Email  

Saúde

Prefeitura inicia as Teleconsultas sobre síndromes gripais e Covid-19

 IMG 3188
     Está em funcionamento o novo canal direto com a população, criado pela Prefeitura de Franca para os atendimentos de pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19, o Projeto de Teleconsulta. Essa novidade foi apresentada pelo prefeito Alexandre Ferreira, na última semana, onde o intuito é facilitar o acesso das pessoas ao tratamento preventivo e também diminuir os riscos de contaminações. 
     A partir desta segunda-feira, a Secretaria de Saúde colocou uma equipe médica e estrutura tecnológica para oferecer as consultas on-line, sem que a pessoa precise sair de casa. As primeiras Teleconsultas foram oferecidas pela equipe de médicos nesta segunda-feira, com os encaminhamentos de acordo com a situação de cada paciente.
     A estrutura montada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), que funciona em uma das UBS da região Oeste da cidade possibilita a oferta de 60 consultas/dia e até 300 por semana. 
     Neste primeiro dia de funcionamento do novo sistema, a paciente mais nova tinha 18 anos e a mais velha, 94. Naiara Pereira da Silva,  de 31 anos, moradora da Chácara São Paulo, região Oeste da cidade, foi uma das primeiras a passar pela consulta por videochamada. Ela elogiou o atendimento, destacando que o médico foi atencioso e claro nas explicações. Diagnosticada com Covid-19, disse estar se restabelecendo, mas tossindo um pouco e espera estar recuperada em breve.
 
Orientações sobre a Teleconsulta
     A Teleconsulta é uma forma de consulta médica usando a tecnologia, por videochamada, onde o paciente pode conversar com o médico, através do telefone celular. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O médico avalia o paciente e pode solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário. 
     Devem buscar o serviço, os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, caso tenha recebido resultado positivo para Covid, que tenham tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar. Devem agendar o atendimento pelos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923, ou enviando mensagens de Whatsapp para o número (16) 3711-1999, além do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 
     A Teleconsulta é individual e intransferível e os usuários devem manter o cadastro atualizado no Sistema da Rede Municipal de Saúde, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a casa do interessado. 
     O paciente deverá possuir número de telefone, que tenha o aplicativo Whatsapp e que seja o mesmo cadastrado na UBS. O aparelho seja celular, computador ou tablet deve ter câmera e microfone, além de conexão com a Internet. 
     A recomendação é que o paciente esteja disponível pelo menos 10 minutos antes do horário agendado e atenda o aparelho, no momento em que o profissional da saúde efetuar a ligação. A Teleconsulta é um procedimento sigiloso, onde o paciente deve estar em um ambiente silencioso e fechado, com boa iluminação e que tenha privacidade para ouvir bem e responder com clareza o que lhe for perguntado. 
     A pessoa deverá ter em mãos, papel e caneta para fazer anotações e orientações que serão passadas pelo profissional da saúde. Caso o paciente tenha algum equipamento de saúde, que possa ajudar o médico na teleconsulta como lanterna, termômetro, esfigmomanômetro (o aparelho de aferir a pressão), oxímetro de pulso (o aparelho que colocamos na ponta do dedo para avaliar a oxigenação) é indicado que verifique, com antecedência, se está em bom funcionamento (e com pilhas) e deixe reservado para o momento que receber a ligação.

Prefeito entrega ambulância a Secretaria de Saúde

 DSC 2866
     O prefeito Alexandre Ferreira entregou na manhã desta sexta-feira, uma nova ambulância, modelo Master Grand Fugão, ano 2021/22, destinada ao transporte de pacientes atendidos pela rede pública. O ato teve como local o pátio da Secretaria de Saúde, na Vila Imperador, onde também participaram o vereador Pastor Sérgio Palamoni e o secretário da pasta, Lucas Souza.
     A transferência do veículo ao município, mediante convênio firmado pela Prefeitura com a Secretaria de Estado da Saúde, tem em sua origem emenda parlamentar de autoria do deputado Carlos Cezar, a quem o prefeito externou o seu agradecimento, lembrando que ela será de extrema importância. Para se ter uma ideia, a Prefeitura oferece, gratuitamente, mediante agendamento prévio, que pode ser feito de segunda a sexta-feira, na própria Secretaria de Saúde, o serviço de transporte interno e externo (fora da cidade), levando e buscando pacientes para tratamento em hospitais, clínicas e ambulatórios.
     De acordo com as informações do Setor de Transporte de Pacientes da Secretaria de Saúde, diariamente, são transportadas dentro do município, em média de 50 a 60 usuários, sem contar as remoções permanentes que são realizadas junto aos dois Prontos-Socorros (adulto e infantil) e respectivas UPAS, nos Jardins Aeroporto I e Anita, todos com funcionamento 24h por dia. Somando-se a esse serviço, a Prefeitura mantém o transporte para fora do domicílio, com outras ambulâncias circulando, diariamente, levando pacientes em grupo ou individualmente, quando a situação assim exige.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para esta segunda-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta segunda-feira, 7, contempla 10 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.

 

1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para segunda-feira, 7, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Progresso, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
    Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.



1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD / CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's São Sebastião, Horto, Aeroporto 3 e Planalto, das 7h30 às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.



1ª DOSE (12 A 17 ANOS) 2ª E 3ª DOSES (ACIMA DE 18 ANOS) / 4ª DOSE (IMUNOSSUPRIMIDOS) - PFIZER
      A primeira, segunda e terceira doses para as gestantes e puérperas, além da aplicação da segunda dose para pessoas acima de 18 anos e também a quarta dose para imunossuprimidos da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta segunda-feira, 7, nas UBS's Guanabara, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e Paulista, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 28 dias. Já o intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira e segunda doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 18 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 18 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.



1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas  com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas nesta segunda-feira, 7, nas UBS's São Sebastião, Horto, Aeroporto 3 e Planalto, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .



2ª DOSE - JANSSEN
     Para segunda-feira, 7, será aplicada na UBS Ângela Rosa, das 7h30 às 16h, a dose adicional da vacina Janssen. 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2022 02 04 at 14.53.26 1
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para segunda-feira, 7, estarão disponíveis as UBS's Estação, Leporace e Paulistano, funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Prefeitura cria Serviço de Teleconsulta. Agendamentos têm início nesta sexta-feira

 tele consulta
     A partir desta sexta-feira, 4, a rede municipal de Saúde passará a contar com o Serviço de Teleconsulta para o atendimento aos pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19.
     A criação do novo serviço, até então disponível apenas na rede particular, foi anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira, na tarde desta quinta-feira, 3 e consiste em mais uma ação para ampliar o atendimento aos pacientes, principalmente, os que estão em isolamento domiciliar, devido a apresentação de sintomas gripais ou de Covid-19.
     Alexandre Ferreira explicou que a Teleconsulta é uma modalidade de consulta médica, que utiliza a tecnologia por videochamada, onde o paciente pode conversar com o médico, através do telefone celular. Segundo ele, o novo sistema que vai funcionar de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 16h, vai agilizar a oferta de consultas neste momento de pandemia. O médico vai avaliar o paciente e poderá solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário. A estimativa inicial de atendimento é de 300 pessoas, por semana, com possibilidade de ampliação, de acordo com avaliação e acompanhamento diário. Nesta fase inicial, 5 profissionais médicos estarão prestando o atendimento. 
     Os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, caso tenha recebido resultado positivo para Covid, tenha tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar, poderão agendar o atendimento a partir desta sexta-feira, 4, por meio dos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923, pelo envio de mensagens de Whatsapp para o número (16) 3711-1999 ou ainda pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As consultas terão início a partir da próxima segunda-feira, 7. 
     Para o prefeito Alexandre Ferreira, as medidas adotadas e a união de todos são essenciais para o enfrentamento a Covid-19. "Já transformamos três UBSs em atendimento exclusivo de Covid, implantamos o teste rápido, contratamos mais colaboradores para a saúde e estamos abrindo mais leitos de UTI. É com união e com responsabilidade, que vamos vencer o vírus", destacou o prefeito. 
 
 
Orientações - Teleconsulta
     A Teleconsulta é individual e intransferível. A Secretaria de Saúde orienta que a população mantenha um cadastro atualizado no Sistema da Rede Municipal de Saúde, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a casa do interessado. 
     O paciente deverá possuir número de telefone, que tenha o aplicativo Whatsapp e que seja o mesmo cadastrado na UBS. O aparelho seja celular, computador ou tablet deve ter câmera e microfone, além de conexão com a Internet. 
     A recomendação é que o paciente esteja disponível pelo menos 10 minutos antes do horário agendado e atenda o aparelho, no momento em que o profissional da saúde efetuar a ligação. A teleconsulta é um procedimento sigiloso.  Portanto, o paciente deverá estar em um ambiente silencioso e fechado, de preferência com boa iluminação e que tenha privacidade para a realização da consulta. 
     A pessoa deverá ter em mãos, papel e caneta para fazer anotações e orientações que serão passadas pelo profissional da saúde.
     Caso o paciente tenha algum equipamento de saúde, que possa ajudar o profissional na teleconsulta como lanterna, termômetro, esfigmomanômetro (o aparelho de aferir a pressão), oxímetro de pulso (o aparelho que colocamos na ponta do dedo para avaliar a oxigenação) é indicado que verifique, com antecedência, se está em bom funcionamento (e com pilhas) e deixe reservado para o momento da teleconsulta.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais