Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Patrulha Covid fecha bailes com aglomerações

foto1 
     As equipes de fiscais da Patrulha Covid estiveram em ação, no último final de semana e fizeram interdições em dois locais, onde ocorriam bailes funks, com aglomerações e descumprimento dos protocolos sanitários, em uma chácara na região do Residencial Zaneti e no Distrito Industrial. Também foram fechados, dois bares na avenida Paulo VI, além da intimação do proprietário de um depósito de bebidas. 
     De acordo com a responsável pela Vigilância Ambiental, é preciso que sejam respeitadas as normas e os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, especialmente, no tocante a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, em ambientes fechados e o distanciamento físico.
     Neste caso pontual da chácara, o responsável está com o estabelecimento na cidade interditado e buscou uma alternativa em outro endereço para realizar o evento, cometendo um crime extremamente grave.      Todos os envolvidos foram identificados e autuados, com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, sendo que o organizador e o proprietário do imóvel, onde ocorria o baile e o DJ, terão seus nomes encaminhados ao Ministério Público para medidas complementares.
     A Vigilância reforça que o intuito da fiscalização é preservar a saúde e a integridade das pessoas e evitar também, conforme muitas reclamações, a prática de perturbação do sossego público. 
     As denúncias e reclamações podem ser feitas pelo Covizap, no telefone 99917-2802.

Saúde estabelece novas diretrizes para sobras de vacinas da Covid-19

DIP 9031 copiar 
     A Secretaria de Saúde, por meio da Resolução 21, publicada no Diário Oficial do Município, estabelece novas diretrizes para a aplicação das sobras técnicas das vacinas contra a Covid-19. As alterações já estão em vigor desde a última sexta-feira. 
    O documento considera a inclusão de novos públicos-alvo no decorrer da campanha, com as ampliações das faixas etárias, postos de vacinação e volume de frascos distribuídos, aumentando a probabilidade das sobras técnicas, devido ao prazo de validade da vacina, após abertura dos frascos multidoses, com duração de 48 horas para a Astrazeneca, 6 horas para a Pfizer e Sinovac/Butantan, com 8 horas. Além do Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Estado de São Paulo, de 2 de Setembro de 2021 - 21ª atualização e o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que busca direcionar o uso da vacina para pessoas contempladas em alguns dos grupos priorizados, otimizando  as doses ainda disponíveis em frascos abertos, a fim de evitar perdas técnicas ao final do expediente.
     Desta forma, desde a última sexta-feira, as sobras técnicas das vacinas Astrazeneca e Pfizer, provenientes dos frascos abertos, deverão ser destinadas para a antecipação da segunda dose, conforme estabelecido na bula do imunubiológico, com intervalo mínimo de 60 dias, a partir da aplicação da primeira dose. Já as de Coronavac/Sinovac deverão ser direcionadas para a antecipação da terceira dose para pessoas com alto grau de imunossupressão com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja a segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado.  
     De acordo com a resolução, são considerados pacientes com alto grau de imonussupressão, as pessoas que apresentam imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH), em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise), pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias); drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe). 
 
     As pessoas interessadas em receber a dose das vacinas contra Covid-19, provenientes de sobra técnica, devem se cadastrar no site da Prefeitura, acessando o link https://www.franca.sp.gov.br/portal-transparencia/paginas/publica/sobra_vacinas_covid/index.xhtml.
     A convocação será feita pela Vigilância Epidemiológica, a partir dos dados informados no sistema de cadastramento. A pessoa convocada deverá comparecer ao posto de vacinação estipulado dentro do prazo de 45 minutos, desde que em tempo hábil para a aplicação dentro da validade da vacina, após a abertura do frasco, apresentando um documento com foto, CPF,  cartão de vacina com a 1ª dose e/ou 2ª dose, e relatório médico que comprove a imunossupressão (quando for o caso),  conforme determinado pela resolução.
 

Saúde imuniza adolescentes de 12 a 17 anos e prossegue com a aplicação da segunda e terceira doses

Vacinacao 
     Para a próxima segunda-feira, 13, a Secretaria de Saúde prossegue com a vacinação da primeira dose contra a Covid-19, para os adolescentes e jovens, na faixa etária de 12 a 17 anos.
     O atendimento será prestado das 07h30 às 16h, nas UBS Brasilândia, Aeroporto 3 e Horto, mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis, onde as pessoas deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovante de endereço.
     A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento.
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) continuará nesta segunda-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca -   A Secretaria de Saúde informa que para o recebimento da segunda dose, as pessoas deverão verificar a data agendada no cartão e, caso esteja no dia correto, deverão comparecer aos postos, apresentando o cartão para comprovar o recebimento da primeira dose e um documento de identidade com foto.  As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta segunda-feira, nas UBS Ângela Rosa, Santa Terezinha, Paulista, São Sebastião, Santa Clara, Leporace  e Guanabara, das 07h30 às 16h. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac -  Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e 07h30 às 16h, na UBS  Aeroporto 1.
 
 
3ª Dose - Idosos acima de 85 anos
     Para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, nesta segunda-feira, para as pessoas que tenham idade de 85 anos ou mais, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose, o atendimento será prestado no Internacional Esporte Clube, 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, além de um documento de identidade com foto.

Saúde tem equipe multidisciplinar para atendimento a pacientes acamados

DIP 8595.00 01 34 04.Quadro002 
     Um programa da Prefeitura de Franca, coordenado pela Secretaria de Saúde, tem alcançado resultados importantes na recuperação e estabilização de pacientes acamados, que foram acometidos por doenças e que passaram por um período de internação prolongada na cidade.
     Trata-se do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), que foi reestruturado neste ano e conta, atualmente, com uma equipe multidisciplinar, composta por médicas geriatras, enfermeira e técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, além dos motoristas. 
     Atualmente, a equipe está atendendo 31 pacientes, que foram encaminhados pelo Complexo Santa Casa, incluindo o AME, que estão acamados, dependentes por condições crônica ou aguda e que necessitam de auxílio de cuidados semanais. 
     O principal objetivo do SAD é oferecer um atendimento de qualidade a este paciente, com idade acima de 18 anos, que recebeu alta do hospital, recentemente, capacitando a família e ou cuidador, que passará a ser responsável pelo tratamento da pessoa, por um período de dois a três meses, podendo se estender por um prazo maior, dependendo das condições do paciente. 
     Os motivos de encaminhamento de pacientes para o atendimento são os mais diversos, dentre eles, pós-Covid (com o maior número de casos), AVC, internação prolongada, pneumonia, sequelas de AVC, câncer, dentre outros. 
     Após a avaliação da equipe de enfermagem, caso atenda aos critérios de elegibilidade do programa realizadas para o acolhimento do paciente, encaminhado pelos hospitais SUS, a equipe do SAD desenvolve um Plano Terapêutico Singular, que estabelece as diretrizes de atendimento, com a quantidade de visitas semanais, as ações que serão desenvolvidas por cada profissional e o tratamento que o paciente deverá receber, atendendo as suas necessidades. As visitas domiciliares ocorrem no mínimo, uma vez, podendo chegar até a três na semana, de acordo com as condições do beneficiado. 
    Segundo Alyne Hoth Trindade, uma das médicas do SAD, os resultados obtidos com o trabalho desenvolvido pela equipe são muito gratificantes, com a reabilitação dos pacientes no próprio domicílio. Ela destacou que cada profissional da equipe tem uma missão e funções específicas fundamentais para a recuperação do paciente. 
     De acordo com ela, as pessoas vítimas de Covid, que chegam com neuropatia importante, que não conseguem andar ou movimentar os membros inferiores e superiores, com o auxílio da equipe, por meio de atividades com a fisioterapeuta, elas voltam a andar. São passadas orientações para a adaptação da residência, proporcionando a família uma forma mais humanizada de cuidar do paciente, como a transferência da pessoa da cama para a cadeira de rodas, visando os cuidados de higiene e banho de sol. 
     Alyne Trindade destacou que os pacientes com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), com demência prévia, dentro de suas limitações são estimulados a executar o máximo de ações possíveis, evitando atrofias dos músculos, melhorando a movimentação física. Um paciente que apresentava total dependência, hoje, consegue se alimentar sozinho. 
     A assistente social oferece o suporte que o paciente precisa, incluindo informações e auxiliando para a obtenção de direitos sociais que, na maioria da vezes, são desconhecidos pela família. A nutricionista é responsável pelas orientações sobre alimentação e ajustes em dietas alimentares. Em algumas situações, os pacientes que faziam uso de sonda deixaram de utilizar o dispositivo.  
     A enfermagem tem papel fundamental na orientação aos cuidados gerais, como banho, limpeza da traqueostomia, cuidados com sonda, aferição dos sinais vitais, curativos em lesões complexas que são tratadas adequadamente para a cura ou estabilização do ferimento, evitando infecções, dentre outras ações no auxílio aos demais profissionais.
     A psicóloga inserida na equipe, neste ano, veio a agregar o trabalho e desenvolve uma função importante neste tratamento, tendo em vista que a família do paciente está fragilizada e precisa do suporte para se adaptar a nova realidade e demanda da pessoa. 
     Os pacientes que recebem alta do SAD são encaminhados e orientados a prosseguirem com o tratamento na Rede de Atenção Básica, possibilitando a inserção de novos pacientes. 
     O SAD trabalha de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17h e para aperfeiçoar ainda mais o acolhimento e o atendimento aos pacientes, conta com um aplicativo de Whatsapp, onde a família e o paciente atendidos têm contato direto com a equipe, podendo sanar dúvidas sobre sintomas, infecções agudas e medicamentos, que são avaliados pela equipe.  Este trabalho tem o objetivo de evitar internações.       Os casos mais urgentes são direcionados para o atendimento do SAMU e as unidades de urgência.
Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que o SAD tem um alcance social muito grande, pois possibilita a redução e até mesmo evita a internação de pacientes nos hospitais, pois possibilita um atendimento humanizado e melhoria da recuperação da pessoa. "O atendimento domiciliar diminui a distância entre a equipe de saúde e o paciente, criando vínculos que fortalecem o atendimento e que auxiliam na melhoria da qualidade de vida de toda a família", disse. 
     De acordo com ele, o programa permite ainda a otimização dos recursos hospitalares, promovendo a rotatividade dos leitos, o que reduz a permanência prolongada e o risco de infecções hospitalares. 
 
Depoimentos
     José Ricardo Peres Ortiz, 49 anos, encarregado de produção em fábrica de solados, casado e pai de duas filhas, foi acometido pela Covid-19 e teve o seu quadro agravado, o que levou a ficar entubado em tratamento, por um período de 34 dias.  
     Ortiz teve o pulmão bastante comprometido, afetando a respiração, teve dificuldades para se locomover e uma lesão (escara) para tratar, devido ao fato de ter ficado acamado por vários dias. Com o auxílio da equipe do SAD, já na primeira semana, voltou a se alimentar, a andar normalmente e recebeu os medicamentos para o tratamento.
     Segundo ele, foi uma surpresa grande receber em sua casa, uma equipe tão completa com vários profissionais, oferecida pela Prefeitura, que foi essencial para a evolução do seu quadro clínico. "Fui recebido com muito carinho, dedicação, com profissionais extremamente dedicados. Nasci de novo e ganhei uma vida nova. Dou uma nota de 100% para a equipe e só tenho a agradecer. Espero que esse trabalho continue, porque Franca merece. Com certeza, Franca é referência no Estado e até no país", disse. 
     Fernanda Barbosa, empresária, é filha do senhor Celso Barbosa, 85 anos, que tem Alzheimer e acamado, destacou que o SAD tem sido muito importante na vida de seu pai. Segundo ela, com a presença constante da equipe, ele que era totalmente dependente dos cuidados da família, voltou a alimentar sozinho e está em plena recuperação. "Em primeiro lugar, agradeço a Deus e depois ao Sad. O apoio é muito grande. É um trabalho que precisa ser muito valorizado. A equipe tem um carinho muito grande pelo meu pai e no dia que recebemos a visita do SAD, toda a casa fica feliz", comentou. 
 

Idosos prosseguem sendo imunizados com a terceira dose e adolescentes de 12 anos iniciam vacinação

Vacinacao 
     A Secretaria de Saúde prossegue nesta sexta-feira, 10, com a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas que tenham idade de 85 anos ou mais, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose. 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, além de um documento de identidade com foto, na UBS Paulistano, das 07h30 às 12h e nas unidades do Horto e Guanabara, das 07h30 às 16h. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas.
     Também nessas mesmas unidades e horários, será aplicada a segunda dose da vacina Coronavac/ Sinovac, de acordo com a data agendada no cartão para a complementação vacinal.  
 
 
Pessoas com 12 até 17 anos, sem comorbidades
 
     Nesta sexta-feira, 10, a Secretaria de Saúde inicia a imunização contra a Covid-19, para os adolescentes e jovens, na faixa etária de 12 a 17 anos, sem comorbidades e prossegue com a vacinação para pessoas, que têm comorbidades na mesma faixa etária, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 a 17 anos, além das pessoas que apresentam deficiência permanente, que tenham a mesma idade. 
     Os interessados poderão receber a primeira dose da vacina nas UBS Ângela Rosa, Aeroporto 1, Leporace e Santa Clara, além do Internacional Esporte Clube, das 07h30 às 16h. O atendimento será que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis, onde as pessoas deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovantes de endereço e de comorbidades ou laudos médicos, originais e cópia. A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19.
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais -  Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) continuará nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª Dose - Astrazeneca -   A Secretaria de Saúde informa que para o recebimento da segunda dose, as pessoas deverão verificar a data agendada no cartão e, caso esteja no dia correto, deverão comparecer aos postos, apresentando o cartão para comprovar o recebimento da primeira dose e um documento de identidade com foto.  As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta sexta-feira, nas UBS São Sebastião, Santa Terezinha, Paulista, Brasilândia e Progresso, das 07h30 às 16h. 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac -  Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e 07h30 às 16h, nas UBS  Horto e Guanabara.
 
2ª Dose - Pfizer - A segunda dose da vacina Pfizer poderá ser recebida nesta quinta, UBS Planalto, 07h30 às 16h. 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais