A Prefeitura programou para esta sexta-feira, 24, a entrega de novos conjuntos de equipamentos, destinados a prática de exercícios para pessoas com deficiência. A cerimônia será realizada no Complexo Poliesportivo, às 10h.
O prefeito Alexandre Ferreira explicou que essa conquista é resultado de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, que firmaram um termo do Programa Cidade Acessível. Os equipamentos foram instalados no Complexo Poliesportivo e no Parque dos Trabalhadores ‘Papa João Paulo II’, no Parque dos Pinhais.
Nos dois locais, coube à Prefeitura, por meio das Secretarias de Ação Social, Meio Ambiente e Segurança, organizarem a estrutura para a instalação da aparelhagem, sendo um Playground e uma Academia, ambos adaptados, recebendo piso de concreto e rampas de acessibilidade, que facilitam a utilização das pessoas com limitações físicas.
O valor global investido nos dois locais é da ordem de R$ 150 mil. No Poliesportivo, a estrutura dispõe de um Playground Adaptado, o que possibilita a utilização pelas pessoas que utilizam de cadeira de rodas. É composto 2 carrosséis adaptados com gira-gira – 4 lugares; 02 Balanços Adaptados Simples para cadeirantes e 02 Balanços adaptados, com vai e vem adaptados em nível. No Parque dos Trabalhadores, há uma Academia composta por Máquinas de Bíceps, Puxada Alta, Supino, Tríceps, De Twist e Placa de Orientação PCD (pessoas com deficiência).
Serviços:
A Academia Adaptada do Poliesportivo fica na rua dos Pracinhas, s/n, Residencial Paraíso.
Outras conquistas
Ressalte-se que, além dessa Academia Adaptada no Parque dos Trabalhadores, local que está passando por uma revitalização geral e no Póli, outros investimentos foram feitos nos últimos meses. Por exemplo, em fevereiro deste ano foi adquirida e colocada à disposição das pessoas com deficiência, uma Van Adaptada, com 6 lugares para passageiros e 3 lugares para cadeirantes, zero quilômetro, no valor de R$ 351 mil.
Esse veículo adaptado está sendo utilizado por uma entidade que oferece serviços à Prefeitura, acolhendo e assistindo pessoas com deficiência, mediante chamamento público.