefeitura, que trabalham de forma sintonizada com a empresa contratada para deixar o local em condições para ser liberado ao tráfego e mais breve possível. Com o nome do saudoso professor e ex-procurador do Estado ‘Dr. Willam Wanderley Jorge’, esse Complexo Viário é um projeto sem custos para a Prefeitura e que foi concebido para resolver ou a menos atenuar, os constantes problemas de congestionamentos naquela região da cidade.
O investimento feito é de um uma transferência extraorçamentária, feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), através do Pré-Sal.
A programação de recapeamento da Prefeitura de Franca segue no Jardim Ângela Rosa nesta quinta-feira, a partir da rua Pedro Pucci e outras vias adjacentes. Essa nova etapa do serviço foi iniciada pelas duas pistas da Avenida Elisa Verzola Gosuen e continuará no bairro pelo menos até a véspera do Natal.
Ao menos essa é previsão da Secretaria de Planejamento Urbano, que coordena os locais que devem receber a benfeitoria e direcionou ao Departamento de Trânsito, solicitação prévia de interdição do trânsito em razão desse trabalho. Na medida que os serviços forem avançando a empresa contratada pela Prefeitura já tem autorização para fazer as interdições que se fizerem necessárias.
Nessa etapa do recapeamento a Prefeitura está investindo mais de R$ 3 milhões de recursos próprios, objeto de um contrato que tem previsão de continuar até meados de abril de 2021. Um segundo plano de recapeamento, a partir de recurso de emenda parlamentar e convênio firmado com o Governo Estadual, de R$ 700 mil, deveria ter sido iniciado na segunda-feira, porém em virtude de problemas técnicos da empresa ainda não começou. A previsão é que inicie no decorrer dessa semana, abrangendo ruas do Jardim Primavera, a partir da Dr. Waldemar César Caleiro.