Equipe do Samu de Franca oferece treinamento para atendentes das cidades da região
Equipe do Samu de Franca oferece treinamento para atendentes das cidades da região
A campanha de vacinação seletiva contra o sarampo segue seu ritmo normal, até o final deste mês, nos horários habituais em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde. Os dados da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, do sábado último quando ocorreu o chamado dia ‘D’, indicam que foram até as Unidades 1.618 pessoas, porém que precisaram receber a vacina foram apenas 302 crianças.
Os demais não receberam a vacina porque estavam com a carteira em dia. Até o momento desde o início da campanha passaram pelas repartições de saúde da cidade 2.596 pessoas com crianças, das quais 792 foram vacinadas. Essa etapa da campanha é direcionada para crianças entre seis meses e menores de 5 anos.
No mês de novembro, sem prejuízo do atendimento daquelas crianças que precisam ser imunizadas, o foco passará a ser o público adulto, do dia 3 até o dia 30, com a coordenação da Vigilância Epidemiológica.
A Prefeitura recebeu em doação um veículo Jeep Renegade zero quilômetro, que deve ser incorporado à frota municipal nos próximos dias, para atender as necessidades das equipes do Cerest
A Prefeitura de Franca recebeu recentemente R$ 500 mil do Ministério da Saúde por meio de uma emenda do deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP). O recurso destinado para o município foi muito bem recebido e dará o devido destino com o objetivo de melhorar o serviço prestado à comunidade na área de saúde. Esta é a segunda vez que o deputado destinada verba para a saúde em Franca. A primeira, aconteceu em 2017, com R$ 500 mil também destinado para a saúde.
Atualmente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está com vários programas com o objetivo de melhorar o atendimento na cidade como o Zera Fila, que começou recentemente, com o mutirão para atender 13 mil mulheres com consultas com um ginecologista. Segundo informou o secretário de Saúde, José Conrado Netto, o recurso será destinado para despesas de custeio de média e alta complexidade. "Vamos empenhar serviços terceirizados como laboratórios, raio-x, mamografias, internações involuntárias para dependentes químicos entre outros procedimentos."
A Prefeitura, por meio da Casa de Saúde da Mulher, realizou uma série Mutirões de Exame Papanicolau e Mamografia no último sábado, 19. Das 150 mulheres agendadas, 82 compareceram para fazer os exames. Segundo a Secretaria de Saúde, esta mobilização acontecerá sempre aos sábados, até o mês de dezembro, mediante o agendamento prévio (as pacientes são comunicadas por telefone do horário que devem se apresentar no local), das 7 às 16 horas.
O atendimento será feito pelo quadro de enfermeiras da unidade em parceria com a Escola Gandolfi. A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as mulheres com consulta agendada não faltem ou avisem que não poderão ir para que não comprometa o atendimento dando oportunidade para outra paciente.
A proposta é oferecer 150 exames por sábado, cujo propósito é a prevenção do câncer de colo de útero e nas situações positivas orientar e encaminhar a paciente para o tratamento adequado.