Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Campanha de combate à dengue continua em toda a cidade

      Em período de chuva intensa, o cuidado com o mosquito da dengue deve ser redobrado. Além das ações de combate ao Aedes Aegypti, que a Prefeitura vem realizando, a colaboração da população é de grande importância. Dada às chuvas constantes e o calor nessa época do ano, a proliferação do mosquito pode aumentar. Por isso, não se pode dar trégua ao mosquito.
     Com atitudes simples os moradores podem ajudar nessa “guerra” contra o mosquito, como manter o quintal limpo e retirar objetos que possam acumular água das chuvas e se tornar um criadouro. O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue e também da Zika, Chikungunya e febre amarela. Seu ciclo de vida leva cerca de 7 a 10 dias, por isso o combate deve ser feito semanalmente.
Bastam 15 minutos por dia para acabar com os criadouros do mosquito e todos podem ajudar com intervenções simples, como:

- Não deixe água parada.

- Tampe as caixas d'água, poços, caçambas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia na borda do pratinho.

- Redobre os cuidados com vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável, entre outros.).

- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

- Retire com frequência a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.

- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas.

- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

Secretaria de Saúde concluirá ADL na próxima segunda-feira

 

 

       A Secretaria de Saúde concluirá, na próxima segunda-feira, 20, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que prevê a visita a 4.200 imóveis distribuídos em diferentes bairros da cidade. A ação teve início na primeira semana de janeiro com o objetivo de se avaliar as regiões onde estão localizados os maiores índices de focos do mosquito Aedes Aegypti.

    As visitas são diárias e feitas pelos agentes de Controle de Vetores que, além de visitar os imóveis, conversam com os moradores orientando sobre a importância de se manter o quintal sempre livre de objetos que possam servir de criadouro do mosquito. Com o resultado, a Secretaria da Saúde poderá traçar ações com maior intensidade e direcionadas.

Atitudes simples podem evitar o foco do mosquito:



- Não deixe água parada em objetos que sirvam de criadouro do mosquito.

- Tampe as caixas d'água, tambores de água ou tonéis e cisternas

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque sempre areia na borda do pratinho.

- Redobre os cuidados com vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável, entre outros.).
- Não guarde pneus no quintal nem na calçada para evitar acumular água.

- Retire com frequência a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.

- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas.

- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças.

UBS do Guanabara também será revitalizada

      A Prefeitura inicia nesta semana as melhorias na UBS do Jardim Guanabara, dando continuidade a um trabalho que já contemplou diversos outros equipamentos públicos. A última reforma, compreendendo reparos gerais e pintura, foi feita na Escola Municipal ‘Profa. Haideê Maquiafave’, no Jardim Tropical e nesta Unidade Básica tem o propósito de oferecer melhores condições para a equipe de trabalho e aos usuários.

    Segundo um dos coordenadores da equipe do núcleo emergencial para esses serviços, criado pela Prefeitura, foi traçada uma estratégia para que trabalho seja realizado por etapas, sem a interrupção de nenhum atendimento. A Secretaria de Saúde na medida das condições vem dotando as repartições de condições mais apropriadas a humanização dos serviços, uma preocupação permanente para acolher bem aquelas pessoas que buscam atendimento, muitas vezes já bastante afetadas emocionalmente.

    Depois de concluir a programação de melhorias no Guanabara o plano da Prefeitura é levar os serviços para outra UBS, no Jardim Ângela Rosa e um terceiro momento no Jardim Planalto.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais