Cidade limpa, cidade bonita. É com esse foco que, mensalmente, a secretaria de Serviços e Meio Ambiente atua com o Arrastão da Limpeza em regiões da cidade, previamente definidas, buscando recolher os materiais descartados pela população, tratados pela prefeitura como “inservíveis”. No último sábado, 26, a ação percorreu 33 bairros da região oeste, setor da Estação, recolhendo 16,2 toneladas de materiais colocados nas calçadas pelos moradores
Contando com aproximadamente 50 servidores e oito caminhões, as equipes iniciaram os trabalhos por volta das 7h30, percorrendo rua a rua até às 16h. De acordo com a secretaria de Serviços e Meio Ambiente Rosaura Garcia Zucollo, essa providência facilita o descarte de objetos fora de uso, que as pessoas acabam empilhando nos quintais ou descartando em lugares não permitidos, causando uma série transtornos para a cidade e à própria população.
Dessa forma, de acordo com a secretaria de Serviços e Meio Ambiente, o volume de resíduos retirados foi altamente positivo, principalmente porque, empilhado nas casas dos moradores ou atirados em terrenos, representa risco de aparecimento de insetos, ratos, animais peçonhentos e água parada, ambiente propício para o surgimento de larvas do mosquito Aedes Aegypty. Na segunda-feira 28, foi feita a operação rescaldo, com a remoção de objetos deixados pela população em algumas vias públicas depois da passagem das equipes.
O próximo Arrastão da Limpeza será no dia 30 de setembro, abrangendo os bairros do Centro e Cidade Nov