Meio Ambiente
Microchipagem identifica animais de grande porte recolhidos ao Canil
Franca comemora virtualmente o Dia do Meio Ambiente
Com a frase ‘Restaurar aquilo que proporciona a vida é Restaurar a própria vida’, a Secretaria de Meio Ambiente encontrou uma alternativa de marcar a comemoração neste sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente. Dezenas de posts espalhados pelas redes sociais e sistemas de ensino buscam despertar nas pessoas, a consciência para cuidarem melhor dos recursos naturais, reforçando junto às pessoas para que firmem esse compromisso consigo mesmas.
Éder Brazão, secretário da pasta, disse que o importante é que cada pessoa faça sua parte, pois a Prefeitura está atuando, diariamente, para a limpeza das áreas públicas da cidade e reforça o apelo à população, para que seja uma aliada neste processo de transformação de hábitos.
Histórico da data
O Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora neste dia 5, é uma data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972. Tem o intuito de despertar nas pessoas, a atenção para a conscientização e preservação ambiental. As constantes mudanças na sociedade, em todo o território nacional, muitas vezes, deixaram de levar em consideração um desenvolvimento sustentável, que não cause danos ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde da população.
Se comparado a outros centros urbanos, desfrutando de 100% de água e esgotos tratados, Franca é privilegiada, mas é preciso mais atenção e respeito aos recursos naturais. Em períodos de estiagem, as pessoas começam a sentir o quanto faz falta as árvores, as sombras e a água que cada vez se escasseia mais, em grande parte por conta dos descuidos.
Praças do centro recebem manutenção
As equipes de limpeza da Prefeitura seguem trabalhando nos serviços para a manutenção das áreas públicas, nas Praças Nossa Senhora da Conceição e Barão, no centro da cidade. O intuito da Secretaria de Meio Ambiente é recolher os entulhos atirados, indevidamente, nos canteiros dos jardins, realizar pequenos reparos nos bancos, troca de luminárias queimadas, podas e pintura das guias. O trabalho teve início a partir das imediações da Concha Acústica.
A Praça 1º de Maio, na Estação que teve a Fonte Luminosa revitalizada, bem como os jardins também foi contemplada com essa ação, que objetiva preservar o patrimônio público.
O trabalho deve ser levado seguindo essa mesma orientação para as praças Carlos Pacheco, em frente ao Cemitério da Saudade e 9 de Julho, além dos principais calçadões.