OProjeto Saúde em Ação, colocado em prática pela Prefeitura de Franca através de suas equipes da Secretaria de Saúde, é uma iniciativa que está incentivando as práticas saudáveis entre os pacientes
Saúde
Saúde monta plantão de vacina no Shopping
Na reta final da campanha de vacinação contra a gripe Influenza, a Secretaria de Saúde inicia partir dessa terça-feira, seguindo até o dia 30, um plantão que funcionará das 16 h às 19 h no Franca Shopping
Festival movimenta grupos da terceira idade
Com o slogan ‘Vida saudável é vida Ativa’, a Prefeitura organizou na manhã dessa sexta-feira na quadra da rua Amazonas, no Jardim Paulista, um Festival Esportivo reunindo grupos da terceira idade de várias regiões da cidade. Um dos objetivos, depois do sucesso que foi a iniciativa no ginásio do Parque Vicente Leporace, há duas semanas, que reuniu mais de 100 pessoas praticando exercícios e jogando voleibol adaptado, entre homens e mulheres, foi de fortalecer as relações entre os participantes e atrair aqueles que resistem aos convites para desenvolver alguma atividade esportiva.
Na ocasião foi divulgado e pedido aos participantes que incluam em suas programações a próxima quarta-feira, 29, Dia do Desafio, em que Franca disputará contra a cidade carioca de Nova Iguaçu. Junto com a prática de alguma atividade física por 15 minutos as pessoas devem comunicar pelo telefone: 3723-9500.
Na quadra da rua Amazonas, cujo ginásio é locado pela Prefeitura para realização de aulas das escolinhas para crianças e idosos, a movimentação começou antes das 7 horas, com a chegada de caravanas vindas do Leporace, Jardim Redentor, Brasilândia e Jardim Aeroporto. Durante parte da manhã foram organizados torneios depois de um breve aquecimento com todos os presentes, envolvendo grupos de mulheres e homens. E no final houve uma confraternização com refrigerantes e bolos levados por cada um deles.
Dia do Desafio será na próxima quarta-feira
A Prefeitura de Franca e suas equipes de Esportes, Educação e Saúde, em parceria com as academias, clubes e associações de bairros se preparam para a disputa de quarta-feira próxima, Dia do Desafio, em que vai enfrentar Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro. Esse é um evento organizado nacionalmente pelo Sesc, de estímulo a prática de esportes e cuja cidade vencedora será aquela que reunir maior número de participantes.
Portando o esforço geral é para colocar o máximo de pessoas praticando exercícios nessa data, Dia do Desafio. Em Franca a Prefeitura pretende abrir a programação com abertura no CEU do Leporace, às 7 horas com Mix de Dance preparado pelas professoras da unidade, seguido de outras atividades com o mesmo propósito no clube do Internacional, no bairro da Estação.
As atividades terão continuidade o dia toda, sendo que à tarde haverá treino e corrida de Rua, Bike e trilha de 20 km e aulas de Piloxing e do Passinho no Poliesportivo, além de demonstrações de futebol americano. Nessa demonstração o campo entre a pista de atletismo será palco de um simulado de jogo dos atletas do Carrascos Franca, e futebol americano realizando um jogo treino de defesa contra o ataque.
Os registros dessas práticas devem ser feitos pelo telefone: 3723-9500. A cidade que movimentar um maior número de participantes será considerada a vencedora. Informações com Aparecida Helena pelo telefone: 99223-0635.
Prefeitura garante castração de 4,8 mil animais de rua em um ano
A Prefeitura de Franca aumentou de 210 para 610 o número de castrações de animais por mês na cidade. Os 400 procedimentos mensais oferecidos a mais são destinados exclusivamente a animais de rua. Durante um ano, entre os meses de março deste e do próximo ano, a meta é castrar 4.800 abandonados nas ruas da cidade.
As outras 210 cirurgias mensais são destinadas a animais sob os cuidados de famílias de baixa renda.
Segundo o secretário de Saúde, José Conrado Netto, os animais de rua são levados para castração pelos protetores de animais. Para solicitar a cirurgia, tanto os protetores como as famílias de baixa renda devem comparecer ao Canil Municipal (rua José Gianesela, 2.215, no City Petrópolis, ao lado da Escola Caic), com CPF, RG e comprovante de endereço.
Nos casos dos protetores, é preciso preencher uma ficha para que a castração seja liberada. Já as famílias de baixa renda respondem a um formulário socioeconômico e, à medida em que o cadastro for aprovado, elas vão sendo chamadas.
O secretário de Saúde diz que o aumento no número de castrações veio após o projeto solicitando uma verba de R$ 200 mil ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, gerido pelo Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico).
“O Conselho aprovou o projeto e liberou essa verba. Com este aporte que demos, vamos conseguir diminuir a fila e dar oportunidade, principalmente, para os animais de rua levados pelos protetores”, disse Netto.