A Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), em trabalho integrado com o Departamento de Trânsito, unidade vinculada à secretaria de Segurança e Cidadania, acaba de instalar dois novos dispositivos para inibir o excesso de velocidade, entre a Avenida Abrão Bickmann e Avenida José Lopes Pereira, no Jardim Luiza. E a colocação desses dispositivos elevados, a partir de solicitação de moradores daquela região, foi feita após levantamento das condições técnicas, com vistorias prévias e após a instalação para verificação se atenderam aos requisitos básicos de segurança.
Nas últimas semanas novos dispositivos para inibir o excesso de velocidade foram colocados pontos estratégicos de passagem de pessoas, nas Avenidas Santa Cruz, adiante do Sesi, Avenida Alonso y Alonso, próximo a Casa do Diabético, nas imediações da Universidade de Franca e também no Distrito Industrial, na Avenida Tristão de Almeida. Em cada trecho contemplado com lombada ou lombofaixa, uma das primeiras providência dos responsáveis é reforçar a sinalização.
Tanto no asfalto, com a pintura ou repintura das faixas de pedestres, como vertical, com as placas advertindo para o limite máximo de velocidade e alertas sobre o dispositivo elevado, a segurança no trânsito começa por esses cuidados. Nas vistorias recentes feitas pelos técnicos, com acompanhamento dos responsáveis pelo trânsito, foi constatado que todos eles estão de acordo com as normas técnicas, onde o propósito é fazer com que pedestres e motoristas tenham maior segurança e seja reduzido os índices de acidentes.