Franca sediará durante dois dias desta semana, uma Oficina da Operação Estiagem, organizada regionalmente pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), com o apoio da Prefeitura e as equipes de Defesa Civil do município. O evento terá o primeiro dia de atividades, no Centro Universitário Uni-FACEF, nesta quarta-feira, 10, a partir das 8h30, com atividades teóricas e será finalizado no dia seguinte, 11, com demonstrações práticas no Corpo de Bombeiros, inclusive com a utilização dos equipamentos do kit recebido pela Prefeitura no ano passado.
Luiz Fernando Fernandes, inspetor da Guarda Civil Municipal, revelou que esse tipo de treinamento é realizado, anualmente, pelo Governo do Estado de São Paulo, por regiões, onde além de Franca, estarão participando representantes das 23 cidades, que formam a Região Administrativa. O objetivo é capacitar os agentes dos municípios, da Defesa Civil, Prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Ambiental, voluntário, para o enfrentamento de situações de queimadas.
No conteúdo, consta a aplicação do Plano de Contingência no período de estiagem e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (PAME), monitoramento da umidade relativa do ar (URA), acionamento de aeronaves, crimes ambientais relacionados a incêndios, técnicas de combate a incêndios, regras de segurança, deslocamento e a exposição de materiais básicos de combate a incêndios.
Durante os dois dias, os participantes vão atualizar práticas adotadas em situação de incêndios, particularmente, as pessoas que fazem parte das Comdecs (Comissões de Defesa Civil) e voluntários. Depois do primeiro dia de conteúdo teórico, participarão na quinta-feira, de ações práticas de Combate aos Incêndios, Operação Corta Fogo e outros temas pertinentes nas instalações do Corpo de Bombeiros.
A Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança, opera em conjunto com o restante da estrutura da Prefeitura e órgãos de segurança como Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Ambiental, Rodoviária, Civil e demais instituições públicas e privadas com suas equipes de brigadistas.