A Prefeitura de Franca e o Sindicato dos Servidores Municipais celebraram o entendimento sobre as reivindicações salariais que vinham sendo discutidas na última terça-feira, 10. Em Assembleia realizada à noite no mesmo dia, os servidores aprovaram a proposta que fora apreciada durante uma longa reunião no período da tarde, em que a Prefeitura como última contraproposta, se comprometeu a elevar o valor do vale alimentação para R$ 390,00 de maio deste ano e até dezembro, elevando o montante entre janeiro e março de 2019 para R$ 410,00, além da manutenção de outras deliberações, entre eles a concessão de seis faltas abonadas durante o ano a todos servidores.
Para o secretário de Administração e Recursos Humanos, Alberto Cordero Donha, que coordenou a reunião ao lado dos secretários Cleber Freitas dos Reis (Negócios Jurídicos), Tânia Fernandes Bertholino (Finanças), Edgar Ajax (Educação), mais o presidente do Sindicato dos Servidores, Luis Fernando Nascimento e demais auxiliares representantando as duas partes, foram feitos todos os esforços para se chegar no limite do possível. Mesmo ausente desse encontro, o prefeito Gilson de Souza era consultado a todo momento e por fim sinalizou positivamente com os números apresentados, permitindo que a proposta fosse levada a votação.
Uma outra questão apreciada na oportunidade, que estava pendente, foi em relação ao dia não trabalhados, que não será descontado mediante a compensação das horas, conforme o expressado pelo secretário de Administração. O secretário reconheceu o direito dos servidores em seus direitos e realçou a forma respeitosa que se deram as discussões em todos os instantes.
Cumpridas essas formalidades, a Prefeitura deve registrar oficialmente o documento do Sindicato, com a aprovação da proposta em Assembleia e depois elaborar o projeto de lei para apreciação legislativa de maneira que produza seus efeitos legais e o reajuste de 1,81% seja inserido na folha deste mês, retroativo a 1º de março, data base da categoria.