O Ministério da Saúde certificou as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Anita e Aeroporto pelos serviços prestados, após análise de diversas exigências previamente estabelecidas.
As qualificações foram publicadas em portarias do Ministério, no último dia 17. Isso significa que o município atende às exigências para qualificação das Unidades de Pronto-Atendimento, o que mostra o empenho da gestão, das coordenações e equipes das UPAs em alcançar o que é proposto pelo ministério. Dentre os critérios analisados, estão protocolos e fluxos da unidade, dimensionamento da equipe assistencial, capacitação dos servidores, número de atendimentos e cobertura da Atenção Básica.
Ambas as UPAs já tinham habilitação e, agora, com a certificação, podem obter mais recursos. Elas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências, prestando atendimento qualificado aos pacientes com quadros agudos de natureza clínica.
A importância das unidades para o município é visível no serviço prestado à população. Somente de 1º de janeiro a 23 de julho de 2023, as UPAs de Franca realizaram milhares de atendimentos. A do Anita, na Região Oeste, recebeu 83.235 pessoas. Já a do Aeroporto, na zona Sul de Franca, prestou 116.997 atendimentos.