Email  

Saúde

Mutirão da Saúde para vacinação começa nesta quinta-feira no shopping

vacina original
 
       A Secretaria de Saúde realiza, nesta quinta e sexta-feiras, um mutirão de vacinação em parceria com o Franca Shopping, que receberá a iniciativa das 11 às 17 horas.
      Quinze servidores estarão próximos ao espaço de brinquedos e recreação do shopping para aplicar as vacinas contra febre amarela, dTpa (difteria, tétano e coqueluque), HPV e Meningo ACWY.
      A vacina de febre amarela deve ser aplicada a partir de 9 meses, com reforço aos 4 anos. Caso a criança tenha recebido apenas uma dose do imunizante antes de completar 5 anos, deverá receber um adicional, independentemente da idade, respeitando o intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.
      Os adolescentes também poderão receber imunizantes, como o HPV (dos 9 aos 19 anos) e da Meningo ACWY, sendo dose única dos 11 aos 14 anos.
      Já a dTpa é indicada em caráter excepcional para trabalhadores de saúde que atuam na área da ginecologia, parto e pós-parto imediato, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), UCIs (Unidades de Cuidados Intensivos), neonatal, berçários e creches (que atendem crianças até 4 anos) e doulas.
      Além da imunização no shopping, em que é necessário estar com a documento pessoal e carteira de vacinação, as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e as Estratégias da Saúde da Família, das 8 às 16 horas, estão de portas abertas para vacinar a população. “É muito importante que o calendário de vacinação esteja em dia. Assim, todos ficam protegidos”, orientou Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
       O Franca Shopping fica na avenida Rio Negro, 1.100, no Jardim Roselândia. Para a gerente de marketing do centro de compras, Angelique Apolinário, esta parceria com a Prefeitura é positiva. “A ação de vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde, reforça essa missão ao facilitar o acesso a imunizações essenciais em um ambiente de grande circulação. Estamos muito felizes em contribuir para a ampliação da cobertura vacinal e convidamos todos a aproveitarem essa oportunidade para se protegerem e cuidarem da saúde”, ressaltou.

‘Arrastão da Dengue’ recolhe 24 toneladas de materiais em 4 sábados

Arrastao Dengue original
 
      As quatro edições do ‘Arrastão da Dengue’ resultaram na recolha de 24 toneladas de materiais inservíveis em quatro finais de semana, desde o dia 18 de janeiro. Trata-se de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de controlar os criadouros do mosquito e prevenir a propagação da doença.
      A edição mais recente aconteceu no último sábado, 8. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, 1.230 quilos de materiais foram recolhidos na região da Vila Santa Terezinha.
      O mutirão já foi realizado nas regiões da Vila São Sebastião, Jardim Aeroporto 3 e Leporace.
      Durante o ‘Arrastão’, além de orientação de como eliminar os criadouros do mosquito, os servidores recolheram materiais inservíveis que poderiam acumular água.
         Do início de janeiro até esta segunda-feira, 10, Franca contabilizou 405 casos positivos de dengue.

Saúde fará mutirão de vacinação no shopping

vacina original
 
      Como forma de incentivar a imunização, a Secretaria de Saúde realiza, na próxima semana, um mutirão de vacinação no Franca Shopping, que fica na avenida Rio Negro, 1.100, no Jardim Roselândia.
      A ação acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 11 às 17 horas. Quinze servidores estarão próximos ao espaço de brinquedos e recreação do shopping para aplicar as vacinas contra febre amarela, dTpa (difteria, tétano e coqueluque), HPV e Meningo ACWY.
      A dTpa é indicada em caráter excepcional para trabalhadores de saúde que atuam na área da ginecologia, parto e pós-parto imediato, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), UCIs (Unidades de Cuidados Intensivos), neonatal, berçários e creches (que atendem crianças até 4 anos) e doulas.
      Já a de febre amarela deve ser aplicada a partir de 9 meses, com reforço aos 4 anos. Caso a criança tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma adicional, independentemente da idade, respeitando o intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.
      Os adolescentes também poderão receber imunizantes, como o HPV (dos 9 aos 19 anos) e da Meningo ACWY, sendo dose única dos 11 aos 14 anos.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância da parceria com o Franca Shopping. “Por ser em um local com grande fluxo de pessoas, esta ação ajudará a imunizar nossa população, que também pode se vacinar nas nossas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e nas Estratégias da Saúde da Família, das 8 às 16 horas.

Prefeitura divulga resultado para Residência Médica

Secretaria de Saude original
 
      Foi divulgado nesta semana, no Diário Oficial do Município, o resultado da prova objetiva e análise curricular para o processo seletivo para Residência Médica. No total, 18 inscritos foram selecionados.
      Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula a partir desta sexta-feira, 7, até o dia 14, na Secretaria de Saúde (avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador), das 9 às 13 horas. O início do programa, que contempla o trabalho em medicina de família e comunidade nas unidades de saúde, será em 1º de março.
      O nome dos selecionados pode ser conferido no Diário Oficial do dia 5 de fevereiro, pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2703-05022025.pdf .
 
 

Santa Terezinha recebe 'Arrastão da Dengue' neste sábado

visita agentes de saude original
 
      O combate à dengue continua. Neste sábado, 8, as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente realizarão mais um “Arrastão da Dengue” desta vez na Vila Santa Terezinha, na Região Norte, a partir das 8 horas.
      De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, o bairro apresentou um alto índice de concentração de larvas do mosquito. “A Vigilância realizou um levantamento chamado ADL (Avaliação de Densidade Larvária), uma atividade que identifica a presença de larvas Aedes aegypti. O objetivo é controlar os criadouros do mosquito e prevenir a propagação da doença. As regiões que registraram os maiores índices foram Leporace, Santa Terezinha e Jardim Tropical”, disse.
      Franca contabilizou, desde o início de janeiro, 390 casos da doença. O número é menor se comparado ao mesmo período do ano passado, que atingiu 635 pessoas. “Nós precisamos da ajuda da população para controlar o avanço da doença. A luta contra a dengue é de todos. A comunidade precisa vistoriar seus imóveis e eliminar qualquer objeto, que possa se tornar um criadouro do mosquito transmissor da doença”, ressaltou.
      Durante o “Arrastão”, além de orientação, os agentes irão recolher materiais inservíveis, como sofás, mesas, cadeiras e outros itens que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
      Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, ressalta que a população deve colocar os objetos nas calçadas para que sejam recolhidos pelos agentes. Objetos menores como vasos, garrafas e outros, deverão ser colocados em sacos plásticos.
      O mutirão já foi realizado nas regiões da Vila São Sebastião, Jardim Aeroporto 3 e Leporace. Ao todo, foram recolhidas mais de 22 toneladas de materiais.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/