Aquela dificuldade que muitas pessoas encontravam na cidade, especialmente nos loteamentos mais recentes, de encontrar um endereço por falta de placas de sinalização nas ruas está com os dias contados. A Prefeitura estará a partir da próxima semana, através da secretaria de Planejamento Urbano e sua Divisão de Fiscalização e Posturas, iniciando esse trabalho com base em um mapeamento que está sendo concluído, tendo como referência a quantidade de solicitações protocoladas e que deram origem a processos administrativos.
Mas para chegar a esse momento foram necessárias várias tentativas e a superação de muitos os obstáculos, esclareceu o secretário da pasta, Virgínio Henrique Reis, isso dado a não participação de empresas nos processos de chamamentos abertos pela Comissão de Licitações. O último procedimento para contratação de uma empresa para instalação de placas toponímicas (indicativas de ruas e avenidas com os CEPs), deu-se no fim do último semestre do ano passado.
Esse foi um processo entre várias outras tentativas anteriores que a Prefeitura já fez, buscando atrair uma empresa com capacidade e a documentação em dia, para executar o serviço. As tentativas anteriores foram consideradas desertas, ou seja, sem pretendentes. A vencedora do certame atual (Sinape), tem sede no Rio de Janeiro e filial na região e além da expandir a sinalização nos locais inexistentes, ela fará a manutenção da estrutura atual que atende a cidade.
Com esse procedimento a Prefeitura espera resolver um impasse que persistiu por longa data e deixar a cidade com suas vias emplacadas, o que vai facilitar a localização dos endereços, inclusive para suas próprias equipes que em determinadas diligências precisam sair com mapas nas mãos.
A contratação em vigor compreende de início a instalação de 370 novos conjuntos de placas toponímicas (com os tubos de aço e indicativos duplos), para esquinas e outras 750 unidades simples. Somando-se a isso, consta também o serviço de manutenção e reposição quando for o caso, de cerca de 6 mil placas e 2 mil conjuntos existentes na cidade.