Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Patrulha Covid interdita e multa república no Parque Universitário

DIP 8751 copiar 
     Durante uma operação realizada na tarde desta quarta-feira, 18, após o recebimento de denúncias pelo canal Covizap, a Patrulha Covid, com o apoio da Guarda Civil e Polícia Militar, fez a autuação, interdição e aplicação de multa para o responsável de uma República, no Parque Universitário, onde seria realizada uma festa, com a cobrança de ingressos. 
     Durante a inspeção, os fiscais constataram diversas irregularidades no local, como a ausência de alvarás para a realização do evento, utilização de som e manipulação de bebidas, falta de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), extintores com o prazo de validade vencidos e falta de saída de emergência. 
     Mariela Toscano, responsável pelas Vigilâncias Ambiental e Sanitária, informou que os responsáveis pelo local foram orientados a não realizarem o evento, devido a interdição e as penalidades aplicadas. Porém, por volta de 20 horas, mediante contato da Polícia Militar, informando que a festa estaria sendo realizada, a Patrulha Covid retornou ao local, onde foi emitido um novo auto de infração para o proprietário, que irá receber uma multa com o valor dobrado, tendo em vista a reincidência da infração. A penalidade pode chegar ao valor de R$ 20 mil. Os fiscais constataram ainda, o descumprimento dos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, como ausência de uso de máscara de proteção, distanciamento social e disponibilização de álcool gel para higienização das mãos. A Polícia Militar acompanhou a dispersão do público presente ao local, de forma segura.
     Segundo a Vigilância Sanitária, o local prossegue interditado até a conclusão do processo administrativo, que será avaliado pelas autoridades sanitárias, com a possiblidade de encaminhamento à Polícia Militar e Ministério Público. 
     Mariela destacou que as equipes da Patrulha Covid continuam em ação nesta nova fase de retomada segura de enfrentamento a Covid-19, verificando o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. 
     As denúncias poderão ser feitas pelo canal Covizap pelo telefone 99917-2802.

Jovens de 15 anos com comorbidades começam a ser imunizados contra a Covid

arte vacina 200821 
     A Secretaria de Saúde inicia nesta sexta-feira, o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com 15 anos, que apresentam comorbidades.
     Os interessados poderão comparecer a UBS Brasilândia, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. Além dos jovens, também poderão ser imunizadas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham 15 anos, que apresentam comorbidades.
     A Secretaria de Saúde alerta que todas as pessoas deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos úlitmos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio. 
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19

Prefeitura retoma atendimentos com Odontomóvel

DIP 8817.MOV.00 00 05 05.Quadro001 
     A Prefeitura de Franca retomou as atividades dos atendimentos odontológicos primários oferecidos para as crianças das creches municipais, através do Odontomóvel, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pelo secretário de Saúde, Lucas Souza, esteve na manhã desta quinta-feira, no prolongamento do Jardim Ângela Rosa, verificando os atendimentos das crianças na Creche ‘Associação Fides Et Caritas' - Santa Rita’. A unidade que atende, atualmente, 104 crianças, está localizada na rua Francisca Ranux Elias, 1532.
     A estrutura do serviço do Odontomóvel compreende um veículo equipado com gabinetes odontológicos, que conta com dois cirurgiões dentistas da rede municipal, com a finalidade de oferecer serviços de promoção, prevenção e cuidados em saúde bucal, com orientações sobre a a escovação correta às crianças de 78 creches e creches escolas da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h. 
    Os atendimentos são prestados mediante a prévia autorização solicitada pelas equipes das creches aos pais. Em situações mais complexas, os casos são passados aos responsáveis e havendo interesse, encaminhados para o atendimento específico junto à Universidade de Franca, com quem a Prefeitura mantém convênio para esses procedimentos.
 

Equipes do SAMU-Franca salvam bebê de engasgamento

 
     Um atendimento emergencial prestado por uma das equipes locais do SAMU, na noite da última quarta-feira, na Região Oeste da cidade, possibilitou o salvamento de um bebê, com um mês de vida, que apresentava um quadro de engasgamento, enquanto estava sendo amamentada pela mãe Laríssa Cristina Pereira. A partir do acionamento da central 192, a família recebeu orientações e os procedimentos que deveria realizar, durante o deslocamento da viatura a residência. 
     Durante os protocolos de atendimento a paciente, a equipe do SAMU composta pelo médico Rafael Talarico, o enfermeiro Ricardo e o socorrista Clemente, conseguiu a pronta recuperação da bebê Lorena Rafaela, de 1 mês e 9 dias. O choro da criança foi um sinal de alívio e gratidão da mãe e demais familiares. Por orientação da equipe, preventivamente, a criança foi conduzida para ser avaliada e medicada no Pronto-Socorro Municipal ‘Magid Bachur Filho’, com quadro de obstrução das vias aéreas, com engasgo de leite.
     A equipe do Pronto-Socorro Infantil, com o médico Diogo Brito e os enfermeiros Aparecida Lima e Otávio, realizou os exames de praxe, inclusive raio-x, sem alterações, com estado geral normal. Diante disso, logo a pequena paciente foi liberada, com as recomendações para a amamentação e acompanhamento pelo médico pediatra na rede municipal de saúde.
     Para a mãe Larissa Cristina Pereira, a pronta orientação das equipes do SAMU e o atendimento presencial prestado, foram fundamentais para o sucesso do salvamento de sua filha. "Só tenho a agradecer pela presteza e atenção de toda a equipe,  desde quem atendeu ao telefone e nos orientou, àqueles que estiveram em casa e, depois no Pronto-Socorro. Muito obrigada, ajudaram a salvar nossa pequena Lorena", completou a mãe. 

Saúde inicia vacinação contra Covid para jovens de 16 anos com comorbidades

arte vacina 190821 
     Os jovens com 16 anos, que apresentam comorbidades poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta quinta-feira, 19, na UBS Aeroporto 1, no horário das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a disponibilibidade de doses. Além dos jovens, também poderão ser imunizadas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham 16 anos, que apresentam comorbidades.
     A Secretaria de Saúde alerta que todas as pessoas deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos úlitmos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio. 
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
 
 
Gestantes e puérperas com 16 anos, com comorbidades
     As gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), que tenham 16 anos e apresentam comorbidades poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no mesmo posto e horário acima citados, portando os documentos pessoais, comprovante de endereço, originais e cópia do cartão de Pré-Natal, laudo médico e declaração de nascimento da criança.
 
 
Pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades
     Os jovens com 18 anos ou mais, sem comorbidades, continuarão sendo atendidos nesta quinta-feira, nas UBS Ângela Rosa, Paulista, Guanabara e Santa Terezinha, das 07h30 às 16h. 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas sem comorbidades
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca 
     As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta quinta-feira, nas UBS Aeroporto 3 e Planalto, além do Internacional Esporte Clube, das 07h30 às 16h.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 16h, nas UBS São Sebastião, Progresso e Horto, além da UBS Paulistano, das 13 às 16h.
 
 
Orientação-  A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais