Saúde

Programa 'Residência Médica' está com inscrições abertas

Secretaria de Saude original
 
      Teve início nesta segunda-feira, 16, o período de inscrições do Programa 'Residência Médica' em Medicina de Família e Comunidade para o biênio 2025/2026. Há duas vagas disponíveis e as adesões deverão ser feitas até 15 de janeiro de 2025.
      Interessados deverão se inscrever através do link https://www.franca.sp.gov.br/portal-servico/paginas/publica/concurso_residencia/inscricao.xhtml, sendo necessário que o candidato preencha todos os campos solicitados e imprima o protocolo.
      A prova teórica, está marcada para o dia 31 de janeiro de 2025, às 8 horas, no CEFAP (rua Francisco Barbosa, 1480, Cidade Nova). Haverá 50 questões objetivas e uma duração de quatro horas.
      De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Município, o gabarito será divulgado no dia 1º de fevereiro e a lista de aprovados no dia 5, no site da Prefeitura, a partir das 10 horas. A classificação final dos candidatos será por ordem decrescente da nota final, que consiste na soma da avaliação da prova objetiva (90%) e da análise curricular (10%).  
      Após esta etapa, o resultado da prova e análise do currículo serão divulgados a partir do dia 7. O critério de desempate, se houver, será feito, sucessivamente, por maior nota obtida na prova, maior nota na análise curricular e maior idade (em anos e meses).
      A matrícula dos candidatos aprovados será feita entre os dias 7 e 14 de fevereiro, na Secretaria de Saúde, localizada à avenida Dr Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador, no horário das 9 às 13 horas. O programa terá início em 1º de março.
      A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou a importância do programa. "O 'Residência Médica' contribui para o aprendizado destes profissionais, para que tenham a vivência da rede municipal e exerçam seu ofício", disse.
      Informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9414. Para consultar o edital na íntegra, basta acessar o link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2665-11122024.pdf.

Prefeitura faz alerta sobre golpe em nome da Vigilância

Vigilancia Sanitaria original
 
      A Prefeitura de Franca informa a população que tomou conhecimento da circulação de e-mails fraudulentos em nome da VISAM (Vigilância Sanitária Municipal), envolvendo supostas irregularidades em alvarás de funcionamento de empresas da cidade.
      De acordo com Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, estas mensagens são falsas e não são oriundas de e-mails institucionais da Prefeitura. “Tomamos conhecimento dos e-mails que estão circulando, junto às empresas de Franca informando sobre algumas irregularidades em seu licenciamento ou alvará de funcionamento. Informamos, então, que estas mensagens não são de nenhuma unidade da Prefeitura de Franca. Qualquer pessoa ou empresário que receber um e-mail semelhante, deve desconsiderar imediatamente ou entrar em contato com a Vigilância Sanitária para receber orientações. Vale lembrar que se houver alguma irregularidade na empresa ou chegar denúncia na Vigilância, nossos fiscais vão pessoalmente até o local para verificar a situação”, explicou Caio.
      Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a Secretaria de Saúde de Franca pelo telefone (16) 3711-9414 ou e-mail visam@franca.sp.gov.br .

Saúde abre inscrições para Programa 'Residência Médica'

Residencia Medica original
 
      A Secretaria de Saúde publicou, na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 11, o edital de abertura de inscrições do Programa 'Residência Médica' em Medicina de Família e Comunidade para o biênio 2025/2026. São duas vagas e o período de adesão vai de 16 de dezembro a 15 de janeiro de 2025.
      A inscrição será efetuada através do link que estará disponível no período de inscrições no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), na aba 'Serviços', 'Concurso Público/Processo Seletivo'. O candidato deverá preencher corretamente todos os campos solicitados e imprimir o protocolo.
      A prova teórica, composta por 50 questões objetivas, terá duração de quatro horas e acontecerá no dia 31 de janeiro de 2025, às 8 horas, no CEFAP (rua Francisco Barbosa, 1480, Cidade Nova).
      O gabarito será divulgado no dia 1º de fevereiro e a lista de aprovados no dia 5, no site da Prefeitura, a partir das 10 horas. A classificação final dos candidatos será por ordem decrescente da nota final, que consiste na soma da avaliação da prova objetiva (90%) e da análise curricular (10%). Após esta etapa, o resultado da prova e análise do currículo serão divulgados a partir do dia 7.
      A matrícula dos candidatos aprovados será feita entre os dias 7 e 14 de fevereiro, na Secretaria de Saúde, localizada à avenida Dr Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador, no horário das 9 às 13 horas. O programa terá início em 1º de março.
      Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9414. Para consultar o edital na íntegra, basta acessar o link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2665-11122024.pdf.

Vigilância fecha Semana de Mobilização contra a Dengue com palestras

Semana Mobilizacao Dengue original
 
      A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, finalizou a Semana de Mobilização das Equipes de Saúde em Combate à Dengue nesta quinta-feira, 5, com mais um ciclo de palestras.
      O objetivo dos encontros, ocorridos com profissionais da rede municipal de saúde, laboratórios e hospitais da cidade, foi o de transmitir orientações sobre notificações e protocolos adotados para prevenir a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
      Além de servidores da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde e Estratégias da Saúde da Família), funcionários dos três hospitais de Franca: São Joaquim/Unimed, Hapvida e Complexo Santa Casa e de laboratórios, as reuniões de mobilização também contaram com a presença de quem trabalha nas unidades de urgência e emergência dos hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Prontos-Socorros.
      A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, destacou a união entre Secretaria de Saúde, São Joaquim/Unimed, Complexo Santa Casa, Hapvida e laboratórios da cidade no combate à dengue, através destas reuniões e ações. “Nós abordamos como os trabalhadores da Saúde devem agir na prevenção, junto à população e, no momento do atendimento, com os protocolos adequados. É fundamental termos este alinhamento e a prevenção para diminuir o número de casos", disse.
      Junto a este trabalho com os servidores e funcionários da área da saúde, a Vigilância continua com as campanhas de conscientização e visitas às residências para a eliminação de criadouros do mosquito da dengue.
      Há ainda o trabalho de incentivo à vacinação. O imunizante contra a dengue está disponível para a faixa etária de 10 a 14 anos, em todas as UBSs e pode ser recebido de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. As crianças e adolescentes, que já tomaram a primeira dose, poderão se imunizar novamente nas UBSs no prazo de três meses.

Saúde inicia ações da Semana de Mobilização e Prevenção contra a dengue

reuniao dengue original
 
      Como forma de prevenir a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou nesta terça-feira, 3, as ações da Semana de Mobilização das Equipes de Saúde em Combate à Dengue.
      Um encontro envolveu os servidores de Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde e Estratégias da Saúde da Família) e funcionários dos três hospitais de Franca: São Joaquim/Unimed, Hapvida e Complexo Santa Casa.
      As reuniões ocorreram nos períodos da manhã e tarde. Durante os encontros, os participantes receberam orientações sobre notificações, protocolos adotados e o trabalho feito. "Hoje, tivemos as primeiras reuniões e palestras para falar sobre as ações que coíbem a proliferação do mosquito e como nós, da Saúde, podemos trabalhar na prevenção com a população e depois quando há a procura pelas unidades. Nós fornecemos informações importantes sobre os protocolos de prevenção e a recepção dos participantes foi muito positiva. Com esta união, campanhas de conscientização e trabalho, será possível fazer com que, cada vez mais, os números sejam reduzidos", disse Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
      Renata de Oliveira Freitas Borges, chefe de Setor de Vigilância Epidemiológica, SVO e Cerest, conduziu as reuniões e enfatizou o comprometimento dos participantes. "O engajamento das pessoas ajudou muito. Agora, vamos multiplicar este conhecimento para que a informação chegue para mais pessoas. Com estes protocolos, as fontes de dados para a Vigilância Epidemiológica se intensificam e a gente pode criar ainda mais políticas públicas para a cidade."
      Os encontros seguirão. Na próxima quinta-feira, 4, funcionários das unidades de urgência e emergência dos hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Prontos-Socorros, além dos laboratórios públicos e particulares, participarão das reuniões. Paralelo a este trabalho, a Vigilância segue com campanhas para a população e visitas às residências para eliminação de criadouros do mosquito da dengue.
 
 
Vacina
      A vacina contra Dengue está disponível para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos, em todas as UBSs e podem ser recebidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  ouvidoria@franca.sp.gov.br
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais