Com um balanço de 370 autuações ambientais, registradas no ano passado, a Guarda Civil Municipal segue realizando fiscalização por toda a cidade. O intuito é combater a destinação inadequada de resíduos industriais e de construções em locais impróprios. Outra infração é a colocação de fogo em matagais, prática proibida pela legislação.
Os dados preliminares de janeiro apontam para o registro de 21 autos de infração emitidos e que, a partir deste ano, serão encaminhados à JARIAMB (Junta Administrativa de Recursos de Infrações Ambientais), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, conforme estabelece o Código Ambiental.
De parte da Guarda, na medida que são constatadas as infrações o responsável deve realizar a remoção do que atirou indevidamente, seja em caçambas, áreas públicas ou particulares.
A Guarda Civil Municipal pode ser acionada 24 horas por dia, através dos telefones 153 ou 3724-1033. As denúncias podem ser anônimas, se possível com indicação de placas de veículos ou fotos que permitam identificar o infrator.