Conscientizar as pessoas sobre o respeito às leis do trânsito e diminuir os acidentes. Esses são alguns dos objetivos buscados pela Campanha Maio Amarelo, de amplitude nacional e que Franca está participando em conjunto com a Polícia Militar, preparando para o dia 11 de maio, na Praça Nossa Senhora da Conceição, a partir das 9 horas, um grande lançamento com atrativos especiais, presenças das Bandas Municipal, da Polícia Militar e também do Canil da PM, além da distribuição de materiais e abordagens dos motoristas.
O secretário de Segurança e Cidadania do município, Márcio Antônio dos Santos, explicou que essa iniciativa busca atrair pessoas de todos os pontos da cidade, daí a escolha em lançar o Maio Amarelo na praça central. ‘Nós precisamos chamar a atenção dos adultos para o respeito a legislação do trânsito, pois comprovadamente a maioria dos acidentes devem-se a falta de cuidado do condutor, muitas vezes em razão de infrações’.
Durante essa concentração na Praça Central da cidade, parte da rua Monsenhor Rosa deve ser fechada para abordagens dos condutores que receberão folhetos com orientações, pedindo que observem os limites de velocidade, não falem ao celular e jamais avancem o sinal quando estiver no vermelho. Outros atrativos culturais também serão organizados em frente a Concha Acústica, uma forma de atrair mais público e divulgar a campanha que seguirá com outras ações ao longo do mês.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Segurança e Cidadania, sempre em parceria com a Polícia Militar, em datas e horários que serão estipulados, serão feitas blitz em pontos estratégicos e de grandes fluxos de veículos, como na rotatória do Bairro São Joaquim, no pontilhão da Vila São Sebastião, rotatória da Avenida Champagnat, praça João Mendes na Av. Major Nicácio, dentre outros pontos.