A quinta-feira, 5, foi de muita emoção para Maria do Carmo Borges, 78 anos. Depois de mais de um ano esperando, ela finalmente comemorou a cadeira motorizada que recebeu na tarde desta quinta-feira na Secretaria de Saúde. Maria do Carmo é uma dos 63 cadeirantes que receberam uma cadeira de rodas (normal, motorizada ou de banho) do programa Bem Cuidar que já entregou 602 cadeiras desde o início do governo totalizando quase R$ 1 milhão em investimento. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Gilson de Souza, do secretário de Saúde, José Conrado Netto e do vereador Nirley de Souza. O investimento desta terceira etapa foi de mais de R$ 150 mil.
Nesta quinta-feira foram entregues 37 cadeiras, sendo 5 motorizadas, 12 normais e 20 de banho. Nesta sexta-feira, 6, serão entregues 30 cadeiras, sendo 2 motorizadas, 17 normais e 11 de banho. Após a entrega, os cadeirantes receberam uma explicação sobre o funcionamento das cadeiras. “Vai facilitar muito o meu dia a dia porque não vou mais precisar tanto de ajuda para fazer as coisas. Como moro sozinha, vou ter mais liberdade de me locomover”, disse Maria do Carmo.
O prefeito Gilson de Souza lembrou que todas as cadeiras são padronizadas a partir do laudo do paciente. “Esta é a terceira etapa do programa com mais de 600 cadeiras entregues. Espero atender a todos até o final do governo. É um governo com o olhar humanizado para ajudar quem tem mobilidade reduzida a se locomover melhor e, com isso, ter mais qualidade de vida.”
Também foram contemplados o casal Sônia Maria Pereira, 47, e Fernando da Silva, 54. “Estava esperando pela cadeira motorizada há dois anos. Agora posso andar com mais facilidade na rua sem precisar fazer tanta força no braço”, disse Sônia. “Como faço parte do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência tenho sempre que viajar para participar das reuniões, com a cadeira motorizada vai facilitar muito para me locomover”, disse Fernando. Também foi contemplada com uma cadeira motorizada, Alessandra Aparecida Oliveira Silva, 39. “A minha está quebrada e estava aguardando uma nova há mais de ano.”
Helena Conceição Monteiro, 61, também ficou muito feliz com a cadeira nova. “Estava precisando porque, a cadeira de banho que uso, é emprestada.” Vera Lúcia de Oliveira Souza, 47, estava com o filho Bryan Thiago de Souza, 23, que recebeu a cadeira de banho.