O Seminário em Redução de Danos no Uso de Drogas está sendo promovido na Uni-Facef
O Seminário em Redução de Danos no Uso de Drogas está sendo promovido na Uni-Facef
O programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, cuja carreta com uma equipe se encontra na cidade atendendo no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal ‘Álvaro Azzuz’, segue até esta sexta-feira, 28. E com um componente adicional implementado pela Secretaria de Saúde desde a semana passada, que já possibilitou o atendimento de mais de 280 pacientes fora aquelas situações incluídas na cota diária de 50 exames/dia.
Diante desse quadro não é preciso nenhuma mulher madrugar no local para garantir vaga, pois duas enfermeiras, da Secretaria de Saúde, estão oferecendo suporte e orientações aos profissionais. Quando são esgotadas as 50 senhas, são oferecidos encaminhamentos para exames em Laboratórios credenciados pela Prefeitura. Desde a semana essa prática está sendo adotada e até esta quarta-feira, 289 exames haviam sido autorizados.
Aliado a essa medida, a Secretaria de Saúde informa que o exame pode ser solicitado gratuitamente em toda a rede de Unidade Básica de Saúde (UBS), para mulheres acima de 50 anos, que é dado o encaminhamento. Nos casos com idade inferior, é preciso uma avaliação prévia com um médico.
Para os últimos dois dias de atendimento, quinta e sexta-feira, os exames serão mantidos das 9 às 18 horas com 50 atendimentos e das 9 às 14 horas, com 30 atendimentos. A equipe de apoio da Prefeitura mantém a rotina dos dias anteriores, para oferecer os encaminhamentos necessários aquelas pacientes que não conseguirem a senha da Carreta.
Está disponível na rede de UBS (Unidade Básica de Saúde), da Secretaria de Saúde, em 19 locais da cidade, a vacina contra Febre Amarela para aquelas pessoas que não tem registro anterior de doses ou não se lembram de terem sido vacinadas contra a doença. Para facilitar o acesso das pessoas e melhorar a cobertura, que atualmente está em torno de 71,6% no Estado de São Paulo, a Vigilância Epidemiológica realizará o chamado dia ‘D’ neste sábado, 29, das 8 às 17 horas, em nove UBS da cidade.
O objetivo dessa ação é intensificar a vacinação contra a Frebre Amarela em Franca que está abaixo da média do Estado, ou seja, em 52.1%. O foco são aqueles pacientes sem registros de recebimento da dose anteriormente. Também haverá oportunidade das pessoas atualizarem a carteira de vacinação com outras orientações ao público que comparecer nas repartições.
Lista das UBS que estão com a vacina:
- Parque do Horto
- Jardim Paulista
- Santa Clara
- Vila São Sebastião
- Jardim Aeroporto III
- Jardim Brasilândia
- Jardim Ângela Rosa
- Jardim Guanabara
Com abertura prevista para as 13h30 dessa quarta-feira, 26, Franca sedia o IV Seminário em Redução de Danos no Uso de Drogas, preparado pela Secretaria de Saúde e sua equipe de Saúde Mental, que segue até quinta-feira. O evento acontece no Centro Universitário Uni-Facef, aberto a todos os profissionais de saúde e população em geral.
As equipes de Saúde Mental acertam os últimos detalhes do evento que contará com suas experientes palestrantes no primeiro dia, Larissa Soares de Melo e Rafael Guimarães dos Santos, além das participações especiais, no dia seguinte, de Vinícius Fratta Fritz, João Maurício Gimenes Pedroso, Ana Vitória Lossavaro Custódio, Juliana Mendes Rocha e João Diogo Filippini Fernandes.
O seminário terá como temática ‘Redução de Danos: Reconstruindo Conceitos’, no auditório do Centro Universitário Uni-Facef, na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José, com abertura programada para o dia 26, às 13h30.
Após o credenciamento de praxe dos participantes e falas das autoridades marcando a abertura oficial, está prevista uma apresentação cultural envolvendo pacientes de unidades de saúde e outros serviços de assistências mantidos pelo município. Na oportunidade será feita uma exposição pelo psicólogo João Doná, do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, resumindo um pouco do trabalho feito em Franca, dos os objetivos do Seminário, a realidade local, seguido das duas palestras, começando com Larissa Melo.
Os palestrantes
Rafael Guimarães dos Santos é graduado em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Farmacologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha (2012). Larissa Soares de Melo é mestranda em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), estudando temáticas sobre saúde mental e política de drogas. Membro do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade) laboratório sob coordenação da Profª. Drª. Clarissa Mendonça Corradi-Webster.
Vinícius Fratta Fritz é Bacharel em Psicologia pela UFSCar, mestrando em Filosofia da Psicanálise pelo PPGFil/UFSCar, membro do coletivo ResPire Redução de Riscos e Danos desde 2015, atua com redução de danos em contextos de festas rave, universitárias e de rua, do Coletivo Livre - redução de danos de São Carlos desde 2017.
João Maurício Gimenes Pedroso é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos em 2013. Mestrando pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto - USP no Laboratório de Ensino e Pesquisa sobre Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LePsis) com pesquisa na área da RD.
Ana Vitória Lossavaro Custódio é graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2017) no pólo universitário de Campos dos Goytacazes, ex-integrante do grupo de Pesquisa e Intervenção Saúde Mental e Justiça em que realizou o trabalho de Acompanhante Terapêutica nos anos de 2016 e 2017 e membro fundadora do Coletivo Antimanicomial Estamira.
Juliana Mendes Rocha é graduada e Bacharel e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). João Diogo Filippini Fernandes é graduado em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2017) e ensino-médio pela Liceu Albert Sabin (2010). Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: ‘Uso de substâncias, universitários, redução de danos’.
Esta é a última semana que a Carreta da Mamografia estará em Franca. O programa estadual “Mulheres de Peito” segue até sexta-feira, 28, no mesmo local e nos mesmos horários, no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal. Por dia estão sendo realizados 50 atendimentos mediante a distribuição das senhas por ordem de chegada, com exceção da sexta-feira, que serão 30.
A programação inicial teve de ser alterada devido aos exames de mamografia que ainda não tiveram resultado. Os dias 27 e 28 estavam reservados para atender aquelas mulheres que registraram alguma alteração diagnosticada, mas esse procedimento será feito posteriormente na própria Secretaria Municipal de Saúde.
A recomendação para aquelas mulheres acima de 50 anos que desejam fazer o exame é que compareçam um pouco antes do início do atendimento, que começa às 9 horas. É preciso levar RG, Cartão do SUS e comprovante de residência.
Esse exame de mamografia é disponibilizado na rede pública gratuitamente. Dessa forma aquelas pessoas que não conseguirem uma senha poderão recorrer à UBS mais próxima de sua casa que terá o encaminhamento para atendimento no ambulatório.