As obras de reconstrução naqueles locais afetados pelas chuvas de fevereiro continuam sendo executadas pela Prefeitura
As obras de reconstrução naqueles locais afetados pelas chuvas de fevereiro continuam sendo executadas pela Prefeitura
A Secretaria de Serviços continua com os trabalhos de reconstrução da cidade após o temporal do último dia 20 de fevereiro.
Depois de liberar uma das pontes na rotatória da rua Saldanha Marinho com o Córrego Cubatão e continuar operação idêntica alguns metros acima, na rua Voluntários da Franca, as equipes de manutenção da Prefeitura trabalham também com frentes na zona rural. As estradas do Nego Eloi, Furnas dos Garcia, dos Taveira e outras com passagens sobre o Rio Canoas estão recebendo manutenção constante, em especial após as fortes chuvas das últimas semanas.
Mobilizando força tarefa com o intuito de cascalhar os pontos mais críticos e garantir o tráfego com segurança dos veículos, especialmente vans e ônibus escolares que fazem o transporte das crianças, a Prefeitura vem realizando nesse esforço a limpeza das represas secas. Segundo um dos encarregados é uma medida cercada de alguns cuidados mas estratégica, pois a água em alto volume jorrando no meio da estrada acaba com todas benfeitorias realizadas, mesmo com a compactação que é feita sistematicamente.
Além desse trabalho na malha rural que circunda a cidade, um outro serviço constante e que mobiliza duas equipes diariamente, é o de desobstrução de bocas de lobo e interligação de galerias. O volume das solicitações cresceu nesses últimos dias, por conta do volume de sujeira levada pelas chuvas, danificando o asfalto e dezenas de calçadas nas regiões mais baixas. Algumas áreas que receberam assistência estão situadas nos fundos dos Jardins Paulista, Bueno, Paulistano, Vera Cruz e Jardim Califórnia.
A Prefeitura concluiu e liberou no final de semana as obras de reforço na estrutura da ponte no Córrego Cubatão, altura da rotatória com a rua Saldanha Marinho. Como era do conhecimento geral, em razão do forte temporal do final de fevereiro houve o assoreamento do fundo do canal e da base nos arredores dos pilares, feita a base de solo compactado.
No lugar houve a aplicação de pedras e concreto usinado, garantindo mais solidez a estrutura da ponte nas duas laterais. A partir da conclusão do trabalho no sábado o tráfego sobre a ponte e a rotatória foi restabelecido. Nessa segunda-feira as equipes amanheceram trabalhando no mesmo córrego, porém alguns metros acima fortalecendo as estruturas de uma segunda ponte, na altura com o cruzamento com a rua Voluntários da Franca.
A Prefeitura de Franca promove nesta quarta-feira, 14, a partir das 19 horas, uma audiência pública no auditório da secretaria do Parque “Fernando Costa” (Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição), para apresentação da proposta de trabalho para o Plano Integrado de Saneamento Básico. Na oportunidade as pessoas poderão tirar suas dúvidas, fazer questionamentos e conhecer tecnicamente detalhes dos planos já implementados na cidade, conduzidos separadamente pela Sabesp, no tocante a Água e Esgoto e seus sistemas de coleta e tratamento e dos Resíduos Sólidos, feito pela Prefeitura.
O propósito é atualizar os informes e disposição contidos nesses planos e harmonizá-lo dentro de uma sistemática integrada, compatível com as mudanças legislativas nos últimos anos, as novas regras em vigor. A Prefeitura contratou uma empresa que realizará esse trabalho, chamada VM Engenharia de Recursos Hídricos, que tem até o final do ano para concluir o trabalho que já foi iniciado.
Mais informações pelo telefone: 3711-9439, com Eliana Giuberti.