Autoridades municipais de trânsito participaram no final de semana, de um ato simbólico de plantio de árvores no Parque dos Trabalhadores, sede da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, iniciativa organizada em função do Dia Mundial de Memória às Vítimas do Trânsito. A iniciativa está inserida como parte das ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, no qual Franca está integrada, voltado a refletir, conscientizar e contribuir para redução da violência e ocorrências com mortes e vítima de acidentes.
Desafio presente no País e no mundo, os esforços coletivos são para inverter essa tendência de crescimento dos acidentes e o dia 18 marcou o Dia Mundial de memória às Vítima, observou o secretário de Segurança e Cidadania do município, Carlos Alberto Gatti. Ele juntamente com o tenente Régis, da Polícia Militar, representantes do Detran e membros da Guarda Civil Municipal, participaram do ato de plantio de árvore no Parque e observaram a necessidade de todos se mobilizaram em torno dessa causa.
Além de estimular a reflexão o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito junto com as Prefeitura também busca mobilizar a sociedade como um todo. Para o secretário municipal de Segurança e Cidadania, é importante voltar o pensamento às vítimas e junto promover ações contínuas no sentido de manter as pessoas atentas e reduzir essas ocorrências. Dados do Estado mostram que entre janeiro e setembro deste ano houve 14040 fatalidades provocadas por acidentes, uma redução de 4,5% na comparação com o mesmo período de 2017.