Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Prefeitura anuncia construção de Ambulatório de Especialidades do Uni-Facef

 Novo Ambulatorio original

       Em evento realizado no Gabinete nesta quinta-feira, 21, o prefeito Alexandre Ferreira assinou o projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para a construção de um novo Ambulatório de Especialidades do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) em área destinada pela Prefeitura.
      O projeto do Ambulatório foi apresentado em telão durante o evento, que contou com a presença de autoridades e da reitoria do Uni-Facef. Após a assinatura, a propositura será avaliada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara para, posteriormente, ser colocada em votação.
      A unidade possibilitará que Franca tenha mais de 5 mil consultas gratuitas por mês, com acompanhamento de professores do curso de Medicina. A unidade terá mais de 2,6 mil metros quadrados de área e será construída na rua Vicente Gramani, no bairro São José, nas proximidades do centro universitário municipal.
      Com três pavimentos, o Ambulatório de Especialidades terá 32 consultórios e consultas nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pediatria. Todo o prédio, inclusive o estacionamento, terá acessibilidade.
Mais saúde
      Além do Ambulatório do Uni-Facef em área pública, a Prefeitura está investindo em saúde. Três novas Unidades Básicas de Saúde estão em construção no City Petrópolis, São Domingos e Paraty e o Hospital Público Estadual, na avenida São Vicente, também.
      Em outubro, terão início as obras do novo NGA, no Jardim Botânico e o prefeito Alexandre Ferreira autorizou os projetos para a construção de duas novas UBSs no ano que vem, contemplando os jardins Palma e Esmeralda.

Palestra na Vigilância orienta sobre prevenção da Febre Maculosa

 febre maculosa original

        A Vigilância Ambiental de Franca programou para a manhã desta sexta-feira, 22, no Salão Azul da Secretaria de Saúde, uma palestra de orientação e prevenção sobre a Febre Maculosa. A iniciativa está inserida na programação estadual da Semana de Mobilização para Prevenção da Febre Maculosa, que mobiliza diversos municípios desde a última segunda-feira. Para sábado, está prevista outra ação com a participação dos agentes de combate às endemias no bairro Peres Elias, Região Oeste.
      É com o objetivo de compartilhar informações a respeito da doença, que  equipe da Vigilância Ambiental, da Prefeitura, realiza nesta sexta-feira, uma ’Roda de Conversa’, a partir das 7h30, sobre "O Carrapato na Transmissão da Febre Maculosa", com a médica Veterinária Paola Russo. Durante a semana, ocorreram capacitações on-line das equipes, sobre a evolução da doença no Estado, do carrapato e da capivara.
       A palestra será direcionada para os Agentes de Combate às Endemias que, diariamente, estão nas ruas e em contato com pessoas dos diferentes locais da cidade. Durante os expedientes de rotina, as equipes aproveitaram para distribuir materiais informativos. Neste período, também foram compartilhadas orientações técnicas com as demais unidades de saúde do município, entre elas, a Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária formada pela rede de UBS, Prontos-Socorros, Rede Privada de Atendimento à Saúde. Para este sábado, 23, a ação de campo nos bairros Peres Elias e Quinta do Café, consistirá em visitas aos domicílios e dicas sobre como prevenir e eliminar os carrapatos.
      O auditório da Secretaria de Saúde fica na Avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.
Sintomas da doença
      A Febre Maculosa é uma doença que se apresenta com manifestações clínicas iniciais com febre elevada, mialgia e cefaleia, prostração, náusea, vômitos e diarreia. Os estudos da Secretaria de Saúde apontam que, no interior, o período de maior incidência entre maio e setembro, é o estágio em que o carrapato se mostra mais eficiente na transmissão.
      No Brasil, a doença é transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma; no estado de São Paulo, Amblyomma sculptum, antigo A. cajennense, no interior e pelo A. aureolatum na  região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Clinicamente, em ambos os cenários, a doença apresenta características semelhantes e os casos notificados apresentam perfil de elevada gravidade. Porém, sob a perspectiva da transmissão, a forma de transmissão se mostra distinta. No interior de São Paulo, a capivara serve como amplificador da riquétsia e o carrapato vetor costuma parasitar animais de grande porte, incluindo-se, além de capivaras, os equinos.
      O homem se infecta ao ser picado, mais frequentemente, por estágios jovens de carrapatos que infestam áreas com vegetação, sobretudo em proximidades de ambientes hídricos.

Inscrições para Concurso Cultural da Dengue vão até dia 22

 Concurso Dengue original

       As inscrições do 11ª edição do Concurso Cultural “Parceiros da Saúde contra o Aedes aegypti”, da Vigilância Ambiental, continuam até o próximo dia 22. O objetivo é conscientizar os estudantes e comunidade escolar sobre a importância de esforços coletivos e contínuos para o combate e prevenção ao mosquito da dengue, através da produção de conteúdos.
      Podem participar alunos do Ensino Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, nas categorias Arte Visual, onde serão selecionadas as três escolas com a melhor mensagem em vídeo de conscientização e combate ao Aedes aegypti; Arte Gráfica, com a seleção de 12 desenhos informativos para prevenção e combate ao Aedes aegypti, que poderão ser usados no calendário anual da Vigilância Ambiental 2024; melhor slogan, com a escolha de uma frase, que poderá ser utilizada como tema da Campanha de Mobilização Social contra o Aedes aegypti; Produção Textual, em que serão selecionados dois textos estilo narrativo, com o tema: “A turminha da Vigilância no combate ao Aedes aegypti” e Conteúdo Digital, com a escolha de três canais de YouTube de grêmio estudantil, com as melhores produções de conscientização e mobilização na comunidade contra o Aedes aegypti.
      Os participantes deverão utilizar os personagens, mascotes da Vigilância Ambiental nos trabalhos, que são o ZumZum, Andrezinho, Condessa Dengue, o cão Vigilante e o gato Lino. As inscrições podem ser feitas pelos formulários do Google nos links: https://docs.google.com/forms/d/1U4jBly3FniXLnu6dulkEmh-_-QdeQpuSWXp-uPV4DPA/viewform?edit_requested=true (categorias Arte gráfica, Slogan e Produção textual) e https://docs.google.com/forms/d/1bbkGMI2iwQVoAv_YgcAOrJTM5uNOrZ6l_OfmJBlV1xI (categorias Arte visual e Conteúdo Digital).
      A escolha dos finalistas será feita pela Comissão de Seleção do Concurso Cultural, composta por representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Diretoria de Ensino e Educação, entre os dias 25 e 29 de setembro. A exposição das produções vencedoras e a divulgação estão previstas a partir do dia 6 de outubro, através do site da Prefeitura.  Já a premiação dos vencedores do concurso está programada para o dia 22 de novembro, no auditório da Secretaria de Educação, às 14 horas.
      As premiações vão desde tablets até kits YouTuber e para podcasts (com equipamentos) para as escolas. O regulamento pode ser conferido na íntegra no link https://franca.sp.gov.br/noticias/saude/concurso-cultural-2022.
 

Ambulatório de Saúde Mental e UBSs têm ações para Setembro Amarelo

 Setembro Amarelo original

 A Secretaria de Saúde continua com diversas iniciativas na Campanha “Setembro Amarelo”, em toda a rede pública municipal, com o objetivo de mobilizar e abranger o maior número de pessoas para valorização da vida.
      Na próxima semana, o Ambulatório de Saúde Mental, que fica entre o Pronto-Socorro Infantil e o NGA, oferecerá dinâmica da caixa de sentimentos e atendimentos para a população. Na segunda-feira, 18, haverá Oficina de Lien C’hi e falas sobre os benefícios da atividade física na sala de espera, a partir das 8 horas.
      Na quarta, 20, às 10 horas, terá início a Oficina de Música e uma roda de conversa sobre alimentação saudável. O encerramento acontece na sexta, 22, a partir das 8 horas, com distribuição de sementes de girassol e orientações sobre o cultivo, com explicações a respeito do significado desta flor que é o símbolo da vida.
      Ao longo do mês, nas UBSs da cidade, haverá mobilização com a comunidade, ações em sala de espera com a distribuição de panfleto de orientação. Será feita decoração na cor amarela, como forma de despertar e chamar a atenção da população. Na terça-feira, 19, a unidade do Aeroporto 1, por exemplo, terá, às 9 horas, uma palestra do grupo “Saúde em Ação”, que tratará do tema “Gratidão à Vida”.
      No dia 21, às 14 horas, haverá palestra de prevenção ao suicídio e nos dias 25 e 26, ações com médicas da unidade.
      Além dessas unidades, a UBS Guanabara colocou uma “Caixinha do Desabafo” para que a população escreva o que está sentindo e se precisa de ajuda. Posteriormente, a psicóloga entrará em contato para atendimento da demanda que surgir.
      Também estão sendo feitas ações nos dois CAPS, o Florescer (rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), voltado às pessoas com necessidades relacionadas a vícios com uso de álcool, crack e demais drogas, e o Renascer (rua Cavalheiro Petráglia, 181, Estação), pessoas acometidas com transtornos mentais, oferecendo atividades terapêuticas e tratamento medicamentoso, com auxílio na ressocialização. Com funcionamento 24 horas e equipes multidisciplinares, ambos estão com oficinas sobre saúde mental.
 

Vigilância realiza encontro sobre prevenção de escorpiões

 Vigilancia original

         A Vigilância Ambiental do município realizou na tarde desta quarta-feira, no auditório da Secretaria de Educação, um encontro com a participação de diretores de escolas e coordenadores de creches municipais, sobre escorpiões, suas características e prevenção.
      A veterinária Paola Russo passou informações sobre o animal, situações que facilitam o surgimento e dicas sobre como e onde buscar atendimentos, em casos de acidentes.
      O intuito do encontro foi esclarecer as dúvidas e reforçar as medidas preventivas que devem ser adotadas, de modo a evitar acidentes, como a vedação das ligações com a rede de esgoto, fechamento de ralos e não jogar produtos químicos nos ralos. No caso de ser encontrado o escorpião, a pessoa deverá ligar na Vigilância Ambiental, nos telefones (16) 3711-9408/9415. Com esse procedimento será feito o registro de notificação e, posteriormente, realizado o atendimento no local pela equipe da Vigilância.
      Nas situações de acidente, em que alguém tenha sido picado pelo escorpião, a primeira medida é procurar atendimento médico com urgência, no caso de crianças até 10 anos, direto na Santa Casa (ponto estratégico, local com soro antiveneno) e os demais no Pronto-Socorro, nas duas UPAs ou hospitais particulares.
Saúde e prevenção na Unesp
      Uma outra equipe da Vigilância Ambiental, envolvendo profissionais de informação e agentes de vetores, esteve nos dois últimos dias, participando de um trabalho preventivo sobre criadouros do mosquito da dengue. Juntos, com alunos e professores da Universidade de Franca, também foram oferecidos exames preventivos de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia e outros.
      O intuito foi deixar alunos e funcionários da Universidade Estadual Paulista, instalada no Jardim Petráglia, orientados sobre as medidas praticadas para o combate a doença, as intervenções diárias feitas pela Prefeitura e pedir a colaboração de cada um, nos ambientes domésticos, realizando inspeções periódicas em vasilhas com água parada e limpeza de calhas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais