Quem circulou na manhã dessa quarta-feira, 18, pelo Parque Vicente Leporace, especialmente pela Avenida Abrahão Brickmann, pôde observar uma intensa movimentação de agentes de trânsito, da Polícia Militar, Detran, Guarda Civil Municipal, em torno de um veículo acidentado exposto numa das laterais. Era o lançamento pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Segurança e Cidadania, com as participações da Polícia Militar e Detran, da Campanha Nacional de Trânsito que seguirá com ações até o próximo dia 25, quando a data é comemorada nacionalmente.
Pelas duas pistas da Avenida, aqueles que chegavam ou saiam também eram abordados, recebendo de princípio orientações a respeito de cuidados básicos, respeito à sinalização, não dirigir conversando no celular e respeito aos limites de velocidade. Aos pedestres a atenção era maior, para que procurem utilizar as faixas a eles reservados, com o cuidado de observar sempre os dois sentidos da via para atravessar.
A escolha desse local para o lançamento teve as suas razões, por ser uma das vias de maior incidência de colisões e atropelamentos segundo estatísticas da Polícia Militar, informou a Secretaria de Segurança e Cidadania. Ao colocar um veículo acidentado, os organizadores procuraram chamar a atenção de condutores e pedestres. Mais o importante é a sensibilização das pessoas a terem prudência quanto ao volante e paciência e atenção na circulação de um lado para o outro.
Ao longo dos dias, as ações continuarão ocorrendo dentro da disponibilidade da Polícia Militar, Detran e das equipes de trânsito da Prefeitura, com abordagens pontuais nos principais cruzamentos de ruas e Avenidas. E para sábado, dia 21, a partir das 9 horas, uma grande concentração está programada para a Praça Nossa Senhora da Conceição, também com blitzes educativas e entrega de folhetos com orientação No Leporace os condutores receberam instruções também de não convergirem mais à esquerda para entrar na rodovia Cândido Portinari. Neste primeiro momento, em caráter educativo com a Polícia Militar que, num segundo instante, começará a fazer as autuações a quem desrespeitar a sinalização instalada.