Email  

Saúde

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 08 29 at 16.11.33
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta terça-feira, 30, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Planalto, Paulista, Aeroporto 3, Santa Clara e Progresso, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza e Esmeralda, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Paulistano, Leporace, Guanabara, Aeroporto 1 e Santa Terezinha, das 8 às 19h.
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulista, Planalto, Aeroporto 3, Santa Clara e Progresso, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Saúde amplia vacinação da Covid para crianças de 3 e 4 anos população geral

 Vacinacao
     A Secretaria de Saúde informou que, a partir da próxima segunda-feira, 29, irá estender a aplicação da primeira dose da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos da população em geral. Até a última sexta-feira, o imunizante estava disponível apenas para as crianças nesta faixa etária, com comorbidades e deficiências, atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde. 
     Desta forma, a partir de segunda-feira, os pais e responsáveis poderão levar os seus filhos, nesta idade, população geral, comorbidades e com deficiência, na UBS Leporace, no horário das 8 às 19h, para receberem o imunizante, apresentando o CPF da criança. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac deverá ser de 28 dias. 
      Segundo a Secretaria de Saúde, a população total estimada na faixa etária de 3 e 4 anos é de 9.478 crianças.
      Até a última quinta-feira, a Secretaria de Saúde contabilizou a aplicação total de 842.078 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo  320.157 para a primeira dose, 289.432 da segunda aplicação, 174.353 para a terceira dose e 58.130 referentes a quarta aplicação.
 
 
1ª DOSE (3 E 4 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderá ser aplicada na UBS Leporace, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.
 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Brasilândia, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Santa Terezinha, no horário das 8 às 19h.
 
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, além da quarta dose para 40 anos ou mais, profissionais de saúde e quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, nas UBS's Guanabara e Aeroporto 1, no horário das 8 às 19h. 
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE  / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e terceira doses para 18 anos ou mais, a 4ª dose para pessoas, com 40 anos ou mais, profissionais de saúde e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas na UBS Paulistano, no horário das 8 às 19h.
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 08 26 at 15.29.21
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para a próxima segunda-feira, 29, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Planalto, Paulista, Aeroporto 3, Santa Clara e Progresso, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza e Esmeralda, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Paulistano, Leporace, Guanabara, Aeroporto 1 e Santa Terezinha, das 8 às 19h.
     Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulista, Planalto, Aeroporto 3, Santa Clara e Progresso, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Por falta de matéria prima, laboratórios têm dificuldade em entregar remédios comprados pela Prefeitura

 pexels cottonbro 3923157
     A indisponibilidade de alguns insumos para a produção de medicamentos, no mercado nacional e internacional, tem preocupado a Secretaria de Saúde. 
    As matérias-primas utilizadas na fabricação de medicamentos são, em sua grande parte, importadas de outros países, sendo atingida fortemente com o avanço da pandemia em todo o mundo, dificultando a fabricação e zerando estoques, segundo os fornecedores. 
     Medicamentos como antibióticos, antitérmicos, anti-inflamatórios refletem a ausência de insumos, o que prejudicou e gerou a instabilidade produtiva desses fármacos, visto que a maioria dos insumos são importados.
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, esclarece que a secretaria já realizou compras de vários medicamentos. Porém, as Indústrias Farmacêuticas justificam a dificuldade na aquisição de ativo com os principais importadores da Índia e China. 
     Segundo ela, alguns fornecedores já foram notificados, extrajudicialmente e a secretaria tem buscado efetuar outras formas de aquisição para garantir o atendimentos dos pacientes. 
     Ainda de acordo com a secretária, os profissionais da rede municipal são orientados a prescreverem medicações, com composições padronizadas pelo sistema municipal de saúde. A situação atinge não apenas a rede pública, mas também o sistema particular, como hospitais e farmácias.

Saúde Visual auxilia na identificação de estudantes com dificuldades de aprendizado

 DSC 4958
     O Programa 'Saúde Visual nas Escolas', colocado em prática pela Prefeitura de Franca, através de uma ação integrada das Secretarias de Educação e Saúde, está possibilitando, preventivamente, identificar na rede de ensino, os estudantes com dificuldades de aprendizado em decorrência de problemas visuais. Dois profissionais oftalmologistas seguem percorrendo, semanalmente, as unidades de ensino, um em cada período, mediante prévio agendamento conduzido pelo Centro Oftalmológico e oferecendo esses atendimentos em um gabinete móvel.
     Esse acompanhamento começou no primeiro semestre com os estudantes da Escola de Educação Básica ‘Emília Tarantelli’, na Cidade Nova e já passou por unidades do Parque Progresso, Santa Rita, Recanto Elimar, Santa Bárbara, Jardim Aeroporto 3 e Jardim Primavera e, hoje, está no Jardim Paraty, onde  mais de 700 crianças passaram por atendimento. Antes da realização da consulta, os estudantes passam dentro das salas de aula, sob a responsabilidade da professora, por uma triagem preliminar, mediante testes que permitem identificar se a criança está com limitações no enxergar.
     Mais 2 mil crianças passaram por esses testes nas unidades até o momento, visitadas pelos oftalmologistas. Dessas, em torno de 950 foram encaminhadas para serem atendidas pelos médicos, sendo que alguns estudantes receberam prescrições para a utilização de óculos.  
     A Secretaria de Saúde fornece as armações e as respectivas lentes, atendimento esse que é priorizado para famílias carentes. 
 
Escolas atendidas 
     Durante este ano, foram atendidos os estudantes das Escolas Municipais ‘Emília Tarantelli’, na Cidade Nova; ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso; ‘Christiane Dezuani’, no Recanto Elimar; ‘Fausto Alexandre Teodoro’, no Jardim Santa Bárbara e, por fim, ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3, da  Emeb ‘Paulo Freire’, no Jardim Aviação e deste a semana as consultas estão concentradas na Emeb ‘Profa. Maria Antônia Stevanato’, no Jardim Paraty. Nesta unidade, passaram pela triagem 164 estudantes, que estão sendo examinados, uma média de 50, em cada sexta-feira, com previsão de término para o próximo dia 2.
     O objetivo do Programa 'Saúde Visual nas Escolas' é a prevenção, onde os pais das crianças têm contato com os profissionais de saúde e o atendimento permite identificar possíveis limitações de visão apresentadas em sala de aula, por meio do diagnóstico. A partir de cada situação é disponibilizado, através dos serviços na rede, o atendimento adequado para melhorar o processo de aprendizado.
     No último bairro, onde a equipe esteve, foram atendidas 124 crianças previamente triadas da Escola Municipal ‘Paulo Freire’, no Jardim Aviação.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais