Equipes da Prefeitura iniciaram essa semana um conjunto de melhorias no prédio do SAMU
Meio Ambiente
Fundo do Meio Ambiente elege nova diretoria
Em reunião realizada na última quarta-feira, 15, foi realizada a posse do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Franca. O Fundo Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMMA) foi criado pela Lei Complementar nº 086, de 26 de setembro de 2005.
Operacionalmente ele está vinculado à Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente e sua gestão será feita por uma Diretoria Administrativa. Os membros da Diretoria Administrativa do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsáveis pela gestão do Fundo no Biênio 2019-2021 são:
Gian Carlo Fava, representante da administração municipal da área do Meio Ambiente;
Sidney Carvalho Elias, representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico de Franca – COMDEMA;
José Augusto Freixes, representante do Sindicato dos Produtores Rurais;
Renato Maso Previde, representante da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil;
José Marcius Marson Guidi, representante da AERF - Associação de Arquitetura e Engenharia da Região de Franca;
Luciano Reami, representante da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental;
Iuri de Freitas Timóteo, representante de associações ou clubes de serviços;
Luísa Léia Jacintho Pucci, representante de entidades ambientais não governamentais, cadastradas na unidade municipal da área do meio ambiente.
Eleição
Logo depois da posse ocorreu a eleição entre os membros do colegiado, sendo eleito o Sidney Carvalho Elias, como presidente; José Marcius Marson Guidi, como vice-presidente e o Gian Carlo Fava como secretário executivo do Fundo. Os recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável destinam-se a apoiar o desenvolvimento de planos, programas e projetos ambientais e o controle, a fiscalização e a defesa do meio ambiente.
Córregos recebem passarelas e proteções
Depois das primeiras intervenções, que foram feitas no Córrego Cubatão e suas pontes que tiveram a estruturas afetadas, começaram a ser feitas intervenções pontuais em outros locais, tanto dessa região como do Córrego dos Bagres
Arrastão da Limpeza coleta 15 toneladas de material
As equipes do Arrastão da Limpeza, da Secretaria de Serviço e Meio Ambiente, percorreram 34 bairros, no último sábado.
Campanha aborda descarte correto de pneus usados
Franca em conjunto com o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e o programa Verde Azul, está ativamente mobilizada na campanha sobre descartes de pneus usados que devem ser destinados pelos geradores no EcoPonto. Essa unidade está localizada em um barracão coberto no Aterro Sanitário, localizado às margens da rodovia Fábio Talarico, pouco adiante do Distrito Industrial.
As estimativas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente dão conta que em Franca são gerados uma média de 10 a 12 mil pneus sem condições de uso, pelas borracharias e oficinas mecânicas. Conforme disciplina a legislação federal, a destinação deve ser de responsabilidade do gerador e o local disponibilizado pelo Poder Público, gratuitamente é o EcoPonto.
Basta que as pessoas junto os pneus usados e levam até o local. A campanha tem um apelo associado a campanha de combate a dengue, já que o mosquito Aedes tem como habitat natural água parada e pneu a céu aberto com certeza pode virar criadouro. O slogan da campanha, que segue até o dia 17 com ações pontuais de alerta aos geradores desse material, diz que ‘Pneu guardado quem usa é o Aedes – Sem Pneu, sem Mosquito’.
A Prefeitura também oferece sua contribuição, recolhendo os pneus durante a realização dos Arrastões da Limpeza e destinando-os ao local adequado. Neste sábado dia 11, por exemplo, aqueles que foram encontrados nas regiões do centro, Jardim Consolação e Cidade Nova serão recolhidos quando deixados nas calçadas.