A Prefeitura de Franca inaugurou na manhã desta sexta-feira, 28, no bairro City Petrópolis, Região Norte, o primeiro Ecoponto, um local estruturado para receber o descarte correto de resíduos de construção em pequenas quantidades, recicláveis e inservíveis.
O prefeito Alexandre Ferreira, que participou da cerimônia, destacou a importância do novo espaço para a destinação adequada de resíduos e anunciou que este é o primeiro de outros, com as obras em andamento e projetadas.
Localizado em uma área situada na Avenida São Pedro, 1.200, o Ecoponto do City Petrópolis é um local de entrega gratuita de pequenos volumes de resíduos, como de construção civil (entulhos, tijolos, telhas, etc) até 1 metro cúbico por pessoa; inservíveis (Cama, sofá, móveis, guarda-roupa, etc) e recicláveis (Papel, papelão, vidro, metal, isopor, etc). Não serão recebidos resíduos orgânicos, industriais, hospitalares e similares, de podas/folhagens, gesso e derivados.
O local será administrado, através de parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfran).
Em sua fala, Alexandre Ferreira ressaltou que o projeto e a execução desse Ecoponto foram financiados, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Destacou que a região agora tem um local para descartar os materiais, que não são mais utilizados e a fiscalização será mais rigorosa. Destacou também que a venda dos produtos reciclados, vai contribuir para a inclusão social e econômica de homens e mulheres, que trabalham na separação dos materiais recicláveis.
Os investimentos, contando as unidades do Luiza, Portinari e Esmeralda, ultrapassam os R$ 1,4 milhão. Além do Petrópolis, esse Ecoponto atenderá aos moradores do Cambuí, Ipanema, Miramontes e Marambaia.
Segundo o prefeito, a previsão é construir 8 Ecopontos até o final do ano que vem.
Junto com a Prefeitura, que investiu e estruturou o equipamento, fechado com muro e ambientes separados para a colocação de cada tipo de resíduo, haverá o controle diário do material, através de parceria com a Cooperfan (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis) da cidade.
O Ecoponto irá melhorar o índice da coleta de materiais recicláveis, passíveis de reaproveitamento. Segundo Diana Angélica Bastos, presidente da Cooperfran, essa unidade será um marco para a cidade, propiciando ganhos ambientais e benefícios para os 40 cooperados hoje, dos quais 3 estarão se alternando no expediente diário. A cidade recolhe, em torno de 6 a 8 toneladas de recicláveis, mas tem potencial para dobrar esse montante, se houver uma efetiva colaboração dos moradores.
A separação prévia dos materiais destinados ao Ecoponto, gera ganho ambiental, contribui na redução das áreas poluídas, melhora as receitas da Cooperativa e seus membros. Junto com baias separadas, foram instalados equipamentos identificados para a colocação de materiais, como papeis, plásticos, vidros, metais e eletrônicos, além de outros produtos mais sensíveis, que requerem cuidados especiais.
Junto com o prefeito, participaram da cerimônia, o presidente da Câmara, Carlinhos Petrópolis Farmácia, Rui Engrácia Caluz e Waléria Mascarenhas, secretários de Meio Ambiente e Saúde, Diana Bastos, da Cooperfran e Cremilde Ribeiro, presidente do Centro Comunitário do City Petrópolis.
Funcionamento
O Ecoponto, que fica na avenida São Pedro, 1200, bairro City Petrópolis, terá funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 19h e aos domingos das 7h às 14h.