Para encerrar as atividades da Campanha “Maio Amarelo”, alunos da EMEB 'Professora Rita de Cássia Calixto Xavier', no Jardim Pulicano, realizaram uma atividade prática na quadra da escola para testar os conhecimentos sobre trânsito apresentados em sala de aula.
Márcia Gatti, secretária de Educação, disse que enviou para as escolas o material sobre a Campanha “Maio Amarelo” para ser trabalhado em sala de aula. “Nos dois últimos anos, promovemos o 'Dia D' nas escolas e, em 2024, os professores trabalharam com as crianças para que se tornem adultos conscientes e sejam obedientes às leis de trânsito”, disse.
Aline Capel Oliveira, professora de educação física da escola, destacou a importância desta ação. “Foram feitas rodas de conversa sobre o que eles entendem por trânsito. Foram apresentadas todas as sinalizações, semáforos, faixas de pedestres, o direito e dever de cada um, como pedestre e motorista. É uma sementinha para que germine e dê frutos, fazendo com que levem o conhecimento para dentro de casa”, comentou a professora.
Mês de Conscientização no trânsito
O “Maio Amarelo” é o mês dedicado à conscientização para redução de acidentes de trânsito. O movimento internacional é marcado por ações que objetivam orientar a sociedade sobre o alto índice de mortes. A Secretaria de Segurança de Franca também realizou palestras em empresas e escolas, com o intuito de orientar sobre prevenção e cuidados no trânsito.
Reforço de sinalização
Pensando em tornar o trânsito cada vez mais seguro e assim, evitar acidentes, a Secretaria de Segurança também realiza, diariamente, o trabalho de reforço de sinalização de solo, instalação e substituição de placas e colocação de semáforos pela cidade.
Marcus Araújo, secretário de Segurança, disse que diariamente o trabalho de sinalização é feito em cerca de 30 ruas, através da instalação das placas e marcações no asfalto. “Em três anos, foram instaladas mais de 7 mil novas placas. Nos últimos dias, foram instalados dois conjuntos semafóricos, no cruzamento das ruas General Osório e José de Alencar, no Bairro Estação e avenida Paulo VI, cruzamento com a rua Maria Martins de Araújo, no Jardim Lima. Foram feitos estudos de fluxo de veículos no local e notamos a necessidade da instalação dos equipamentos para dar melhor fluidez no trânsito e segurança a motoristas e pedestres”, disse.