Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde cria cadastro para sobras técnicas de vacinas contra a Covid

DSC 5638 
      Em cumprimento ao decreto municipal nº 11.250, publicado nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município, a Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira, as diretrizes para a aplicação de sobras técnicas de vacinas da Covid-19. 
      A principal medida adotada é a abertura de um cadastramento, no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), onde os profissionais de saúde interessados em receber a dose da vacina proveniente de sobra técnica, após o encerramento do atendimento nos postos de vacinação, poderão se habilitar.
      De acordo com a resolução publicada na edição desta quarta-feira, 28, no Diário Oficial do Município, poderão ser atendidos, seguindo o cronograma atual, com prioridade, as equipes que estiverem, diretamente, envolvidas na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 e profissionais dos serviços de saúde, públicos e privados, de maior idade, sejam de urgência ou da Atenção Básica, que estão na linha de frente de atendimento aos casos suspeitos e confirmados da doença e que comprovem vínculo com hospitais e unidades de saúde. Também poderão se habilitar, os profissionais dos serviços de saúde, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais determinados pelo Documento Técnico – Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 - 9ª Atualização – Governo do Estado de São Paulo, e  que comprovem a vinculação ativa com o serviço de saúde, utilizando como critério de prioridade, os profissionais de maior idade.
      Com base no cadastro feito e os dados informados, as pessoas serão convocadas pela Vigilância Epidemiológica, por telefone, e deverão  comparecer na Unidade de Saúde indicada, dentro do prazo de 45 minutos, apresentando um documento com foto, CPF e a comprovação de atuação como profissional de saúde, conforme os critérios definidos pela resolução.
      Após a abertura dos frascos da vacina, o prazo de validade para a aplicação das doses é de 6 horas para a Astrazeneca e de 8 horas para Coronavac. 
      Todo o processo para a aplicação das sobras técnicas deverá ser acompanhado pelo Departamento de Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Controle Interno, de acordo com a determinação do prefeito Alexandre Ferreira.



Novo decreto
      Nesta quarta-feira, 28, também foi publicado o decreto 11.252, no Diário Oficial do Município, que determina ao Departamento de Ouvidoria, Corregedoria e Controladoria e Controle Interno, a máxima transparência na apuração dos fatos relacionados à aplicação das doses diárias e sobras técnicas da vacina contra a Covid-19. 
      O setor deverá entrar em contato com a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Câmara Municipal e o Observatório Social do Brasil, que poderão indicar, representantes para acompanhar os trabalhos de sindicância e apuração dos fatos. 
      Assim que foi informado sobre possíveis inconsistências na relação de vacinados contra a Covid, o prefeito Alexandre Ferreira determinou a abertura de sindicância para apurar o fato. O Departamento de Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Controle Interno deverá apresentar até está quinta-feira, um relatório preliminar da apuração, que está sendo feita. "Transparência e acompanhamento da comunidade são duas coisas das quais, eu não abro mão. O prefeito não tem como estar em todos os lugares, nem acompanhar tudo, bem de perto, ao mesmo tempo, como eu gostaria. Por isso, peço sua ajuda, nos apontando qualquer coisa que você ver de errado no serviço da prefeitura, aí perto da sua casa. É assim, juntos e agindo com muita franqueza, que vamos consertar a nossa cidade", reforçou Alexandre Ferreira. 

Idosos com 63 anos ou mais começam a ser imunizados contra a Covid

arte vacina 290421 
      A Secretaria de Saúde anunciou para esta quinta-feira, 29, o atendimento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para os idosos com 63 anos ou mais, em 9 postos de vacinação, sendo 8 UBS Estação, Ângela Rosa, Leporace, Aeroporto 1 e 3, Brasilândia, Guanabara e São Sebastião, das 07h30 às 16h e no posto Drive Thru do Parque Fernando Costa, das 8 às 17h.
      O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e para receber a vacina, a pessoa deve apresentar um documento de identidade com foto e o CPF. Para agilizar o atendimento, a orientação é para que façam o pré-cadastro pelo whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br
 
Segunda Dose
      Os profissionais de saúde poderão receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, nesta quinta-feira, 29, em 3 postos de atendimento, sendo as UBS Paulista e Parque do Horto, das 07h30 às 16h e no posto Drive Thru do Poliesportivo, das 8 às 17h.
      É necessário e indispensável, que as pessoas, antes de se deslocarem a aos postos de vacinação, confiram no cartão, a data agendada para o recebimento da segunda dose, obedecendo o intervalo de 28 dias, entre as vacinas para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.  Caso a data esteja correta, devem comparecer na unidade mais próxima, apresentando um documento de identidade com foto, o CPF e o cartão de vacinação para comprovar a primeira dose. 

Vacinação contra Gripe Influenza

Vacina Influenza 2904 
      A Secretaria de Saúde continua nesta quinta-feira, 29, com a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza, em 6 locais, atendendo as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), nas UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, todas das 7h30 às 13h.
      Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13 às 16h.

Prefeito determina auditoria na relação de pessoas vacinadas

DSC 5673 
            O prefeito Alexandre Ferreira determinou nesta terça-feira, 27, a abertura de sindicância e auditoria na relação de pessoas vacinadas contra a Covid-19, em Franca, de acordo com o decreto nº 11.250, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município, neste dia.
            A medida foi adotada após o registro de denúncias feitas por veículos de comunicação, sobre o descumprimento do atendimento ao público prioritário preconizado pelo Programa de Imunização do Ministério da Saúde e Governo do Estado, em detrimento à pessoas com idade inferior e que teriam sido imunizadas fora do período indicado, de forma antecipada.
            De acordo com o decreto, o Departamento de Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Controle Interno será responsável pela análise de toda a relação de pessoas vacinadas contra a Covid-19, na cidade, observando os critérios do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de apurar se pessoas receberam a vacina fora das exigências determinadas e se existe grau de parentesco destas com servidores públicos.
            A Secretaria de Saúde deverá publicar no prazo de 24 horas, os critérios preconizados para a aplicação das doses diárias sobressalentes e todo esse processo de aplicação das doses restantes deverá ser acompanhado pelo Departamento de Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Controle Interno.
            Alexandre Ferreira explicou que as vacinas que sobram nos frascos têm duração de 8 horas e precisam ser aplicadas. O Ministério da Saúde preconiza que sejam feitas em profissionais de saúde ou pessoas acima de 60 anos. Ainda de acordo com ele, na cidade, a determinação inicial era que as vacinas restantes dos frascos fossem ministradas, apenas em profissionais de saúde, tendo em vista que a quantidade de pessoas que aguardam a dose é grande. "Queremos saber se esta determinação foi descumprida. É inadmissível as pessoas passarem na frente, furarem a fila e receberem vacina fora daquilo que está no prazo. Não é um caminho viável, de um caminho de um governo descente e correto. Vamos apurar e punir os responsáveis e quem deu causa ao descumprimento", reforçou o prefeito. 

Saúde mantém segunda dose da vacinação

arte vacina 280421 
      A Secretaria de Saúde mantém nesta quarta-feira, 28, o atendimento para a segunda dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com 69 anos ou mais, nas UBS Ângela Rosa e Estação, das 07h30 às 13h. 
      É necessário e indispensável, que as pessoas, antes de se deslocarem a aos postos de vacinação, que confiram no cartão a data agendada para o recebimento da segunda dose, obedecendo o intervalo de 28 dias, entre as vacinas. Caso a data esteja correta, devem comparecer na unidade mais próxima, apresentando um documento de identidade com foto, o CPF e o cartão de vacinação para comprovar a primeira dose. 
      Para os profissionais de saúde, a orientação também é a mesma e os locais de atendimento são as UBS do Horto, das 07h30 às 13h e do Jardim Paulista, das 07h30 às 17h. 
      Para agilizar o atendimento, a orientação é para que façam o pré-cadastro pelo whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br. O atendimento dos demais públicos, segue na dependência do envio de novos lotes de vacina e serão divulgados, previamente, pela Secretaria de Saúde, através do site e páginas oficiais da Prefeitura, em redes sociais.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais