Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 05 16 at 15.44.55
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta terça-feira, 17, estarão disponíveis as UBS's Brasilândia, Aeroporto 3, Paulista, Horto, Ângela Rosa, Progresso, Luíza, Estação e São Sebastião, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza 
     Para esta terça-feira, 17, a Campanha de Vacinação contra a Influenza estará atendendo a caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades nas UBS's Santa Clara, Paulistano, Planalto, Santa Terezinha, Leporace, Guanabara e Aeroporto 1, das 8 às 16h.
     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 3, Paulista, Horto, Ângela Rosa, Progresso, Luíza, Estação e São Sebastião, no horário das 8 às 16h.
     Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Santa Clara, Paulistano, Planalto, Santa Terezinha, Leporace, Aeroporto 1 e Guanabara, no horário das 8 às 16h.
 
 

Programação das vacinas de rotina

WhatsApp Image 2022 05 13 at 15.24.21 
Influenza 
    Para segunda-feira, 16, a Campanha de Vacinação contra a Influenza será ampliada para o atendimento a caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades nas UBS's Santa Clara, Paulistano, Planalto, Santa Terezinha, Leporace, Guanabara e Aeroporto 1, das 8 às 16h.
As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Brasilândia, Aeroporto 3, Paulista, Horto, Ângela Rosa, Progresso, Luíza, Estação e São Sebastião, no horário das 8 às 16h.
Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Santa Clara, Paulistano, Planalto, Santa Terezinha, Leporace, Aeroporto 1 e Guanabara, no horário das 8 às 16h.



Vacinas de Rotina
            A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
            Para segunda-feira, 16, estarão disponíveis as UBS's Brasilândia, Aeroporto 3, Paulista, Horto, Ângela Rosa, Progresso, Luíza, Estação e São Sebastião, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.

Programação da vacina contra Covid-19 para segunda-feira

WhatsApp Image 2022 05 13 at 15.09.12
       A programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 contempla para a segunda-feira, 16 de maio, o atendimento em 7 postos, funcionando das 8 às 16h.

 

1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
             Para segunda-feira, 16, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS Guanabara e Aeroporto 1, das 8h às 16h. 
            As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
            Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.



 1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
            A primeira e a segunda doses para pessoas de 6 a 11 anos, da vacina Coronavac, estarão disponíveis na UBS Paulistano, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
            Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.



1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
            A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas na segunda-feira, na UBS Santa Clara, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
            As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
            Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
            As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.



1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
            A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, seguem disponíveis na UBS Paulistano, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.



1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
    A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Planalto, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 



1ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
    A primeira dose para pessoas, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para idosos com 60 anos ou mais, da vacina Janssen, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis nas UBS's Santa Terezinha e Leporace, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 

Saúde realiza Campanha contra o Câncer Bucal nas UBS

 DSC 5719
       A Campanha 'Maio Vermelho' está sendo realizada pela Secretaria de Saúde para a prevenção do Câncer Bucal, ação que é celebrada no dia 31 de maio, data estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1987. O objetivo é reforçar a importância de prevenir essa doença, mantendo uma boa saúde bucal, evitando cigarros e bebidas alcoólicas, fatores relevantes para o surgimento da doença.
       O Câncer Bucal é um tumor malígno, que afeta os lábios, estruturas da boca, como gengivas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. De acordo com os estudos, há uma prevalência maior da doença em homens acima de 40 anos. Somente em 2.021, segundo pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram diagnosticados 15.190 novos casos de Câncer Bucal no Brasil, destes 11.180, em homens e 4.010, em mulheres.
       Atualmente, a Secretaria de Saúde possui 31 profissionais dentistas, distribuídos em 16 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, onde está sendo realizada uma campanha de conscientização, em todos os atendimentos, que são oferecidos, diariamente, com a distribuição de um panfleto, que apresenta orientações e detalhes sobre a doença, possíveis causas, prevenções e autoexame. 
       Para este sábado, 14, no período da manhã, durante o Mutirão de Vacinação, estarão presentes nas UBS’s Planalto, Santa Terezinha e Guanabara, profissionais para auxiliarem nas orientações sobre a doença. 
       Os principais sintomas do Câncer Bucal são lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 20 dias, que podem apresentar sangramento e crescimento; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, observam-se dificuldades de mastigação e de engolir, na fala, sensação de que há algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.
       É muito importante o diagnóstico precoce, através de exames de rotina realizados por profissionais de saúde. Dessa forma as lesões na boca podem ser diagnosticadas no início, antes de se transformarem em câncer, aumentando as chances de cura. Por isso, a importância em visitar um dentista regularmente para a manutenção da saúde bucal e em casa realizar o autoexame bucal para prevenção.

Ações de combate à dengue prosseguem com visitação dos agentes e fumacê

       MVI 0295.MP4.00 00 01 16.Quadro001
       Na ultima semana, a programação das ações de prevenção e combate à dengue foram concentradas em bairros da Região Oeste e para a próxima semana, serão atendidos diferentes setores da cidade.
       Segundo a Vigilância Ambiental, que coordena o trabalho, os agentes de controle de vetores realizam a visitação casa a casa e a orientação aos moradores de forma antecipada, visando anunciar a programação do 'fumacê'. Na última quinta e sexta-feira, o trabalho foi desenvolvido nos Jardins Dermínio, Regina Helena /Francano, que serão os próximos bairros a receberem a nebulização na segunda e terça-feira, 16 e 17 de maio, respectivamente, a partir das 17h.
       Para quarta-feira, 18, está programado o 'fumacê', no Jardim Tropical. Parte do Jardim Paulistano/ Brasilândia, na região Leste, será atendido na quinta-feira e na próxima sexta-feira, 20, será a vez da Vila Santa Terezinha, no setor Norte da cidade.
       Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, fez uma avaliação positiva do trabalho dos agentes e solicitou a população, que continue recebendo bem os servidores, que trabalham uniformizados e credenciados.         Pediu que as pessoas continuem mantendo as suas casas livres de objetos e materiais, que possam acumular água, servindo de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 
       Ele reforçou que o 'fumacê' é acompanhado pela Guarda Civil Municipal e alerta aos motoristas para que redobrem a atenção no trânsito, uma vez que a fumaça poderá comprometer a visibilidade dos condutores.
 
Casos e mortes
       Segundo a Secretaria de Saúde, foram confirmadas até o momento, 7 mortes pela doença, sendo duas já divulgadas, anteriormente, pela Secretaria de Saúde, de um idoso, com 77 anos e uma mulher de 37 anos, ocorridos nos dias 27 e 21 de março, respectivamente. 
       Estavam sob investigação da Vigilância Epidemiológica e foram confirmados outros 5 óbitos, sendo um homem, com 56 anos (10 abril) e um idoso, de 86 anos (27 de abril),  duas idosas, com 87 e 95 anos (30 de abril) e uma mulher de 50 anos (1º de maio). Está em investigação, o óbito de uma idosa de 89 anos, registrado no dia 7 de abril
De acordo com a secretaria, foram registrados até a última quinta-feira, 3.895 casos de dengue na cidade.



Orientações sobre o fumacê
     Durante o 'fumacê', a orientação aos moradores é para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte. 
      Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação.
      Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.  
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais