Incluídas no plano de contingenciamento para evitar problemas de inundações, em períodos de fortes chuvas, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira, as obras do novo sistema de galerias na rua Torquato Caleiro, a partir do cruzamento com a rua Gonçalves Dias, na Vila Nicácio. O intuito é sanear alguns problemas recorrentes nos períodos de chuvas, devido a falta de local para escoamento das águas pluviais.
Será instalada uma rede complementar, com diâmetros variando de 400m a 800 metros na rede principal, que terá uma extensão aproximada de 350 a 400 metros, captando as águas originárias das vielas existentes, a partir das ruas José de Alencar e Gonçalves Dias. Parte do material já se encontra no local e, em virtude dos serviços, o trânsito poderá ser desviado em algum período do dia.
Os recursos investidos pela Prefeitura são de R$ 373 mil e a execução, mediante a dispensa de licitação, está a cargo da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca). Nesse primeiro dia de trabalho, os serviços foram limitados as demarcações, onde serão feitos os cortes das caneletas para a passagem da nova tubulação.
A Secretaria de Infraestrutura é responsável pelo acompanhamento dos trabalhos e eventuais desvios serão feitos com a prévia anuência da Secretaria de Segurança, porém somente em situações pontuais, em virtude da movimentação de máquinas.
Com essa rede adicional de galerias e respectivos ramais, a Prefeitura de Franca busca solucionar um problema antigo e que vinha gerando transtornos nas imediações, devido ao alto volume de água. A rede será canalizada até uma caixa de contenção já existente, na própria rua Torquato Caleiro, alguns metros acima do cruzamento com a rua Coronel Tamarindo, onde seguirá o curso normal até o Córrego dos Bagres.