A Prefeitura de Franca acaba de concluir, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Procuradoria Jurídica e Comissão de Licitação, um processo de leilão eletrônico de inservíveis, que integravam o patrimônio, resultando em uma receita de mais de R$ 432,1 mil.
O primeiro passo nessa direção, explicou a secretária de Administração e Recursos Humanos, Marina Mattos, dando cumprimento as orientações do prefeito Alexandre Ferreira, foi relacionar tudo o que estava sem condições de uso e, posteriormente, buscar profissionais especializados. Foi aberto um chamamento para credenciar leiloeiros, que poderiam prestar esse serviço, cuidando da avaliação prévia daquilo que seria leiloado, sem custos à Prefeitura, já que o percentual previsto é pago pelo arrematante.
Dessa maneira, entre os dias 18 e 26, deste mês, foram leiloados 57 lotes de inservíveis, compostos desde motos, antes utilizadas pela Guarda Civil e Polícia Militar a veículos automotores diversos, roçadeiras, carcaças eletrônicas de computadores a máquinas pesadas. O montante final apurado com o leilão foi de R$ 432.136,00, cuja aplicação será feita oportunamente na reposição da frota, com a aquisição de veículos novos, de acordo com as necessidades.
Novo leilão
A partir desta experiência, a documentação de vários outros equipamentos sem condições de uso, está sendo preparada para um novo leilão que deve ser anunciado em breve, seguindo o mesmo modelo. Primeiro, a Secretaria de Administração vai aguardar o prazo legal de 15 dias, que os arrematantes têm para comprovar os pagamentos e retirar os bens que adquiriram.
Ressalte-se, que entre os veículos leiloados, uma boa parte estava em condições de ter a documentação regularizada e outros apenas para desmanche e sucata. Além dos veículos e outros bens, foram arrematados 2,5 mil litros de óleo queimado e centenas de pneus, cujas empresas apresentaram previamente, certificação oficial de destinação e aproveitamento adequado, respeitando as normas ambientais.