Email  

Saúde

Pronto-Socorro "Dr Álvaro Azzuz" volta a atender casos clínicos e gerais

 PS copiar
       O prefeito Alexandre Ferreira anunciou que a partir desta sexta-feira, 18, o Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz" retomará os atendimentos clínicos e gerais de urgência, deixando de ser, exclusivamente, polo para Síndrome Gripal e Covid-19.
      Segundo ele, a decisão foi adotada, tendo em vista a queda na quantidade de atendimentos para Síndrome Gripal e a realização de testes de Covid-19, na unidade. 
      Segundo um levantamento da secretaria, neste período de dois meses e 12 dias, desde o dia 5 de janeiro até esta quinta-feira, 17, foram prestados mais de 61,7 mil atendimentos no pronto-socorro, com o registro da maior demanda em janeiro, sendo 1.354 e 1.299 atendimentos nos dias 18 e 14 de janeiro, respectivamente. "Tivemos que tomar uma série de medidas, como transformar três UBS’s e o PS Álvaro Azzuz, em unidades exclusivas para atendimento Covid. Hoje, temos cerca de 100 pessoas que procuram o pronto-socorro, com suspeitas da doença e já retomamos o atendimento normal nas três UBS e a partir desta sexta-feira, voltamos os atendimentos clínicos de urgência no      Pronto Socorro", explicou o prefeito. 
       Ferreira ressaltou que a partir desta sexta-feira, o Pronto-Socorro passará a ter atendimento misto, ou seja, para casos clínicos gerais e também para Síndromes Gripais, mas com alas separadas. Os pacientes que apresentarem sintomas de Síndrome Gripal serão encaminhados para uma ala específica, contendo médicos designados para esses atendimentos. O mesmo acontecendo para a clínica geral. 
       Com essas medidas, a Prefeitura irá desafogar o atendimento das UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento), que apresentam estrutura e capacidade reduzidas, em comparação ao pronto-socorro de referência. Durante este período de 5 de janeiro até o momento, as UPAS registraram, juntas, 63.678 atendimentos, sendo 33.820 na unidade do Aeroporto e 29.858 no Anita.
       O chefe do Executivo comentou ainda que essa nova etapa está sendo alcançada, devido ao esforço coletivo de todos, somando as ações implantadas pela administração, com a contratação de novos profissionais, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde, médicos, implantação da tenda e a aquisição de testes de Covid, dentre outros e a contrapartida da população, que têm procurado a imunização, como forma de proteção contra a doença, sem contar o cumprimento dos protocolos sanitários. "Diariamente, a secretaria faz o acompanhamento da quantidade de atendimentos, casos e testes contra a Covid realizados e graças ao conjunto de ações implantadas está sendo possível o avanço para esta nova etapa. Porém, é importante que as pessoas que estão em atraso com o calendário vacinal, procurem os postos e recebam as doses necessárias para a complementação do esquema vacinal. Essa atitude é muito importante para seguirmos vencendo a guerra contra o vírus", alertou o prefeito. 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina17mar original

 

     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quinta-feira, estarão disponíveis as UBS's Santa Terezinha, Brasilândia, Estação e Aeroporto 1, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para quinta-feira

Vacinacao original

 

 A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 17, contempla 12 postos de vacinação, com novo horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h.
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para esta quinta-feira, 17, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS’s Luíza, Progresso e Santa Clara, das 8h às 16h. 
      As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
 2ª DOSE (6 ANOS A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A segunda dose para crianças de 6 a 11 anos estará disponível nas UBS's Leporace, Ângela Rosa e Paulista, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
 
1ª DOSE ( 12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas com 12 a 17 anos, segunda dose para pessoas na faixa etária de 12 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta quinta-feira, nas UBSs Horto e Paulistano, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
   As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A segunda dose para crianças de 12 anos ou mais estará disponível nas UBS's Leporace, Ângela Rosa e Paulista, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, CPF, comprovante de residência e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN
     A primeira e terceira doses da vacina Janssen para pessoas com 18 anos ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 3, São Sebastião e Planalto, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
 
2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
     A segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca poderão ser recebidas nesta quinta-feira, na UBS Guanabara, das 8 às 16h, mediante a apresentação do comprovante de recebimento das doses anteriores. 

Saúde programa novo mutirão para vacinação neste sábado

DSC 3394 original
 
    A Secretaria de Saúde anuncia para este sábado, 19, a realização de mais um mutirão para a imunização contra a Covid-19.
   Neste dia, estarão abertas 6 Unidades Básicas de Saúde, sendo as UBS's Estação, Guanabara, São Sebastião, Brasilândia, Aeroporto 3 e Horto, que estarão funcionando em horário diferenciado, das 9 às 15h, visando atender às pessoas, que trabalham ou têm compromissos particulares também no sábado
   Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou que serão disponibilizadas a primeira, segunda e terceira doses dos imunizantes contra a Covid-19, para pessoas com idade a partir de 5 anos, visando a vacinação das pessoas que ainda não se imunizaram ou precisam completar o calendário vacinal. 
   Segundo ela, essa é mais uma oportunidade oferecida pela Prefeitura, visando atender os francanos, que durante a semana, não têm disponibilidade de comparecerem as unidades para a imunização, devido a compromissos de trabalho, escola, dentre outros. 
   Ela alertou às pessoas que têm agendamento da segunda e terceira doses para que compareçam aos postos para atualizem o calendário de imunização, aumentando a proteção contra a Covid-19. Os interessados deverão utilizar máscara de proteção, tendo em mãos, os documentos pessoais, comprovante de endereço para o recebimento da primeira dose, além do cartão de vacinação para comprovação das segundas e terceiras doses. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. O atendimento será prestado, mediante a distribuição de senhas. 
    Durante os próximos dias, a secretaria fará a divulgação das doses e as unidades já determinadas, que estarão disponibilizando os imunizantes. 
    De acordo com a Secretaria de Saúde até esta segunda-feira, foram aplicadas 736.851 doses, sendo 316.211 para a primeira dose, 277.606 para a segunda aplicação e para a dose de reforço 143.034.

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina16mar original
 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quarta-feira, estarão disponíveis as UBS's Santa Terezinha, Brasilândia, Estação e Aeroporto 1, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
    Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais