Email  

Saúde

Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra Poliomielite

 Polio original

       A Secretaria de Saúde anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) até o final deste mês. A ação teve início no dia 27 de maio e é destinada a crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
    A vacina está disponível em toda a rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e núcleos das ESFs (Estratégias de Saúde da Família), sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza, Paraty e Paineiras, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Os pais ou responsáveis deverão levar seus filhos para receber o imunizante, apresentando a carteira de vacinação.
    A Poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3 que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, eliminado no país desde 1994.
    De acordo com a Secretaria de Saúde, até a última sexta-feira, 14, foram imunizadas 3.218 crianças contra a Poliomielite.

Em menos de 40 dias, nova UBS realizou mais de 2 mil consultas e 4 mil procedimentos

 SAUDE Atendimento original

      Desde o dia 16 de abril, a UBS do Jardim Paraty começou a funcionar, atendendo a milhares de pessoas dos bairros da Região Sul. Um exemplo é a moradora Adolfina Jacinto, de 67 anos, que antes da inauguração precisava ir até a unidade do Jardim Ângela Rosa e agora conta com o atendimento próximo a sua casa. “Estou adorando a UBS (Unidade Básica de Saúde). Uma semana após a inauguração, eu já vim e a médica pediu vários exames, fiz um check-up e agora estou passando pelo psicólogo. Todos são muito atenciosos”.
      Assim como a Adolfina, outras 175 pessoas já passaram também pelo psicólogo. A nova unidade conta com farmacêutico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, dentista, técnica de saúde bucal e médicos clínicos gerais, além da equipe de enfermagem.
      De acordo com a Secretaria de Saúde, entre os dias 16 de abril e 10 de junho, foram prestados 2.474 atendimentos incluindo assistente social, dentista, enfermeiro, fonoaudiólogo e psicólogo. Atendimentos com médicos (ginecologista, matriciamento e clínico geral) foram 1.720. Já o número de procedimentos foi quase o dobro, 4.262. Estão incluídos nos procedimentos a vacinação, curativo, administração de medicação, aferição de pressão, entre outros.
      Marília da Conceição Lopes, mora no Residencial Zanetti e quando precisava tinha que se deslocar até o UBS do Jardim Aeroporto. “Agora ficou muito fácil, está praticamente ao lado de casa. Os agendamentos são mais rápidos. Nesta  semana mesmo já passei por um exame ginecológico”, disse a auxiliar de limpeza.
 
UBS Paineiras
      Outra unidade básica de saúde inaugurada recentemente foi a do Jardim Paineiras. Em uma semana de funcionamento, a unidade atendeu 181 pacientes. Atendimentos médicos foram 171 e procedimentos um total de 608.
      Na próxima semana, a Prefeitura deve entregar mais uma Unidade Básica de Saúde, a do bairro City Petrópolis. Nas três unidades, foram investidos mais de R$ 5 milhões com recursos próprios.
      Paralela às construções das UBSs, a Prefeitura realizou outras ações na cidade, sendo elas a revitalização das UBS nos bairros Vilas Santa Terezinha, São Sebastião, Jardim Aeroporto 3, Paulista, Estação, Parque Vicente Leporace, Jardim Guanabara, Ângela Rosa, Progresso, Paulistano, unidades do Jardim Luíza, Parque do Horto e bairro Santa Clara.
      Além disso, seguem as obras do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), orçado em R$ 40 milhões. O prédio fica no Jardim Botânico. Outra obra importante em andamento é a construção do Hospital Estadual, em área destinada pela Prefeitura na avenida São Vicente, com recursos do Governo do Estado de São Paulo.

Saúde promove a Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

 Conferencia Saude 1 original

          A Secretaria de Saúde realizou na tarde desta terça-feira, 11, a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Franca, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, atendendo ao Decreto Municipal 11.833 de maio deste ano.
      O evento realizado no Salão Azul contou com a participação de gestores e usuários da rede de saúde, que debateram o tema e apresentaram propostas para a formulação das políticas públicas na cidade.
      Após a cerimônia de abertura, leitura e aprovação do regimento interno, a programação contou com a palestra ministrada pela enfermeira Simone Pagnan Silva, reforçando as discussões sobre o tema da conferência.
      Ao final, foram eleitos três delegados que estarão representando a cidade nas etapas macrorregional e estadual.

Saúde realiza mutirão de vacinação contra pólio neste sábado

 Polio original

          A Secretaria de Saúde promove, neste sábado, dia 8, um mutirão de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) em oito Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 12h30, para crianças com menos de 5 anos.
      O 'Dia D', de âmbito nacional, faz parte da campanha iniciada no dia 27 de maio e que continua disponível para os atendimentos nas UBSs e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) até o dia 14 de junho.
      A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, reforçou a necessidade dos pais ou responsáveis levarem as crianças para serem vacinadas e apresentem a carteira de vacinação.
      A possibilidade de imunização no sábado tem o intuito de atender aqueles que não podem ir a um local de vacinação durante a semana. As oito UBss e ESFs que oferecerão a vacina são:
 
- UBS Aeroporto 1 (rua Dr. Cyro Eduardo Rosa Faleiros, 600)
- UBS Ângela Rosa (Rua Ângela Rosa Scarabucci, 691)
- UBS São Sebastião (Rua Amélio B. Campos, 603)
- UBS Estação (Av. Santos Dumont, 288)
- UBS Guanabara (Rua Jamil Abdala, nº 351)
- UBS Paraty (Av. Arthur da Costa e Silva, s/n)
- UBS Paineiras (rua 18, s/n)
- ESF Palma (Av. Leila Scarabucci Guimarães, 2842)
 

Equipe da Saúde da Família visita pacientes e oferece atendimento humanizado

 Visita domiciliar original

       Para auxiliar quem precisa de atendimento médico e não tem condições de sair de casa, a equipe da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da Vila São Sebastião vai até as residências e oferece o apoio multidisciplinar.
     Maria José, de 83 anos, é uma das pacientes assistidas pelos servidores. A aposentada precisa de atendimento de rotina e tem dificuldades de locomoção, razão pela qual o médico Caio Smanio e a equipe vão à sua casa. “A diferença que a gente tem de uma consulta normal no consultório com a domiciliar é que a gente consegue ter um contato mais profundo com a vida desse paciente, a condição que ele vive. É uma visão mais ampliada. A gente consegue enxergar o todo. É importante esse vínculo. Costumo dizer que o conceito de saúde não é só físico é biopsicossocial, envolve o ambiente social que ele está inserido, o psicológico, o financeiro”, explicou.
     Na visita desta quarta-feira, 5, as agentes de saúde aferiram a pressão da idosa e verificaram o prontuário médico. Quatro agentes acompanharam o atendimento. "São anjos que apareceram em minha vida. Todos os profissionais são muito prestativos. Eu só tenho a agradecer. Além da minha mãe, que hoje é atendida pela equipe, eles já cuidaram do meu irmão que chegou em casa após ficar um mês em coma. Hoje, ele já está praticamente recuperado. Sem esses profissionais, não sei o que seria da gente”, disse Sônia Regina de Melo, filha de Maria José.
     A visita domiciliar é realizada duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, no período da manhã. “Geralmente são três famílias atendidas por dia, o que dá uma média de atendimento com a equipe completa de 150 famílias por mês e as agentes de saúde fazem as visitas todos os dias. Cada agente chega a atender até 450 pessoas por mês, entre visitas domiciliares, grupos terapêuticos e atendimentos na unidade de saúde também”, explicou Amanda de Melo Ferreira, diretora da UBS São Sebastião.
     Para que a equipe faça a visita domiciliar, é preciso que o paciente seja acamado, tenha dificuldades de locomoção e seja cadastrado no território da unidade de saúde.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais