A Prefeitura de Franca iniciou a construção do primeiro Ecoponto da cidade, projetado para o bairro City Petrópolis e abriu a licitação da segunda unidade prevista para o Jardim Luíza. Para o equipamento, que será instalado no bairro City Petrópolis, uma única empresa participou do processo e realizará os serviços pelo valor de R$ 235,1 mil, cuja autorização foi expedida pela Secretaria de Infraestrutura, no último dia 7.
O Ecoponto é um espaço destinado a receber pequenas quantidades de resíduos sólidos, que terá administração de uma equipe própria, com o controle de todo material a ser destinado. Ocupa uma área própria cedida pela Prefeitura e será toda fechada com muro e um portão único de controle do que deve ser descartado, mediante autorização e acompanhamento de um profissional treinado.
Com essa medida, um dos objetivos da Secretaria de Meio Ambiente, é diminuir a incidência de lixo e outros produtos que são destinados indevidamente em praças, canteiros de avenidas, terrenos públicos e particulares, especialmente, restos de materiais de construção. O terreno está localizado na Avenida São Pedro, s/n e a empresa vencedora da licitação terá 120 dias para entregar as obras.
Jardim Luíza
Com relação ao Ecoponto do Jardim Luiza, também na região Norte da cidade, o prazo para a entrega das propostas ocorreu na última sexta-feira e apenas uma empresa apresentou os envelopes. O equipamento está projetado para a Avenida Ida Zaninelo, altura do cruzamento com as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, no Jardim Luiza. A empresa vencedora fará a execução dos serviços e fornecerá todo material, cujo valor apresentado foi de R$ 345.438,32, com prazo também de 120 dias, a serem contados da assinatura do contrato.
O processo foi encaminhado para análise técnica da Secretaria de Infraestrutura e deve ser publicado o resultado oficial nos próximos dias, no Diário Oficial do Município.