
Confira a programação da vacinação contra a COVID-19

A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes. Para segunda-feira, 26, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, das 12 às 18 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 12 às 18 horas.
O prefeito Alexandre Ferreira se reuniu nesta quinta-feira, 22, com o presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Tarciso Bôtto, e com o chefe da Vigilância Sanitária, Caio Carvalho, para estabelecer ações no Centro da cidade.
A associação apresentou ao prefeito uma demanda do empresariado local a respeito do comércio irregular na área central. Ficou estabelecido que, além das rondas e fiscalização já existentes da Vigilância, um fiscal descaracterizado estará, diariamente, nas ruas e praças para identificar a comercialização de produtos irregulares.
Alexandre Ferreira destacou as ações da Prefeitura, como o Venda Legal, para garantir que as pessoas possam trabalhar de forma regularizada. "Nós oferecemos saídas para esses vendedores que não têm alvará e que estão defendendo o sustento de suas famílias, como também buscamos ações para garantir a qualidade dos produtos vendidos. Oferecemos assessoria e consultoria através do Venda Legal e damos a solução para quem não tem alvará".
O presidente da Acif agradeceu as ações da Prefeitura neste final de ano e ressaltou a importância de sua continuidade em 2023. “A iniciativa vem ao encontro do que rege o Código de Postura do município e concorre para a organização do comércio local. É uma demanda dos empresários de Franca, capitaneada pela ACIF, e uma segurança do que prevê o Código de Defesa do Consumidor, como garantia de produtos, emissão de nota fiscal e demais obrigações”, disse.
Venda Legal
Desde 2021 a Prefeitura de Franca tem trabalhado para garantir a regularização desses vendedores na cidade. Para tanto, criou o projeto Venda Legal, que consiste na identificação e a organização do comércio irregular. Nesse programa, é possível ajudar os profissionais que atuam tanto no Mercado Popular Urbano como aqueles na condição de vendedores irregulares, no sentido de se organizarem. A partir de então, eles recebem suporte para melhorar os seus negócios, instalações, aquisição de produtos, podendo obter a juros baixos, créditos pelo Banco do Povo, por meio da Sala do Empreendedor, para impulsionar suas atividades de modo mais profissional e que atendam melhor às necessidades dos consumidores.
A Secretaria de Saúde realizou na última quarta-feira, 21, o Workshop de Liderança com enfermeiros da rede de urgência e emergência da cidade. Mais de 80 funcionários das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anitta, Pronto-socorro Infantil, Pronto-socorro “Álvaro Azzuz” e SAMU participaram do encontro, sediado no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
O workshop foi apresentado por Lídia Santana Vieira, que é psicóloga coorporativa e buscou aplicar nos profissionais presentes temas sobre liderança positiva, dinâmicas de trabalho em equipe e motivação, além dos métodos de liderança que devem ser colocados em prática, buscando melhorar o ambiente e coordenação do trabalho, de modo a beneficiar também o atendimento dado à população
Além dos enfermeiros líderes de plantão e coordenadores de serviços, as gestoras dos prontos-socorros, UPAs, Departamento de Urgência e Emergência e SAMU participaram do evento. “Fazer parte deste treinamento foi transformador. Acredito que este curso possa ajudar de forma grandiosa na prática da liderança destes serviços”, disse Giane Alves Stefani, do Departamento de Urgência e Emergência.
Como forma de incentivar a vacinação contra a COVID-19, a Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Saúde, tem disponibilizado a imunização em pontos distintos da cidade, além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que funcionam das 8 às 19 horas. Essa ação teve início no Terminal de Ônibus “Ayrton Senna”, no Centro, e nessa última semana se estendeu ao Festival de Natal, na praça central, das 17 às 21 horas.
Somente nos três dias de evento, os profissionais aplicaram aproximadamente 800 doses da vacina contra o vírus. Para a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, os números foram positivos e, por isso, a Vacinação Itinerante continua no final desta semana.
Nesta quinta-feira, 22, o projeto aconteceu no Terminal Rodoviário “Antônio Pereira Lima”, no Jardim América. A vacinação continua nesta sexta, 23, das 8 às 17 horas. O objetivo garantir a imunização daqueles que ainda não completaram seu ciclo vacinal contra a COVID-19 e vão viajar neste final de ano.
/**/