Email  

Saúde

Carreta ‘Mulheres de Peito’ segue em Franca até sexta-feira

       O programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, cuja carreta com uma equipe se encontra na cidade atendendo no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal ‘Álvaro Azzuz’, segue até esta sexta-feira, 28. E com um componente adicional implementado pela Secretaria de Saúde desde a semana passada, que já possibilitou o atendimento de mais de 280 pacientes fora aquelas situações incluídas na cota diária de 50 exames/dia.

    Diante desse quadro não é preciso nenhuma mulher madrugar no local para garantir vaga, pois duas enfermeiras, da Secretaria de Saúde, estão oferecendo suporte e orientações aos profissionais. Quando são esgotadas as 50 senhas, são oferecidos encaminhamentos para exames em Laboratórios credenciados pela Prefeitura. Desde a semana essa prática está sendo adotada e até esta quarta-feira, 289 exames haviam sido autorizados.

     Aliado a essa medida, a Secretaria de Saúde informa que o exame pode ser solicitado gratuitamente em toda a rede de Unidade Básica de Saúde (UBS), para mulheres acima de 50 anos, que é dado o encaminhamento. Nos casos com idade inferior, é preciso uma avaliação prévia com um médico.

   Para os últimos dois dias de atendimento, quinta e sexta-feira, os exames serão mantidos das 9 às 18 horas com 50 atendimentos e das 9 às 14 horas, com 30 atendimentos. A equipe de apoio da Prefeitura mantém a rotina dos dias anteriores, para oferecer os encaminhamentos necessários aquelas pacientes que não conseguirem a senha da Carreta.

Vacinação contra Febre Amarela na rede de UBS

     Está disponível na rede de UBS (Unidade Básica de Saúde), da Secretaria de Saúde, em 19 locais da cidade, a vacina contra Febre Amarela para aquelas pessoas que não tem registro anterior de doses ou não se lembram de terem sido vacinadas contra a doença. Para facilitar o acesso das pessoas e melhorar a cobertura, que atualmente está em torno de 71,6% no Estado de São Paulo, a Vigilância Epidemiológica realizará o chamado dia ‘D’ neste sábado, 29, das 8 às 17 horas, em nove UBS da cidade.

     O objetivo dessa ação é intensificar a vacinação contra a Frebre Amarela em Franca que está abaixo da média do Estado, ou seja, em 52.1%. O foco são aqueles pacientes sem registros de recebimento da dose anteriormente. Também haverá oportunidade das pessoas atualizarem a carteira de vacinação com outras orientações ao público que comparecer nas repartições.

 

Lista das UBS que estão com a vacina:

- Parque do Horto

- Jardim Paulista

- Santa Clara

- Vila São Sebastião

- Jardim Aeroporto III

- Jardim Brasilândia

- Jardim Ângela Rosa

- Jardim Guanabara

 

Redução de Danos e Uso de Drogas é tema de seminário

     Com abertura prevista para as 13h30 dessa quarta-feira, 26, Franca sedia o IV Seminário em Redução de Danos no Uso de Drogas, preparado pela Secretaria de Saúde e sua equipe de Saúde Mental, que segue até quinta-feira. O evento acontece no Centro Universitário Uni-Facef, aberto a todos os profissionais de saúde e população em geral.

     As equipes de Saúde Mental acertam os últimos detalhes do evento que contará com suas experientes palestrantes no primeiro dia, Larissa Soares de Melo e Rafael Guimarães dos Santos, além das participações especiais, no dia seguinte, de Vinícius Fratta Fritz, João Maurício Gimenes Pedroso, Ana Vitória Lossavaro Custódio, Juliana Mendes Rocha e João Diogo Filippini Fernandes.

     O seminário terá como temática ‘Redução de Danos: Reconstruindo Conceitos’, no auditório do Centro Universitário Uni-Facef, na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José, com abertura programada para o dia 26, às 13h30.

     Após o credenciamento de praxe dos participantes e falas das autoridades marcando a abertura oficial, está prevista uma apresentação cultural envolvendo pacientes de unidades de saúde e outros serviços de assistências mantidos pelo município. Na oportunidade será feita uma exposição pelo psicólogo João Doná, do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, resumindo um pouco do trabalho feito em Franca, dos os objetivos do Seminário, a realidade local, seguido das duas palestras, começando com Larissa Melo.

Os palestrantes

     Rafael Guimarães dos Santos é graduado em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Farmacologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha (2012). Larissa Soares de Melo é mestranda em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), estudando temáticas sobre saúde mental e política de drogas. Membro do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade) laboratório sob coordenação da Profª. Drª. Clarissa Mendonça Corradi-Webster.

     Vinícius Fratta Fritz é Bacharel em Psicologia pela UFSCar, mestrando em Filosofia da Psicanálise pelo PPGFil/UFSCar, membro do coletivo ResPire Redução de Riscos e Danos desde 2015, atua com redução de danos em contextos de festas rave, universitárias e de rua, do Coletivo Livre - redução de danos de São Carlos desde 2017.

     João Maurício Gimenes Pedroso é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos em 2013. Mestrando pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto - USP no Laboratório de Ensino e Pesquisa sobre Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LePsis) com pesquisa na área da RD.

     Ana Vitória Lossavaro Custódio é graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2017) no pólo universitário de Campos dos Goytacazes, ex-integrante do grupo de Pesquisa e Intervenção Saúde Mental e Justiça em que realizou o trabalho de Acompanhante Terapêutica nos anos de 2016 e 2017 e membro fundadora do Coletivo Antimanicomial Estamira.

     Juliana Mendes Rocha é graduada e Bacharel e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). João Diogo Filippini Fernandes é graduado em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2017) e ensino-médio pela Liceu Albert Sabin (2010). Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: ‘Uso de substâncias, universitários, redução de danos’.

‘Carreta da Mamografia’ segue até esta sexta-feira

    Esta é a última semana que a Carreta da Mamografia estará em Franca. O programa estadual “Mulheres de Peito” segue até sexta-feira, 28, no mesmo local e nos mesmos horários, no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal. Por dia estão sendo realizados 50 atendimentos mediante a distribuição das senhas por ordem de chegada, com exceção da sexta-feira, que serão 30.
     A programação inicial teve de ser alterada devido aos exames de mamografia que ainda não tiveram resultado. Os dias 27 e 28 estavam reservados para atender aquelas mulheres que registraram alguma alteração diagnosticada, mas esse procedimento será feito posteriormente na própria Secretaria Municipal de Saúde.
      A recomendação para aquelas mulheres acima de 50 anos que desejam fazer o exame é que compareçam um pouco antes do início do atendimento, que começa  às 9 horas. É preciso levar RG, Cartão do SUS e comprovante de residência.
    Esse exame de mamografia é disponibilizado na rede pública gratuitamente. Dessa 
forma aquelas pessoas que não conseguirem uma senha poderão recorrer à UBS mais próxima de sua casa que terá o encaminhamento para atendimento no ambulatório.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais