Como parte das atividades do ‘Maio Amarelo’, campanha institucional de orientação e prevenção dos acidentes de trânsito, a Secretaria de Segurança iniciou na última semana, uma nova etapa de instalação dos temporizadores semafóricos, também conhecidos como contadores regressivos. Essa novidade passou a fazer parte do cotidiano viário da cidade no primeiro semestre do ano passado, depois de um estudo global feito pelas principais vias, onde os indicadores técnicos apontavam para a necessidade desses dispositivos, como forma de melhorar a orientação dos motoristas e aumentar a segurança no trânsito.
Nos dois últimos dias, foram instalados contadores regressivos em dois cruzamentos de vias importantes, um deles entre a rua Afonso Pena x Av. Presidente Vargas, no bairro Cidade Nova e outro entre a Avenida Ismael Alonso y Alonso x Rua Simão Caleiro, entre os bairros Cubatão e Vila Industrial. Com investimentos na ordem de R$ 104 mil nessa etapa, estão adquiridos e programados para serem instalados no decorrer do mês, outros 6 equipamentos, nos seguintes locais:
- Av. Ismael Alonso y Alonso x rua Saldanha Marinho
- Av. Ismael Alonso y Alonso x rua Arnulpho de Lima
- Av. Major Nicácio x Av. Eliza Verzola Gosuen
- Av. Major Nicácio x rua Floriano Peixoto
- Av. Major Nicácio x rua Major Duarte
- Rua Francisco Marques, no pontilhão da Vila São Sebastião.
De acordo com a Secretaria de Segurança, somente no ano passado, foram instalados 47 equipamentos digitais com a contagem regressiva, o que está ajudando na orientação dos motoristas e, especialmente, os pedestres em suas travessias. Com os dois novos dispositivos instalados, a cidade passa a contar com 49 temporizadores e com os demais previstos para os próximos dias, vai alcançar o número de 55 unidades.